490 likes | 583 Views
KNH, RF, CV e UNESCO. Franciele , Jorge, Larissa, Leonardo e Rubens. ESAG/UDESC – 6º Termo Administração Pública III. Red Cross. Cruz Vermelha.
E N D
KNH, RF, CV e UNESCO Franciele, Jorge, Larissa, Leonardo e Rubens ESAG/UDESC – 6º Termo AdministraçãoPública III
Cruz Vermelha Também chamada de Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é um movimento internacional humanitário com aproximadamente 97 milhões de voluntários mundialmente.
Cruz Vermelha Objetivo principal: Proteger a vida e a saúde humana, e prevenir e aliviar sofrimento humano, sem discriminação baseado em nacionalidade, raça, sexo, religião, classe social ou opiniões políticas.
Cruz Vermelha • Princípios: • Humanidade • Imparcialidade • Neutralidade • Independência • Serviço voluntário • União • Universalidade
Cruz Vermelha • Missão: atuar como uma organização imparcial, neutra e independente, e proteger a vida e a dignidade das vítimas de conflitos armados internos e externos.
Cruz Vermelha • O Movimento da Cruz Vermelha é composto por três partes distintas: • Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV): instituição humanitária fundado em 1863 em Genebra, Suíça, por Jean Henri Dunant. Seu comitê de 25 membros possui uma autoridade única sob a lei internacional humanitária para proteger a vida e a dignidade de vítimas de conflitos internacionais e internos.
Cruz Vermelha • Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FIRC): coordena as atividades entre as 186 sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho dentro do movimento. A Federação lidera e organiza, em cooperação com as Sociedades Nacionais, missões de assistência para emergências de grande escala. A FIRC está sediada em Genebra, Suíça.
Cruz Vermelha • Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho: existem em quase todos os países do mundo. Cada entidade trabalha em seu país de origem de acordo com os princípios da lei internacional humanitária e dos estatutos do Movimento internacional.
KNH QuemSomos? A Kindernothilfe - KNH - é uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente.
KNH Objetivos Seu objetivo é melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes que vivem nos países mais pobres do mundo. E participar da construção de um mundo, no qual crianças e adolescentes têm a oportunidade de viver uma vida com dignidade, explorar seus potenciaise, juntos com suas famílias e comunidades, ser sujeitos da sua evolução e história.
KNH Princípios A participação e o apoio ao desenvolvimento autogerido,bem como a defesa dos direitos da criança e do adolescente, são princípios importantes da nossa atuação. Quem trata a criança apenas como vítima ou beneficiária de ajuda, faz dela um menor, desconsiderando sua personalidade e responsabilidade própria. Para a KNH, a criança e o adolescente são sujeitos do seu futuro, por isto, promove a sua participação ativa nas decisões tomadas em projetos e programas.
KNH A KNH apóia mais de 568.000 crianças e adolescentes em 28 países situados na África, América Latina, Ásia, e no Leste europeu. A ajuda dá-se, principalmente, através do apadrinhamento de crianças. Desta forma, elas recebem acompanhamento até chegarem à maioridade. Alicerçada na fé cristã, a KNH coopera com igrejas, parceiros, redes e doadores. Com sua vasta gama de programas - creches e maternais, ou abrigos para meninos e meninas em situação de rua e projetos comunitários, a KNH quer surtir amplos efeitos.
KNH PARCEIROS E RECURSOS FINANCEIROS A KNH coopera com parceiros que in loco atuam a partir de uma base cristã, têm abertura ecumênica e lutam pelos direitos da criança e do adolescente em nível nacional além dos seus projetos específicos. Noventa por cento das verbas da KNH provêm de doações. A maior parte das doações é arrecadada através do programa de apadrinhamento, através do qual os padrinhos apóiam as crianças a longo prazo. Além disto, a KNH recebe subvenções do Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, da União Européia, bem como subsídios das igrejas e multas administrativas, convertidas em doações pelos tribunais.
KNH Desde 1992, a KNH é certificada pelo Instituto Central de Questões Sociais da Alemanha (DZI), tendo recebido, anualmente, o selo de entidade transparente. O selo é concedido àquelas entidades de apoio e fomento que comprovam, pela forma de utilização das doações, sua seriedade, transparência e responsabilidade.
