210 likes | 293 Views
Concurso Paulista de Criação Literária. Texto dos autores. Seleção dos professores. Inscrição. Seleção dos textos. Editar um livro. Como se faz um livro :. Técnica. Surgido na China e na Coréia , no segundo milênio antes de Cristo, o livro fabricado com folhas de palmeira,
E N D
Concurso Paulista de Criação Literária
Texto dos autores Seleção dos professores Inscrição Seleção dos textos Editar um livro
Como se faz um livro : Técnica
Surgido na China e na Coréia, no segundo milênio antes de Cristo, o livro fabricado com folhas de palmeira, tábuas de madeira polida, folhas de seda e papel também apareceu na Assíria e na Caldéia, como placas de argila. Só no Egito ele é escrito em papiro, em forma de rolo ou, depois, quadrado. Na Ásia Menor, na Grécia e depois no mundo romano, foi utilizado o pergaminho (pele de carneiro, de cabra ou bezerro) alvejado e polido.
Na época do imperador romano Augusto, teve-se a idéia de cortar o pergaminho em folhas, dobrá-las e cosê-las em cadernos, para dar ao livro ou códice o aspecto retangular que tem conservado desde então.
O trabalho longo e caro dos escribas começou a ser substituído por meios mecânicos, destacando-se nesse processo o xilógrafo Johann Gutemberg, que no início do século XV aperfeiçoou a tipografia, dando à imprensa um importante desenvolvimento. A partir de sua primeira Bíblia, com tiragem de 100 exemplares, a impressão se difundiu rapidamente pela Europa e pelo mundo.
A semente da esperança começa a crescer em nós quando refletimos sobre nossas VIVÊNCIAS. Olhar para o mundo e procurar entender os homens só é possível quando não temos medo dos SONHOS.
O que torna cada homem único é sua coragem de revelar SENTIMENTOS. Crescer é sonhar com o aparentemente impossível e, acreditar que pode ser real tudo o que foi nossa IMAGINAÇÃO.
Viver é ter a coragem diária de confrontar sonhos com REALIDADES. Fazer um mundo melhor se inicia com transformar em ações as idéias que foram simples DESEJOS.
Desabrochar é saber que todos os dias somos responsáveis por cultivarmos em nós as sementes da ESPERANÇA.
Nós Semeamos