190 likes | 400 Views
O FAZER DO BOM PROFESSOR. Alexandre Justo Ana Cristina Bruna Moreira Marcio Magalhães Marcos César. Práticas Ensino – Professora Yuk. Com base no livro “Bom professor e suas práticas“, com o método de observação a autora mostra diversas necessidades que um bom professor precisa ter.
E N D
Alexandre Justo Ana Cristina Bruna Moreira Marcio Magalhães Marcos César Práticas Ensino – Professora Yuk
Com base no livro “Bom professor e suas práticas“, com o método de observação a autora mostra diversas necessidades que um bom professor precisa ter. Presenciou 42 aulas com 21 professores, ou seja, assistiu duas aulas de cada professor. Estas aulas foram desde aulas em laboratórios, aulas de campo e quadras esportivas porém a grande maioria das aulas foram em sala ambiental comum. Relata que muitos dos professores não apresentaram nem um tipo de desconforto com sua presença, entretanto, dois professores relataram que ficaram intranqüilos com a observação.
PROCEDIMENTOS O método mais comum para as aulas é a exposição oral, o mais utilizado entre os professores. Porém o resultado de seu uso tem variabilidade, em relação ao desenvolvimento do currículo. Com aulas de laboratório e aulas de campo, os professores tinham o cuidado de fazer uma preleção inicial, davam instruções ao início da aula para depois, os alunos trabalharem, estas aulas foram as mais duradouras. O professor tende a ter preocupação em deixar o clima favorável no ambiente escolar e com a participação dos alunos. Ele tem grande importância na vida de seu alunos, pois se torna a principal fonte de informação sistematizada. Esta afirmação pode ser confirmada por eles mesmos já que a grande inspiração dos docentes em suas aulas parte de aspectos positivos que seus ex-professores apresentavam.
A observação deixou clara a visão que os alunos têm como expectativa do professor. Em geral os alunos esperam que o professor fale (aula), e eles estão incumbidos apenas de ouvir, e intervir com perguntas quando achar necessário. Este fato deixa claro que o aluno fica como ouvinte, por ser confortável a ele, principalmente quando o professor consegue aplicar aulas que não se tornam monótonas e cansativas para o aluno, criando assim um ritual escolar de professor orador (dando aula) e aluno ouvinte. A explicação provável para este fato é que a metodologia diferenciada não esta presente, sempre teve uma continuação de um “padrão” seguido por alunos e professores.
HABILIDADES Os Professores apresentaram diversas habilidades, algumas delas com grande incidência entre o grupo, foram divididas em trinta e nove evidencias. Que foram reunidas em categorias Grande parte dos professores apresenta uma habilidade que é muito importante, que esta relacionada à organização do contexto da aula. Deixam claro aos alunos o objetivo do estudo que será realizado, e que é necessário que o aluno saiba o motivo de sua aprendizagem. Esta habilidade esta muito ligada a decisão dos alunos, pois assim conseguem ter uma idéia do que podem estar realizando no futuro, desde o desempenho em vestibulares até suas carreiras profissionais.
Outro quesito muito importante para um bom professor é apresentar como o conhecimento foi adquirido. Os alunos ficam mais interessados quando os professores explicam como conseguiram obter esse conhecimento, principalmente quando está envolvido uma vivência. O mesmo interesse é observado quando o professor cria relações de seu conteúdo com outras matérias que são aplicadas aos alunos. Deixa claro que muitas vezes essas áreas estão interligadas direta ou indiretamente. Apresentada por alguns professores, a organização do contexto de aula, usando artifícios verbais para apontar as questões fundamentais dentro do contexto estudado. Mostram que há diversas maneiras de realizar atividades, porém, a que está sendo utilizada normalmente é a de maior importância.
A amostrar do roteiro de aula também foi utilizado por diversos professores, acreditam que ao realizar isso o aluno possa ter uma visão da aula, auxilia na compreensão lógica do conteúdo. Muitas vezes deixam referencias de materiais de consulta para os temas abordados, para que os alunos interessados e que queiram se aprofundar ao tema possam ter acesso a ele, esta atitude facilita o comportamento intelectual do aluno. Os professores tendem a tornar a aula com maior participação do aluno, para isso estão sujeitos a formular perguntas que incentivem essa participação. Bons professores tentam estabelecer um dialogo com o aluno. Eles sabem que o dialogo é a chave para uma aula participativa e criativa, que valoriza uma interação entre eles mesmos. O fato é que a interação dos alunos no aprendizado em sala de aula mostra o qual é o nível de atenção em classe. A utilização da indagação em sala de aula, facilita a participação do aluno coletivizando as questões na sala de aula.
Outra habilidade apresentada por alguns professores foi o fato de utilizar frases positivos frente as respostas dos alunos. Ex. Certíssimo... Ótimo... Vejam como vocês sabem. Com isso podemos afirmar que os professores tentam incentivar o aluno com estímulos verbais. Em uma visão geral podemos afirmar que, esta característica auxilia o aluno a interagir com a sociedade. O bom professor tenta passar de maneira fácil e clara a matéria que esta abordando, para melhorar a compreensão do aluno. Os alunos não interrompem a aula quando não estão “entendendo” a matéria em questão, cabe então ao professor a iniciativa de esclarecer conceitos de explicitar claramente suas falas. Para isso o bom professor deve ter total conhecimento da matéria que esta explicando. Podem assim criar exemplos com maior êxito de compreensão
Os professores tendem a utilizar recursos de ensino, lousas e giz, projetores de slides e etc; para facilitar a compreensão do aluno. Poucos professores apresentaram a habilidade de estimular a criatividade e a divergência, com a preocupação de instalar dúvidas entre os alunos. Por não apresentarem idéias divergentes ao do professor. Professores contemplam a capacidade de reflexão do aluno. Muito prezado por alunos e professores é o fator segurança ao esclarecer a matéria, qual é aplicado em sala de aula. São poucos os professores que admitem não saber que a concepção do aluno possa ser diferenciada da dele.
CONTEXTO Existem diversas maneiras de ensino – aprendizagem, como conversa com alunos fora da sala de aula, preparo das aulas, forma de convivência com os colegas. Outro aspecto muito importante é o prazer de aprender e a valorização do pensamento crítico. Deixando evidente a relação afetiva do professor com sua matéria Concluindo, estamos em estado de transição. Com desejo de encontrar formas alternativas e transformações das relações escolares e que o modo de prática dos professores é coerente com o modo de produção que acontece hoje em nossa sociedade. Apenas a reflexão pode nos dar a consciência necessária para mudança.
BIBLIOGRAFIA O Bom Professor e sua Prática Autor: Cunha, Maria Isabel – 18º edição Papirus editora