1 / 13

Planejamento - O que se espera obter

Planejamento - O que se espera obter.

lark
Download Presentation

Planejamento - O que se espera obter

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Planejamento - O que se espera obter O website pretendido, é uma ferramenta de prestação de serviços para atender a arquitetos, engenheiros, construtoras, Incorporadoras, montadoras de Estantes , empresas e pessoas comuns que necessitam de projetos de arquitetura, maquetes eletrônicas ou responsabilidade técnica para regularizar seu empreendimento diante de órgãos fiscalizadores (PREFEITURAS, CREA, CAU). PRESTADORES DE SERVIÇOS CLIENTES SITE (ADMINISTRADOR) Arquitetos, engenheiros, construtoras, incorporadoras de imóveis, montadoras de estandes, pessoas e empresas com aspiração em projetos de arquitetura (Projetos arquitetônico de obras e reformas) Kleber ou assistente a ser definido Projetistas com atuação Freelancer com experiência a ser comprovada na devida área de atuação que ter o cadastro no site. Além de uma vitrine para prestação de serviços o site deve ser um sistema capaz de gerenciar a interface entre os clientes e os prestadores de serviço cadastrados.

  2. Planejamento - O que se espera obter ADMINISTRADOR site supervisiona e confere o trabalho executado e faz a entrega ao cliente. Postam a demanda no site CLIENTES DEMANDA atendida ADMINISTRADOR – Direciona o trabalho para algum dos prestadores cadastrados. PRESTADORES DE SERVIÇOS previamente cadastrados realizam o trabalho.

  3. Planejamento – definições • Serviços: • Maquetes eletrônicas (Elaboração e desenvolvimento de maquetes eletrônicas -Designer 3d) • Projetista/Cadista Online (Elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos) • Projetos (Elaboração e desenvolvimento de projetos cliente final) • Responsabilidade técnica sobre execução de Estandes Em pesquisas de sites “concorrentes” efetuadas na internet, não foi encontrado sites com o mesmo conteúdo desejado, ou seja, não foi localizado um site com a mesma característica pretendida, portanto ao citar alguns sites no planejamento , faço apenas como exemplo de conteúdo parcial ou conceitual, ou seja, não é uma “cópia” de site x ou y que se busca. Elaboração e desenvolvimento de maquetes eletrônicas (Designer 3d) Público alvo e definição: Arquitetos, engenheiros, construtoras , incorporadoras de imóveis, empresas montadoras de stands, bem como estudantes universitários (curso arquitetura) interessados em obter uma maquete eletrônica de qualidade para apresentações acadêmicas. Maquete eletrônica, também conhecida por maquete digital ou virtual, é a simulação volumétrica de um desenho industrial ou projeto arquitetônico/urbanístico produzido em ambiente gráfico-computacional, utilizando modelagem idimensional.Geralmente é criada por arquitetos, designers, ou desenhistas utilizando um software de modelagem 3D. Apresenta níveis distintos de detalhamento, podendo ser meramente esquemática, detalhada ou foto-realística. Exemplos de sites com esse enfoque: http://fyrstudio.com/maquete-eletronica http://www.render24h.com/ (ótimo site, limpo organizado e link “funcionamento” deixa o possível cliente bem a par de como será a contratação do serviço) http://www.3dm.com.br http://www.renderings.com.br http://www.maqueteseletronicas.com.br http://barreto3d.blogspot.com.br/ Obs. Não serve como referência gráfica ou de design, considerar apenas o conteúdo.

  4. Planejamento – definições e a quem se destina • b) Elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos (Projetista / Cadista) • Público alvo e definição: • Arquitetos, engenheiros e empresas de engenharia ou arquitetura que desejam auxílio na elaboração de projetos. • Nem sempre arquitetos ou engenheiros tem tempo para detalhar seus projetos ou concepções de ideias junto a órgãos de fiscalização (Prefeitura, CAU , CREA , Corpo de bombeiros) portanto a contratação de profissionais freelance para auxiliar na parte “braçal” desses projetos é relativamente comum. • Não encontrado site com esse fim específico, o que se nota na internet são vários anúncios em internet em sites como (olx, vivastreet e outros do gênero). • c) Elaboração e desenvolvimento de projetos cliente final • Público alvo e definição: • Pessoas físicas e empresas interessadas em construir, reformar , ampliar sendo: Projeto arquitetônico (residências, Sobrados, Comércios e edifícios) Projetos complementares, aprovação junto a órgãos responsáveis pela fiscalização (Prefeitura, CAU , CREA , Corpo de bombeiros) etc. • d) Responsabilidade técnica sobre execução de Estandes • Público alvo e definição: • Empresas da área de eventos. Toda a edificação necessita de um responsável técnico, até mesmo aquelas transitórias que acontecem em feiras e convenções, ocorre que o projetista do estande geralmente não tem a formação necessária para atender a exigência dos órgãos de fiscalização (CREA, CAU) que exigem nos projetos a assinatura de um engenheiro ou arquiteto

