120 likes | 230 Views
8º AB CONCORDÂNCIA VERBAL II. O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Ele vai ao cinema. Nós vamos ao cinema. Concordância do verbo ser : em alguns casos pode concordar com o predicativo. Sujeito formado por pronome interrogativo que ou quem.
E N D
O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Ele vai ao cinema. Nós vamos ao cinema. Concordância do verbo ser : em alguns casos pode concordar com o predicativo.
Sujeito formado por pronome interrogativo que ou quem. Que são essas coisas ? verbo predicativo no plural no plural Quem são aquelas mulheres ? verbo predicativo no plural no plural
Verbo ser impessoal, isto é, sem sujeito, indicando hora, dia, distância ou período de tempo. São vinte e nove de setembro. Já é meio-dia.
Quando o sujeito e o predicativo são nomes de coisas, o verbo ser deve concordar com o que está no plural. O alicerce da hospedaria são as histórias aqui vividas. Essas histórias são o testemunho de uma época.
Quando o sujeito ou o predicativo é um pronome pessoal do caso reto ( eu, tu, ele, nós, vós, eles), o verbo ser deve concordar com esse pronome. A professora sou eu. Eu sou a professora.
Quando o sujeito é formado pelos pronomes: isto, isso, tudo, aquilo, o verbo ser deve concordar com o predicativo. Tudo isto são histórias que devem ser lembradas.
Os verbos: dar, bater e soar, quando indicam horas, devem concordar com o número de horas. Deram duas horas. Deu uma hora. Observação : essa regra só vale quando o sujeito for o número de horas. Quando o sujeito for o relógio, o sino..., o verbo deverá concordar com esse sujeito. O relógio deu duas horas.
Verbos impessoais (haver no sentido de existir;verbo fazer indicando tempo;verbos queindicam fenômeno da natureza) ficam sempre na 3ª pessoa do singular. Haverá muitos imigrantes no navio. Faz cinco dias que não o vejo.
Sujeito formado por pronome de tratamento faz com que o verbo fique na 3ª pessoa. Se V. Sª. quiser, pode visitar a hospedaria dos imigrantes. 3ª p. singular Se V. Sªs. quiserem, podem visitar a hospedaria dos imigrantes. 3ª p. plural
Com a partícula apassivadora “se” o verbo concordará com o sujeito paciente. Vendem-se cavalos. Aceitam-se imigrantes nesta casa.
Com o uso do “se” como índice de indeterminação do sujeito o verbo ficará na 3ª pessoa do singular. Necessita-se de vendedores.