70 likes | 168 Views
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA. Conceito: É o conjunto de princípios orientadores do planejamento de uma instituição de ensino. (MORETTO) Base Legal: - Lei 9.394/96 - LDB
E N D
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Conceito: É o conjunto de princípios orientadores do planejamento de uma instituição de ensino. (MORETTO) Base Legal: - Lei 9.394/96 - LDB Artigo 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I – elaborar e executar sua proposta pedagógica; II - ... - Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 1998 – 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental “Toda escola desenvolve uma proposta educativa... permite a realização de um trabalho escolar coletivo... ”. (p.85)
O PPP de uma escola é a estrutura de sustentação dela, a partir de sonhos, desejos, objetivos e prioridades eleitas pela comunidade escolar onde a escola está inserida. • (GADOTTI) • O PPP apoia–se: • No desenvolvimento de uma consciência crítica e cidadã; • No envolvimento da comunidade interna e externa à escola; • Na participação e na cooperação das várias esferas de poder e • Na autonomia, responsabilidade e criatividade como processo e produto do projeto. GESTÃODEMOCRÁTICA Pressupõem atitudes e métodos democráticos, justificados pela razão de ser da escola: FORMAR PARA CIDADANIA ATRAVÉS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
Obstáculos à gestão democrática: A nossa pouca experiência democrática; Visão tecnicista (só os técnicos são capazes de resolver); A estrutura vertical do sistema educacional (sem interdisciplinaridade) Uso do autoritarismo no sistema educacional e Lideranças educacionais burocráticas e corporativistas. Concepção do PPP: “Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro”. Procedimentos necessários à discussão do PPP: Resgate da memória da instituição; Caracterização do espaço (rede física, corpos docente e discente e etc.); Eleição e estudo dos fundamentos legais, teórico-filosóficos e metodológicos; Proposta curricular e Processo de avaliação (espaço de inclusão)
A implementação de um PPP, para organizar uma escola, deve observar os seguintes itens: Comunicação eficiente; Adesão voluntária e consciente; Bom suporte institucional e financeiro; Controle, acompanhamento e avaliação do projeto; Atmosfera favorável; Credibilidade das lideranças e Bom referencial teórico.
Inserção da Ed. Física no PPP • LDB → § 3º do Art. 26 → “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar.” • → Art. 27 → “Os conteúdos curriculares..observarão...as diretrizes: • IV – promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.
PCN “A Educação Física, dentro do que se propõe nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a área do conhecimento que introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, com a finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde. Para tanto, rompe com o tratamento tradicional dos conteúdos que favorece aos alunos que já têm aptidões, adotando como eixo estrutural da ação pedagógica o princípio da inclusão, apontando para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores e princípios democráticos. Nesse sentido, busca garantir a todos a possibilidade de usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginástica em benefício do exercício critico da cidadania”.