KNH Brasil O início do trabalho da Kindernothilfe no Brasil remonta ao ano de 1971, quando, frente aos difíceis anos do regime militar, as igrejas buscavam abrandar a pobreza e a miséria através do apoio a projetos sociais. Apoiar creches e orfanatos mantidos por igrejas, durante décadas foi a estratégia principal do empenho da Kindernothilfe para que crianças em situação de pobreza ou extrema pobreza pudessem almejar uma outra perspectiva de vida.
KNH Brasil Nos anos 90, sob o choque de chacinas de crianças em situação de rua, foram agregados projetos voltados para o trabalho com crianças nesta condição de vida, principalmente, centros de defesa e de integração. Nesse período também surgiram outras iniciativas,em parte iniciadas pelos país, tendo como objetivo central a inclusão e reabilitação de crianças com deficiência.
KNH Brasil A Kindernothilfeacompanha os projetos e entidades por ela apoiados através de três escritórios regionais: no Recife, em Belo Horizonte e em Porto Alegre. As equipes da ‘Kindernothilfe Brasil' são formadas por profissionais brasileiros que assessoram e atendem o trabalho das entidades e dos mantenedores dos projetos in loco.
KNH Brasil Suas PRIORIDADES são: projetos de bairros, de cultura, de música e creches em favelas; iniciativas que se empenham no trabalho com crianças em situação de rua, no apoio a crianças com deficiências, assim como, no apoio a crianças que se tornaram vítimas de abuso, violência e exploração; programas e projetos para a superação de extrema pobreza no campo e projetos que oportunizam o acesso a fontes de rendas alternativas para mulheres e meninas, sendo que esta linha de programa está tendo um peso cada vez maior nos últimos anos.
KNH Brasil A KNH-Brasil continua lutando com grande empenho, junto com outras organizações brasileiras e suas redes correspondentes pela implementação dos direitos da criança e do adolescente e concomitantemente apóia iniciativas, através das quais crianças e adolescentes possam ganhar voz na sociedade e frente ao poder público.
Atuação no Mundo ÁSIA ÁFRICA
Atuação no Mundo AMÉRICA LATINA E CARIBE EUROPA DO LESTE
The Rockefeller FoundationOrigem • Várias fundações surgiram no início século XX; • Por questões religiosas, econômicas, pessoais ou políticas, foi criada em 14 de maio de 1913; • Fusão de todas as instituições da família Rockefeller (médica, educacional e sanitária)
The Rockefeller FoundationMissão • Define sua missão como sendo a de promover, no exterior, o estímulo à saúde pública, o ensino, a pesquisa e a filantropia. É caracterizada como associação beneficente e não-governamental, que utiliza recursos próprios para realizar suas ações em vários países do mundo, principalmente os subdesenvolvidos.
The Rockefeller FoundationComo atuam • Visam projetos que atuem de forma que integre as esferas política, financeira, social e ambiental. • Trabalham com parceiros para ajudar em seus projetos, dando apoio e criando um ambiente propício para suas atividades (ex: Ásia e o programa habitacional).
The Rockefeller FoundationAtuação no Brasil • Chegou no Brasil em 1915, com o foco na saúde; • Se adaptou suas atividades às situações históricas, culturais e sanitárias do Brasil (centralizador); • Trabalhou em parceria com médicos e sanitaristas da época em sintonia com os governos
The Rockefeller FoundationAtuação no Brasil • Criação de Escolas de Saúde Pública • Bolsas de estudos para pesquisadores • Em 1950 se retira de suas atividades
UNESCO No queacredita? A UNESCO trabalha para criar as condições para o diálogo entre as civilizações, culturas e povos, baseado no respeito pelos valores partilhados. É através desse diálogo que o mundo pode alcançar visões globais de desenvolvimento sustentável com a observância dos direitos humanos, respeito mútuo e o combate à pobreza.
UNESCO QuaisosObjetivos? A meta geral e os objetivos concretos da comunidade internacional - tal como previsto nas metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente, incluindo o de Desenvolvimento do Milênio (ODM) - refletem-se também nas estratégias de todas as atividades da UNESCO, utilizando suas especialidades (ECCC) de modo a acelerar este processo.