  5. Planejamento – mapa BANNER – PROGRAGANDA DO SITE EM MOVIMENTO Serviços Seja um colaborador Login Portifólio Contato Cadastro Orçamento Quem somos e o que fazemos Imagens Dados de contato Formulário Cadastro Texto explicativo Formulário Específico - Gerenciamento SITE - Clientes cadastrados - Prestadores Cadastrados Home Responsabilidade Técnica Eventos Maquetes Eletrônicas Projetista/Cadista On-line Projetos Texto explicativo e links direcionando para portfólio específico Texto explicativo e links direcionando para portfólio específico Arquitetos, engenheiros, construtoras, incorporadora de imóveis Texto explicativo e links direcionando para portfólio específico • Observações: • O mapa proposto é apenas um esquema básico, podendo ser alterado e ou complementado; • Textos explicativos ainda em desenvolvimento ( devem contemplar: Conceitos, definições, exceções, garantias, forma de pagamento, etc) • O portfólio deve ser incluído a partir do material de cadastro dos prestadores, como se trata de material em constante inovação deve ser possível a adição e exclusão de imagens na área de gerenciamento do site.; • Em relação ao Banner – propaganda também deve ser um item passível de modificação (alteração de texto e imagem) na área de gerenciamento do site. Estudantes Universitários RenderArquivosSketchup Montadoras de Estandes Texto explicativo e links: Portfólio, orçamento

  6. Planejamento – Sistema de controle e gerenciamento A intenção é que todo o processo se dê pelo site em áreas de trabalho específicas – Cada usuário (clientes, prestadores e administrador) após logado deve ter a sua área de trabalho: Um caso fictício para auxiliar na explicação: EXEMPLO: Cliente (um arquiteto por exemplo) encontrou o site na internet, gostou da organização e do conteúdo que viu e decide apostar em mandar aquele projeto (plantas, cortes, elevação ) que já está com um mês de atraso na entrega para que seja feito uma maquete eletrônica. (No site, ao final de todos os textos de explicação dos serviços, deve conter um link “ Envie-nos seu orçamento” por exemplo) Ao acessar o link orçamento que pode ser um formulário com este por exemplo: Neste momento o possível cliente envia o material para análise e definição de preços e prazos, ao receber este arquivo o sistema do site deve ser capaz de gerar na área de trabalho do administrador um indicador que existe uma demanda entrante.

  7. Planejamento – Sistema de controle e gerenciamento Abaixo indico o que eu imagino como sendo a área de trabalho do administrador (de todos os usuários se for o caso) O recorte abaixo é conteúdo do site www.softblue.com.br que é uma escola de informática que vende vídeo aulas para programação, como fiz um curso de lógica de programação por lá, eu tenho o cadastro. A área chamada aqui de “área do aluno” é bem simples , porém bem eficiente ao meu ver. No canto direito (1) estão os assuntos que são links que se abrem para o assunto específico, no caso o link aberto é o atendimento. Todo o atendimento gera um código (2) e uma situação (3) (fora outros dados). Trazendo esta idéia para o meu projeto o item (1) pode conter os vários serviços que podem ser realizados, ex. Maquete eletrônica, Projetista/Cadista,etc. gerando os devidos códigos (2) e situação (3). Voltando para o desenvolvimento da idéia, o administrador identifica a demanda entrante e responde (em formulário específico) para o cliente (email) informando os custos, prazos e também a informação que para contratar o serviço, caso aprove o orçamento, ele deve fazer um cadastro no site. (enviar junto ao email: link para cadastro no email, Número do código gerado e informar que após cadastro realizado novos pedidos serão feitos na área do cliente) (1) (2) (3)

  8. Planejamento – Sistema de controle e gerenciamento Ao receber o email de retorno e efetuar o cadastro ( neste momento o cliente deve concordar com as questões contratuais) o sistema deve prover a possibilidade que após cadastrado o cliente efetue suas solicitações a partir da sua própria área de trabalho. A área de trabalho pode ser mesma fornecida para o administrador porém tratando informações diferentes, é claro. Na área (1) definir os seguintes links: - Meus dados – Pagamentos -Solicitar Serviço – Serviços em andamento – Atendimento – Sair. Como a primeira solicitação ocorreu via email, e o sistema já gerou um código para aquele trabalho, o cliente deve efetuar o pagamento de sinal (30% ou 40% do total previsto – ainda não definido) para isto deve informar o código gerado para o serviço em questão, neste momento o sistema deve ser capaz de vincular esta informação e gerar os devidos valores de porcentagem e etc. obviamente vinculando o valor a um sistema de pagamento (Pagseguro, Boleto, etc). Após a confirmação de pagamento a demanda deve receber a informação de parcialmente ou paga em totalidade. CLIENTE ADMINISTRADOR (1) Solicitar Serviço - Ao clicar no link solicitar serviços o cliente deve visualizar todas as possibilidades oferecidas no sites para que a partir seja realizado as devidas adequações aos formulários e seus trâmites dependo do serviço que se deseja contratar.

