1 / 112

_____ATENDIMENTO_____

_____ATENDIMENTO_____. LEI N. 8.078/90 Código de Defesa do Consumidor.

kort
Download Presentation

_____ATENDIMENTO_____

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. _____ATENDIMENTO_____

  2. LEIN.8.078/90Código de Defesa do Consumidor Art. 6 - O Consumidor tem como Direito, a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificações correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.

  3. Art. 14 – O Fornecedor de Serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas.

  4. Art. 23 – A Ignorância do Fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não exime de responsabilidade.

  5. Art. 31 – A Oferta e Apresentação de Produtos ou Serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem. Bem como, sobre os riscos e segurança dos consumidores.

  6. Fazendo COBRANÇAS Art. 42 – Na Cobrança de Débitos o Consumidor Inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

  7. CONTRATOS Art. 49 – O Consumidor pode exercitar o direito de Arrependimento por assinar contratos. Prazo = 7 dias Dinheiro = Reembolso Imediato.

  8. Art. 54 – As Cláusulas que implicarem limitação de direito do consumidor deverão ser redigidas com destaque, permitindo sua imediata e fácil compreensão.

  9. PENALIDADE Art. 66 – Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre os produtos ou serviços prestados. (3 meses a 1 ano de detenção, além da multa)

  10. SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR Art. 105 – Integram o Sistema – SNDC, os órgãos Federais, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais e as Entidades Privadas.

  11. MARKETING

  12. MARKETING... É a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (kotler e Armstrong, 1999) É o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio). Não é limitado aos bens de consumo. É amplamente usado para “vender” idéias e programas sociais.

  13. MA R KET I NGEM EMPRESAS DE SERVIÇOS

  14. CONCORRÊNCIA ERAM OS BANCOS DA CIDADE. HOJE O MUNDO É CONCORRENTE. TÉCNOLOGIA ERA ACESSO DE POUCOS HOJE O ACESSO É PARA TODOS OU MAIORIA. MARKETINGNAS EMPRESAS

  15. Se eu tenho Informação de mercado e sou Estrategista...ISSO BASTA?

  16. É PRECISO SABER ANALISAR O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR MARKETINGDERELACIONAMENTO 1983 com Berry – Literatura Serviços É um processo contínuo de conhecimento e comunicação com os clientes. Com o objetivo de lucros e garantia da lealdade a longo prazo.

  17. CRM COSTUMERRELATIONSHIPMANAGEMENT • Processo contínuo de evolução, de conhecimento e de comunicação com os clientes.

  18. DEFINIÇÃO DE CLIENTE CLIENTE É QUALQUER UM QUE RECEBE OU É AFETADO PELO PRODUTO OU PROCESSO. OS CLIENTES PODEM SER: • INTERNOS= Colaboradores da empresa vendedora. • EXTERNOS = Cliente que compram o produto.

  19. MARKETING DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE - CRM Um dos maiores desafios atualmente no mercado! Para a realização de bons negócios é a busca de bom relacionamento entre a empresa e o cliente. A palavra-chave do bom RELACIONAMENTO chama-se ATENDIMENTO.

  20. OClientequer se sentir muito importante na vida da empresa! Um bom relacionamento só se constrói com base em uma gama de bons serviços ao cliente. Mas afinal, O que é um bom Serviço? É aquele que vai ao encontro ou além das expectativas.

  21. O SERVIÇO AO CLIENTE O QUE É UM SERVIÇO? “É O TRABALHO DESEMPENHADO POR ALGUÉM” No Marketing, o serviço é o conjunto das “prestações” que o cliente espera além do produto ou do serviço de base, em função do preço, da imagem, e da reputação presente. Sua produção pode ou não estar vinculada a um produto físico.

  22. DEFINIÇÃO DO SERVIÇO AO CLIENTE “Um processo que acontece entre um comprador, um vendedor e um terceiro, cujo objetivo é proporcionar benefícios significativos em termos de valor agregado à cadeia de suprimento a um custo compensador”.

  23. DESEMPENHO DO SERVIÇO AO CLIENTE Baseia-se nas necessidades dos clientes. Pode resultar em aumento das vendas e, por conseguinte deMARKET SHARE. Do contrário, também é verdadeiro.

  24. MARKET SHARE = Fatia de Mercado

  25. SERVIÇO X PERCEPÇÃO DO CLIENTE PERCEPÇÃO É A REALIDADE SENTIDA OU REALIDADE PERCEBIDA. CADA PESSOA TEM A SUA PERCEPÇÃO... PODENDO SER: • POSITIVA • NEGATIVA

  26. Há três atividades que contribuem para que se evitem falhas nos serviços: 1º Propiciar a liderança do Serviço = Desenvolver processos de prestação muito bem organizado, capazes de gerar nas pessoas uma percepção de qualidade sem similar. 2º Testar e Retestar os serviços = buscando identificar quaisquer gargalos. 3º Alimentar uma infra-estrutura organizacional para o serviço sem erros.

  27. SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTE São fundamentais as relações com os clientes, pois a interação do pós venda é a parte mais importante do aftermarketing. Uma empresa que pretende continuar vendendo, precisa saber manter o cliente para o resto da vida. Tão importante conquistar um novo cliente é conseguir manter o antigo!

  28. AFTERMARKETING NA VENDA No exato instante em que a empresa começa a prestar um serviço ao seu cliente, sobretudo quando o cliente está comprando ou já comprou, inicia-se o Aftermarketing. AFTERMARKETING = fortalecimento do relacionamento pós venda. Mimar o cliente! Além do Aftermarketing, é preciso buscar desempenho dos funcionários para um bom atendimento. Só será possível através do Endomarketing.

