130 likes | 215 Views
Assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Maria Tereza Serrano Barbosa Vice-Presidente do FOPROP Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO. Assimetrias entre regiões, entre instituições na própria região, nas mesorregiões, estados e entre áreas de conhecimento.
E N D
Assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação Maria Tereza Serrano Barbosa Vice-Presidente do FOPROP Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIRIO
Assimetrias entre regiões, entre instituições na própria região, nas mesorregiões, estados e entre áreas de conhecimento. Elas refletem as desigualdades sócio-econômicas e culturais do Brasil. As assimetrias regionais do SNPG vêm sendo combatidas por meio de políticas de incentivos e indução.
As maiores concentrações estão nas regiões metropolitanas e no litoral
Desejos do Cliente Descreva as necessidades e desejos do cliente Explique as exigências
A política vigente foi importante para consolidar a pós-graduação. O quadro atual requer uma articulação das diversas esferas governamentais. A expansão da Pós graduação deve estar em sintonia com a interiorização do ensino superior e com as vocações regionais.
Avanços no Sistema de C&T e conquistas na Inovação • Consolidação do Sistema de C,T&I com ampliação dos recursos • Interiorização do ensino e difusão técnico-científica , promovendo capacitações dispersas pelo território nacional • Setores tecnologicamente emergentes encontram amparo nas metrópoles com empresas regionais de base tecnológica (TICs, nano e biotecnologia, fármacos etc.) • Novos Centros de Pesquisa se desconcentram espacialmente
AS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS AGENDA BASICA para as Universidades • Ampliar o compromisso com a melhoria do ENSINO BÁSICO ( formar bons novos professores, atualizar os atuais) • Consolidar seu compromisso clássico com • a formação de RECURSOS HUMANOS • a pesquisa/extensão que enfrente NOSSOS PROBLEMAS e apóie a valorização de NOSSO POTENCIAL • o avanço da INOVAÇÃO nas nossas empresas e nosso pequenos empreendedores • Jamais esquecer do compromisso em manter sua AUTONOMIA (livre pensar para exercer a crítica, produzir pesquisa básica, gerar conhecimento novo)
O SNPG deve contribuir com o fortalecimento do Ensino Superior e da educação básica no Brasil e com a diminuição das desigualdades regionais
Desafio importante: LEITURA DAS MACRO DIFERENCIAÇÕES para aproveitar os vários potenciais FONTE: ESTUDO DO CGEE para o MPOG ( Módulo 2)
O grande desafio é como nos vemos século XXI. Qual o nosso projeto de Brasil....... . Então, agora é hora de dizer: temos meios, estamos em outro patamar, o que construímos de maneira distorcida no século XX, bem ou mal nos deu um novo patamar que permite pensar em poder fazer diferente no século XXI (Tania Bacelar)