1 / 10

INTRODUÇÃO A escolha do tema; As turmas escolhidas; O objetivo geral da proposta:

A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS Viviane Paiva dos Santos - UEPB Josandra Araújo Barreto de Melo - UEPB. INTRODUÇÃO A escolha do tema; As turmas escolhidas; O objetivo geral da proposta:

krikor
Download Presentation

INTRODUÇÃO A escolha do tema; As turmas escolhidas; O objetivo geral da proposta:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS Viviane Paiva dos Santos - UEPB Josandra Araújo Barreto de Melo - UEPB

  2. INTRODUÇÃO • A escolha do tema; • As turmas escolhidas; • O objetivo geral da proposta: • Propor a utilização do uso de fotografias como um diferencial no ensino, buscando criar situações em que o aluno sinta-se atraído pelas propostas curriculares e seguro para expor suas impressões sobre os temas/assuntos da Geografia.

  3. METODOLOGIA Baseando-se na ideia de que os alunos já possuem um conhecimento prévio acerca das mudanças ocorridas no espaço geográfico a sua volta, procurou-se construir uma abordagem socioconstrutivista de ensino-aprendizagem, fundamentada na fenomenologia, pois através da fotografia os alunos veem e compreendem seu espaço, de acordo com sua percepção conseguindo, assim, desenvolver as atividades propostas.

  4. ETAPAS E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO Após duas aulas expositivas sobre o tema “A Urbanização Brasileira”, na aula seguinte o projeto foi apresentado aos alunos, foi solicitado que eles fotografassem o processo de urbanização do seu bairro e através de pesquisas e buscas na internet ou em acervos municipais e/ou particulares procurar por fotografias antigas e depois tentar fotografar o mesmo lugar, para que assim fosse possível fazer a relação entre o antes e o depois, e observar como o espaço urbano mudou com o passar dos anos.

  5. Na data marcada começou-se as apresentações. A partir das fotografias foi possível discutir outros assuntos além de urbanização, pois os alunos tinham um olhar especial pelas paisagens que eles tinham captados através da fotografia. Figura 1: Apresentação das fotografias pelos alunos. Fonte: Paiva, Viviane. Abril - 2013.

  6. Após todas as apresentações para continuidade das atividades, foi solicitado que juntos construíssemos murais usando as fotografias tiradas por eles, e outra parte da turma ficou responsável por produzir vídeos usando as fotografias e os textos produzidos por eles. Figura 2: Apresentação do vídeo, utilizando as fotografias e os textos. Fonte: Paiva, Viviane. Maio – 2013. Figura 3: Alunos construindo um mural com as fotografias. Fonte: Paiva, Viviane. Maio – 2013.

  7. Okuyama (2011, p.16): Com essas experiências podemos perceber como as imagens são meios riquíssimos e dinâmicos de problematizar a realidade e o que nos é dado como real, [...] a saída a campo para a simples captação de fotografias pode ser uma experiência de grande magnitude no aprendizado sociológico e na tão discutida formação da consciência crítica do jovem, além, é claro, da necessidade de se trabalhar a problemática do mundo visual em sala de aula, desconstruindo velhos paradigmas limitados e que não cabem mais na realidade vivida pelos jovens nos dias atuais.

  8. Durante todas as atividade foi possível notar o empenho e a dedicação dos alunos, para realizar as atividades, o interesse em descobrir como ocorreu todo o crescimento urbano do seu bairro ou da sua cidade motivou os alunos a realizarem as atividades com êxito. Sobre as atividades uma das alunas colocou: “Eu gostei muito da atividade, pois nasci em São Sebastião de Lagoa de Roça, e nunca havia me interessado em conhecer a história da minha cidade e com este projeto eu tive oportunidade de conhecer a história, e diversas outras coisas inclusive as mudanças que aconteceram no decorrer dos anos”. (Aluna X, 3º “C”).

  9. CONSIDERAÇÕES FINAIS O trabalho obteve resultados positivos, foi possível observar uma melhora real na participação e no interesse dos alunos pelas aulas, assim como uma notável melhora no aprendizado. Desde os primórdios da educação as aulas de Geografia costumam ser vistas como aulas enfadonhas e cansativas, mas com esforço e dedicação é possível chamar a atenção e cativar o aluno para o conteúdo possibilitando uma maior assimilação e compreensão. Cabe ao professor, direcionar o olhar para ampliar a aprendizagem significativa através de novas experiências. AGRADECIMENTOS As autoras agradecem o apoio concedido, mediante bolsas, efetuado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.

  10. REFERÊNCIAS BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Ministério da Educação. 2001. CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o Mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.  CARLOS, A. F. A. “O sentido da cidade: as possibilidades da análise geográfica” In: Sposito, M. E. (org.) Urbanização & Cidades: perspectivas Geográficas. GASPERR/UNESP, Presidente Prudente, 2001.  FURTADO, I. O. O aluno fotógrafo: a reconstrução de conceitos sobre a cidade através dos diferentes olhares. Trabalho publicado nos anais do XX ANPED Sul, 2012. FURTADO, I. O. & PINTO, C. L. L. Fotografando a cidade, conhecendo a geografia: a leitura da paisagem local através da fotografia. In: XII ENPOS, anais do evento. 2010. OKUYAMA. L. C. M. A Imagem na Educação. In: II Seminário de Estágio da Licenciatura em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina, anais do evento. 2011. PASSINI, E. Y.; PASSINI, R.; MALYSZ, S. T. (Org.). Práticas de ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.  PIMENTA, S. G. et al. Estágio e Docência. São Paulo: Editora Cortez. Ed. 6ª. 2011. RODRIGUES, A. M. “Direito à Cidade e o Estatuto da Cidade” In: Revista Cidades, v.2 nº. 3, 2005, p.89 -110. SCHÄFFER, N. O. Ler a paisagem, o mapa, o livro... Escrever nas linguagens da geografia. In: NEVES, I. C. B. et. al. (org.). Ler eescrever. Compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS. 2000. SELBACH, Simone. (Supervisão geral). Geografia e Didática. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010. SOUZA, M. L. Mudar a Cidade: uma introdução crítica ao planejamento e a gestão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2001. VIERIA, C. E. & GOMES DE SÁ, M. Recursos didáticos: do quadro-negro ao projetor, o que muda? In: PASSINI, E.Y.; PASSINI, R. & MALYSZ, S. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto 2007. p. 101-116.

More Related