  29. 2º Encontro com Francisco Beltrão.

  30. O Grande Desafio é:Como Fazer Marketing através dos serviços ao cliente?

  31. Dividiremos em 4 partes: Markentig Serviços- Análise- Adaptação- Ativação - Avaliação

  32. Pesquisa de Mercado – Levantar expectativas dos clientes; Dimensionamento de Mercado – Potencial de Demanda; Segmentação de Mercado – Moldar um segmento de mercado pelo agrupamento de serviço ao cliente. Ex: Seguro Pet; Concorrência – Eleger o principal concorrente e investigar as forças e fraquezas (Benchmarking) 1 – ANÁLISE:Para identificação de oportunidades para os meus produtos ou serviços no mercado. Precisarei:

  33. A ADAPTAÇÃO DO MEU PRODUTO...refere-se ao design, marca, embalagem, preço e assistência ao cliente.Perceba as reações do seu Cliente...“É o melhor Termômetro”

  34. Entendendo melhor a ADAPTAÇÃO: • Marca e Posicionamento do Produto – Lançado para atender uma necessidade e acaba por atender outras. Reposicionamento com valor agregado.

  35. Da ADAPTAÇÃO... * CICLO DE VIDA DO PRODUTO • Está no auge e em outro momento em declínio. • Volta reciclado

  36. Da ADAPTAÇÃO... • CARTEIRA DE PRODUTOS E SERVIÇOS • MIX DE PRODUTOS E SERVIÇOS

  37. Da ADAPTAÇÃO... • INTANGIBILIDADE DO PRODUTO OU SERVIÇO – SÃO OS PRODUTOS DE BANCO. SÃO MAIS EMOCIONAIS QUE RACIONAIS.

  38. Da ADAPTAÇÃO... • EMBALAGENS E PREÇOS -Podem ser percebidas pelos cliente negativamente ou positivamente.

  39. Da ADAPTAÇÃO... • SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA AO CLIENTE Uma reclamação ouvida e atendida, custa menos e não tem efeitos colaterais que denigram sua imagem ou da empresa.

  40. Da ATIVAÇÃO DO MEU PRODUTO... • DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA – atender e entregar no prazo certo. • VENDA PESSOAL – estar sempre em contato com o cliente.

  41. Da ATIVAÇÃO... • PROPAGANDA – melhor são as recomendações boca a boca de um cliente satisfeito. • RELAÇÕES PÚBLICAS E PROMOÇÃO DE VENDAS – melhor momento para resolver pendências e realizar vendas é na área de atendimento.

  42. AVALIAÇÃO DO MEU PRODUTO OU SERVIÇO... ASSIM PODEMOS DESCOBRIR AS INSATISFAÇÕES DOS CLIENTES, IDENTIFICAR AS CAUSAS E CORRIGÍ-LAS. • O CLIENTE ESTÁ SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR; • QUALIDADE DO ATENDIMENTO ACIMA DAS METAS; • METAS COMUNS NA EQUIPE DE TRABALHO.

  43. COMO LIDAR COM A CONCORRÊNCIA Porter, identificou algumas forças que determinam atratividade do mercado baseado em possíveis ameaças, são elas: • AMEAÇA DA RIVALIDADE INTENSA DO SEGMENTO • AMEAÇA DE NOVOS CONCORRENTES • AMEAÇAS DE PRODUTOS SUBSTITUTOS • AMEAÇA DO PODER DE BARGANHA CADA VEZ MAIOR POR PARTE DOS COMPRADORES • AMEAÇA DO PODER DE BARGANHA CADA VEZ MAIOR POR PARTE DOS FORNECEDORES.

  44. QUAL A SAÍDA??? Buscar compradores que possuam uma menor capacidade de negociação.

  45. IDENTIFICAÇÃO DOS CONCORRENTES Em função do mercado globalizado e também do uso da tecnologia, fica cada vez mais difícil prever quem poderá ser o próximo concorrente.

  46. CONCEITO SETORIAL DA CONCORRÊNCIA • CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA: Segmentos onde podem atender as exigências dos clientes de modo superior. Ex: São de Beleza. • CONCORRÊNCIA PURA: Não existe diferenciação de preços, nenhum concorrente investe em propaganda a não ser que isto cause um diferencial psicológico. Ex: cigarro, cerveja.

  47. ANÁLISE DOS CONCORRENTES Antes de iniciarmos uma análise estratégica para saber onde queremos chegar, devemos analisar as barreiras que podem impedir nosso plano de funcionar. • OBJETIVOS:Uma vez identificado os principais concorrentes devemos saber: • O que eles estão buscando no mercado • O tamanho da organização • Situação Financeira • Planos de Expansão

  48. CONCORRÊNCIA...

  49. ANÁLISE DOS CONCORRENTES • FORÇAS E FRAQUEZAS DOS CONCORRENTES: • DOMINANTE:Domina os concorrentes e possui vários tipos de estratégias. • FORTE:Tem força para reverter um ataque da concorrência. • FAVORÁVEL:Possui força e oportunidades acima da média para melhorar sua posição. • SUSTENTÁVEL:Desempenha um papel suficiente para garantir sua posição no mercado. • FRACA:Melhorar ou sair do mercado. • INEVITÁVEL: Desempenho insatisfatório e sem chances de melhorar.

More Related