120 likes | 328 Views
PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO SUS: PNAN 10 ANOS. Política Nacional de Alimentação e Nutrição , A vanços, Perspectivas e Desafios. OBJETIVO.
E N D
PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO SUS: PNAN 10 ANOS Política Nacional de Alimentação e Nutrição, Avanços, Perspectivas e Desafios.
OBJETIVO Realizar a avaliação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN e propor diretrizes para a reformulação, considerando os dez anos de implementação no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
EIXOS TEMÁTICOS Determinantes e condicionantes socioeconômicos da situação de saúde e nutrição da população brasileira; Processo de implementação, avanços e desafios do conjunto das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Articulação intersetorial entre o Sistema Único de Saúde - SUS e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN; Contexto de transição epidemiológica, nutricional e demográfica, reformas institucionais do SUS, diretrizes do Pacto pela Saúde, fortalecimento da atenção básica com expansão da Estratégia saúde da família, implantação dos Núcleos de apoio à saúde da família, grau de institucionalização das áreas técnicas de alimentação e nutrição nas três esferas de gestão do SUS, implementação dos territórios integrados de assistência à saúde.
CRONOGRAMA Dia 25/02/2010 - Apresentação da proposta do Seminário na reunião do CES da Bahia e definição da Comissão Organizadora; Dia 01/03/2010 - sugestão de data para Reunião da Comissão para programar o Seminário Estadual. Dias 07 e 08/04/2010 – Proposta de data para realização do Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição no SUS da Bahia, local a ser definido pela comissão; Até 10/04/2010 – Realização dos eventos estaduais; Até 15/04/2010 – Pré-credenciamento de representantes estaduais; Até 23/04/2010 - Recebimento das propostas oriundas dos eventos estaduais; De 08 a 10/06/2010 – Realização da etapa nacional em Brasília.
PROCESSO ORGANIZATIVO(Roteiro para Organização dos Seminários Estaduais – Ofício circular N°07/SE/CNS/GM/MS) A comissão organizadora: orientação de que seja composta por membros do Conselho Estadual de Saúde, Área Técnica de Alimentação e Nutrição e CIAN. Sugerimos ainda o Centro Colaborador Nordeste II/UFBA/MS. A comissão organizadora é responsável pelas seguintes atividades: Organizar a infra-estrutura necessária a realização do evento; Convocar e publicizar o Seminário Estadual;; Disponibilizar o documento-base, que subsidiará as discussões do seminário.
Realizar as inscrições para o evento; Registrar em ata: a) Lista de presença dos participantes do seminário; b) Os representantes estaduais para a etapa nacional. Encaminhar para a coordenação nacional: a) A relação dos nomes dos representantes estaduais, conforme ficha de inscrição; b) Encaminhar as propostas para a comissão de relatoria nacional. PROCESSO ORGANIZATIVO(Roteiro para Organização dos Seminários Estaduais – Ofício circular N°07/SE/CNS/GM/MS)
PÚBLICO ALVO Conselheiros estaduais e municipais de saúde; Conselheiros estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); Entidades da sociedade civil; Entidades de trabalhadores de saúde; Membros do colegiado de gestão regional; Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Nordeste II/UFBA/MS;
PÚBLICO ALVO Entidades dos trabalhadores nutricionistas (Conselho Regional de Nutrição/5ªRegião, Associação e Sindicato de Nutricionista); Gestor estadual e municipal da Política de Alimentação e Nutrição (Área Estadual, Regional e Municipal de Alimentação e Nutrição, especialmente os municípios que recebem o Fundo de Alimentação e Nutrição/MS); Gestores Estaduais de Saúde (CONASS) (Vig. Sanitária, Vigilância Ambiental, Promoção da Saúde, Vigilância Epidemiológica, Coordenação Ciclos de Vida, Coordenação de Políticas da Igualdade, Coordenação de Rede Própria/Hospitalar);
PÚBLICO ALVO Gestores Municipais de Saúde (COSEMS); Especialistas em políticas públicas da saúde e alimentação e nutrição Outros: Universidades/ faculdades na área de nutrição); Conselho Estadual de Alimentação Escolar; Escola de Formação Técnica do SUS.
QUORUM MÍNIMO DA ETAPA ESTADUAL O Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição deve ter no mínimo 25 (vinte e cinco) participantes, distribuídos entre os segmentos de usuários, trabalhadores e gestores. Sugestão de 100 participantes da Bahia. O quorum mínimo qualifica o Estado para exercer o direito de encaminhar as propostas e indicar os representantes para a etapa nacional.
REPRESENTANTES DOS ESTADOS Cada Estado terá o direito de indicar 4 (quatro) representantes para participar da etapa nacional, eleitos entre os participantes do seminário estadual, para os quais serão custeadas as despesas de transporte, alojamento e alimentação. Para a escolha dos representantes estaduais orientamos a proceder conforme o descrito na Lei Federal nº 8142, de 28/12/90 e da Resolução CNS Nº 333, de 04/11/2003, que define os segmentos representativos que configuram a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde. A participação dos usuários deve ser paritária em relação aos outros segmentos.
INFORMAÇÕES Conselho Estadual de Saúde - Ba E-mail: elisabete@saude.ba.gov.br sesab.ces@saude.ba.gov.br Fone: (71) 3115-4318 Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SESAB (ATAN) Sônia Costa, Cláudia Montal, Maiza Brito e Silvana D’Innocenzo E-mail: atansesab@gmail.com Fone: (71) 3115-4382 / 4284 Fax: (71) 3115-4203