120 likes | 275 Views
Título. ONDULATÓRIA – Extensivo Aulas 18 e 19. Professor. Edson Osni Ramos (Cebola). Disciplina. Física B. ONDA: é qualquer perturbação em um meio. Transmite energia sem propagar matéria.
E N D
Título ONDULATÓRIA – Extensivo Aulas 18 e 19 Professor Edson Osni Ramos (Cebola) Disciplina Física B
ONDA:é qualquer perturbação em um meio. Transmite energia sem propagar matéria. PULSO ONDULATÓRIO:é uma emissão breve e forte de energia. Uma seqüência periódica de pulsos constitui uma onda.
CLASSIFICAÇÃO: • Quanto à NATUREZA - Mecânicas - propagam-se apenas em meio material. Onda em corda Onda de mar Onda sonora (SONAR) - Eletromagnéticas - propagam-se em meio material e, também, no vácuo. Raio-X Luz Sinal de rádio
2. QUANTO À PROPAGAÇÃO - Unidimensionais - propagam-se em apenas uma direção. Onda em mola Onda em corda - Bidimensionais - propagam-se em apenas duas direções, ou seja, em um plano. Onda de mar (ou em um tanque de água) • Tridimensionais - propagam-se em • todas as direções e sentidos. Onda sonora Luz
3. QUANTO À VIBRAÇÃO • Longitudinais: a direção de propagação coincide com a de vibração. Exemplos: onda em mola e onda sonora. PROPAGAÇÃO VIBRAÇÃO • Transversais: a direção de propagação é perpendicular à de vibração. • Exemplo: onda em corda, luz, etc. PROPAGAÇÃO VIBRAÇÃO
FRENTE DE ONDA Chamamos de frente de onda ao conjunto de pontos que sofreram perturbações através de uma propagação ondulatória. De maneira mais simples, podemos dizer que é a fronteira entre a região do meio que já sofreu a perturbação e a região que ainda não sofreu. Dependendo da fonte emissora, a frente de onda pode ser uma linha, uma superfície ou, até mesmo, um ponto.
ELEMENTOS DA ONDA crista A e vale ou ventre A = amplitude da onda (está relacionada com a quantidade de energia transmitida através da onda ou do pulso ondulatório). = comprimento de onda (exprime o deslocamento da onda durante um intervalo de tempo correspondente a um período).
OBSERVAÇÃO Nas ondas longitudinais, o comprimento de onda é a distância entre os centros de duas compressões ou de duas rarefações sucessivas. Observe sua representação na figura ao lado, onde ondas longitudinais propagam-se em uma mola. LEMBRE-SE DE QUE: f (freqüência da onda) depende da fonte emissora; v (velocidade de propagação) depende do meio onde se transmite; (comprimento de onda) conseqüência.
EQUAÇÃO DA ONDA elongação da onda fase da onda
www.energia.com.br www.professor-cebola.blogspot.com