  9. Planejamento – Sistema de controle e gerenciamento Após estes procedimentos o administrador repassa “o pacote” para um dos prestadores de serviço cadastrados para a realização do trabalho em específico. Este repasse deve: Gerar um mensagem automática no email cadastrado do prestador que terá um prazo de no máximo de 12 horas para entrar no site, abrir a demanda e dar um ok no início de sua realização. Obviamente isso seria replicado na área de trabalho do administrador alterando o status da demanda informando que ela foi iniciada. ADMINISTRADOR PRESTADOR DE SERVIÇO Nesse caso do prestador a idéia é criar um sistema de ranking, exemplo: Ao iniciar o cadastro a pontuação é igual a zero, após X trabalho ser entregue no prazo se ganha 01 ponto, entrega com antecedência 02 pontos, assim como se pode ter punições por demérito: Exemplo entregou X trabalho com um dia atraso -01, entregou dois trabalhos com atraso -05. Até chegar em um pontuação definida que aquele prestador não é viável ou confiável. Obviamente os trabalhos seriam distribuídos com base nesse ranking. Tudo isso pode ser definido no contrato que deve ser aceito por ele no momento da sua contratação, ou seja, quais são as regras do jogo.

  10. Planejamento – Sistema de controle e gerenciamento Só para ilustrar, essa imagem mostra o que se vê quando clica em cima do número do chamado, veja que nele é possível acompanhar todo o histórico de movimentação que foi realizado com este processo, podendo no caso da softblue fazer uma avaliação se o atendimento foi bom ou ruim, inclusive com direito de resposta com envio de arquivo. Trazendo este conceito para o meu projeto, aqui é possível acompanhar também os trâmites da demanda.

  11. Planejamento – Sistema de controle e gerenciamento Voltando para o nosso exemplo fictício, a demanda já foi gerada, repassada pelo administrador para o devido prestador, o cliente já efetuou o pagamento do sinal e espera receber a sua maquete. Bem, ao finalizar o trabalho o prestador de serviço, deve então anexar junto a demanda as imagens geradas (no caso da maquete eletrônica) e mudar o status (na área de trabalho dele, que obviamente deve ser replicada na área do administrador) da demanda indicando que ela está pronta a ser enviada para o cliente. PRESTADOR DE SERVIÇO ADMINISTRADOR

  12. Planejamento – Sistema de controle e gerenciamento Neste ponto, o administrador ao receber o arquivo faz as devidas observações e imprime digitalmente uma marca d'água sobre a imagem de maneira a ser analisada pelo cliente, porém que não possa ser aproveitada para outros fins sem o devido pagamento do restante combinado. Ao receber “o pacote” do administrador o cliente tem direito de efetuar 01 revisão se necessário sem adição de custos em seu projeto ( note aqui que isto deve ser um questão contratual que o cliente concordou na hora de efetuar o seu cadastro). 02 possibilidades: Se a revisão não acontecer, basta então o cliente estar logado no site e efetuar o restante do pagamento e dar um “de acordo” na demanda. Ao se confirmar o pagamento o administrador então reenvia as imagens sem a marca d’água para o prestador e está finalizado o processo, recebendo então a demanda um status de “concluída”, que certamente seria replicado na área do cliente e também do prestador. Neste momento é efetuado o pagamento devido ao prestador e o processo é então finalizado. ADMINISTRADOR CLIENTE Caso o arquivo volte para revisão, o processo deve voltar para o primeiro passo após o envio do cliente para o administrador, seguindo os mesmos trâmites porém com uma sinalização no status que trata-se de uma revisão. Havendo outras revisões, que devem ser cobradas a parte o processo entraria em uma espécie de loopingcom o status revisão, revisão001, revisão002, revisão 003 até se concretizar a sua conclusão. Observações: Exceções existem e devem ser estudadas, exemplo: O cliente não gostou de nada, quebrou o pau e quer o dinheiro de volta, Prever solução.

  13. Planejamento – Sistema de controle e gerenciamento O exemplo apresentado (maquetes eletrônicas) serve como base para todos os serviços oferecidos pelo site, porém pequenas alterações deverão ser realizadas para atender cada serviço em específico. -Maquetes eletrônicas - Projetista/Cadista Online - Projeto Arquitetura - Responsabilidade técnica – Eventos O esquema básico de receber, identificar, executar e entregar mudará pouco na questão de movimentação e formulário para cada assunto . De qualquer maneira, faço questão de entregar o passo a passo detalhado ao programador que fechar a realização deste projeto. Sugestões são muito bem vindas; Possuo pequenos conhecimentos em lógica de programação, sendo que possuo conhecimento básico em access e conhecimentos avançados em Excel. Possuo grande flexibilidade para negociação. Sites que gostei do design: http://www.gambiarra.arq.br/ http://www.pa3arquitetura.com.br/ Não gosto de música em site – Não preciso de imagens voando – Simples, bom e bonito– Nesse sentido gosto do site da http://www.softblue.com.br Kleber Wesley Fidelis Email: kleberwfideis@gmail.com Fone: (41) 8453-6043

More Related