130 likes | 222 Views
Tema da aula: Gênero e Trabalho. Isso nos faz pensar. Porque, ainda que a mulher esteja em número maior do que os homens na população, ela compõe o menor número de empregados? Porque a mulher, ainda que tenha maior grau de instrução do que homens, tem ocupado posições inferiores?
E N D
Isso nos faz pensar... Porque, ainda que a mulher esteja em número maior do que os homens na população, ela compõe o menor número de empregados? Porque a mulher, ainda que tenha maior grau de instrução do que homens, tem ocupado posições inferiores? Porque a mulher tem recebido menos para exercer as mesmas funções que os homens? Será que essa questão pode ser respondida sociologicamente?
Como a Sociologia pode nos ajudar a compreender essa situação? • Divisão sexual do trabalho: • 1893 – A divisão sexual do trabalho nas sociedades tradicionais em “A Divisão do Trabalho Social” – E. Durkheim
Como a Sociologia pode no ajudar a compreender essa situação ? Conceito de identidade de Gênero. Desenvolvido pelos movimentos feministas (data?) numa tentativa de desnaturalizar as relações estabelecidas entre homens e mulheres. Podemos perceber que determinados comportamentos podem ou não ser adequados a uma pessoa dependendo se ela homem ou mulher. Isso nos sugere que alguns comportamentos não veem de nossa personalidade, mas são construídos e reforçados socialmente.
Identidade de gênero: o caráter social dos comportamentos ditos “de homens” ou “de mulheres”
Retomando as questões... O conceito de divisão sexual do trabalho nos auxilia a pensar como há uma distribuição diferenciada de homens e mulheres no mercado de trabalho, e que tal distribuição que a principio parece algo tão natural, na verdade é construída e reforçada socialmente. O conceito de gênero neste caso complementa o conceito de divisão sexual do trabalho, pois demonstra que a diferenciação de homens e mulheres ocorre a partir de caracterizações sociais que definem comportamentos e atitudes adequadas a cada sexo.
Observe nas fotos os aspectos que formam a “feminilidade” e a “masculinidade” e produza um texto refletindo sobre esses processos, procurando utilizar como referência a discussão em sala.
Bibliografia Heleieth Saffioti, (Socióloga aposentada da UNESP) - A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Editora Vozes, 1979. Cássia Maria Carloto (Assistente Social, professora do Departamento de Serviço Social da UEL, doutora em Serviço Social pela PUC-SP) - http://www.ssrevista.uel.br/c_v3n2_genero.htm Helena Hirata (Livre docente brasileira na Universidade de Versailles) e Danièle Kergoat (Socióloga francesa) - http://www.scielo.br/pdf/cp/v37n132/a0537132.pdf