UNESCO (PE/MP/08-13)Qual a suaMissão? Como uma agência especializada das Nações Unidas, a UNESCO contribui para a construção da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural através da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação. Dois objetivos específicos: • África • Igualdade de Gênero
UNESCO Qual a suaMissão? Além destas, a UNESCO também objetiva: 1) Atingir o ensino de qualidade para todos e ao longo da vida;2) Mobilizar o conhecimento das ciências e da política de desenvolvimento sustentável;3) Enfrentar novos desafios sociais e éticos;4) Promover a diversidade cultural, diálogo intercultural e uma cultura de paz;5)Construir sociedades do conhecimento inclusivas, através da informação e comunicação
UNESCO Como Trabalha? A UNESCO desenvolve suas atividades através de programas alinhados estrategicamente com a sua Missão. São estes: 1) Fortalecimento da liderança mundial da UNESCO e papel de coordenação e apoio EFApara a liderança nacional em favor da EFA; 2) Desenvolver políticas, competências e ferramentas para educação de qualidade para todos e ao longo da vida bem como promover a educação para o desenvolvimento sustentável.
UNESCO Como Trabalha? 3) Alavancar a produção de conhecimento científico para o benefício do meio ambiente e a gestão dos recursos naturais; 4) Promoção de políticas e desenvolvimento de capacidades em ciência, tecnologia e inovação. 5)Contribuir para a preservação e mitigação de catástrofes. 6) Promover os princípios, práticas e normas éticas relevantes ao desenvolvimento cientifico e tecnológico.
UNESCO Como Trabalha? 7) Aprimorar a ligação entre as práticas de pesquisa social e as transformaçõessociais. 8) Fomentar a pesquisasobre as novas formas de ética e questõessociais. 9) Fortalecer a contribuiçãodaculturapara o desenvolvimentosustentável.
UNESCO Como Trabalha? 10) Demonstrar a importância do intercâmbioe do diálogo entre as culturas para a coesão social e a reconciliação a fim de desenvolver uma cultura de paz 11) Proteção, sustentabilidade e fortalecimento do patrimônio cultural 12) Fortalecer o acesso universal ao conhecimento e à informação.
UNESCO Como Trabalha? 13) Fomentar os meio de comunicação social pluralistas, livres e independentes e a infraestrutura da informação 14) Suporte para países, através das infraestruturas da UNESCO, para países em situação de pós-conflito e pós-disastre. US$ 653.000.000,00
UNESCO E no Brasil? • Temas Transversais: • A. PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ENTRE OS JOVENS, • B. EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL • C. COMBATE À DISCRIMINAÇÃO RACIAL • D. PROMOÇÃO DE SÍTIOS DE VALOR EXCEPCIONAL
UNESCO E no Brasil? • Educação: • Objetivo Estratégico 1: Apoiar os Esforços Nacionais no Sentido de Atingir os Objetivos da EPT quanto ao Acesso Universal e Qualidade da Educação. • Objetivo Estratégico 2: Contribuir para a Geração de Conhecimento na Educação. • Objetivo Estratégico 3: Prestar cooperação técnica para o fortalecimento das políticas e práticas educacionais.
UNESCO E no Brasil? • Ciências Naturais: • Objetivo Estratégico 1: Promover a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos. • Objetivo Estratégico 2: Promover a Proteção, a Conservação e o Uso Sustentável da Diversidade Biológica. • Objetivo Estratégico 3: Apoiar a Construção de Competências em Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.
UNESCO E no Brasil? • Ciências Humanas e Sociais: • Objetivo Estratégico 1: Promover a Inclusão Social, a Redução da Pobreza e a Luta contra a Desigualdade Social. • Objetivo Estratégico 2: Promover os Direitos Humanos e a Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial. • Objetivo Estratégico 3: Reforçar os Princípios Éticos na Ciência e Promover a Filosofia.
UNESCO E no Brasil? • Cultura: • Objetivo Estratégico 1: Promover a Incorporação dos Instrumentos Legais da UNESCO nas Políticas Culturais. • Objetivo Estratégico 2: Intensificar a Relação entre Cultura e Desenvolvimento, por meio da Capacitação e do Compartilhamento de Conhecimentos. • Objetivo Estratégico 3: Salvaguardar os direitos culturais e incentivar o diálogo entre culturas e civilizações
UNESCO E no Brasil? • Comunicação e Informação: • Objetivo Estratégico 1: Fortalecer a Mídia Democrática por meio do Acesso a Informações Diversificadas e de Qualidade. • Objetivo Estratégico 2: Promover o Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. • Objetivo Estratégico 3: Informação e Conhecimento para o Desenvolvimento Social.