1 / 44

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 08

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 08. SDB. Os Três Primeiros Grupos. FMA. SSCC. a Associação dos Salesianos Cooperadores é o ramo leigo dos três primeiros Grupos fundados pelo próprio Dom Bosco. EM COMUNHÃO E COLABORAÇÃO.

lea
Download Presentation

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 08

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 08 SDB Os Três Primeiros Grupos FMA SSCC

  2. a Associação dos Salesianos Cooperadores é o ramo leigo dos três primeiros Grupos fundados pelo próprio Dom Bosco .

  3. EM COMUNHÃO E COLABORAÇÃO

  4. A vocação comum e a pertença à mesma Associação tornam os Salesianos Cooperadores irmãos e irmãs espirituais. "Unidos num só coração e numa só alma", vivem a união fraterna com os vínculos característicos do espírito de Dom Bosco. Participam com alegria da "vida de família" da Associação, para se conhecerem, crescerem juntos, trocarem experiências e elaborar projetos apostólicos. (PVA - Estatuto - Art.13)

  5. NOSSO IDEAL COMO MEMBROS DA FAMÍLIA SALESIANA É o mesmo ideal de Dom Bosco A promoção e salvação da juventude.

  6. Em torno deste ideal Dom Bosco envolveu: Clérigos – Padres – Teólogos, Leigos Católicos e até de outras religiões.

  7. Em sua obra composta de: oratório, internato, escolas e oficinas, chegou a atender mais de 700 jovens, • a maioria órfãos e abandonados.

  8. A PROVIDÊNCIA DIVINA SUSCITOU-LHE OS TRÊS PRIMEIROS RAMOS DA GRANDE ÁRVORE SALESIANA

  9. A SOCIEDADE SÃO FRANCISCO DE SALES

  10. 1859Dom Bosco Funda a Sociedade de São Francisco de Sales.

  11. A princípio Dom Bosco quer incluir nela todo o seu voluntariado. Todavia, em obediência ao Papa, reorganizou todo o seu contingente. Dom Bosco começa dividindo-o em 02 partes: Eclesiásticos e Leigos

  12. – ECLESIÁSTICOS

  13. Clérigos – Padres e Teólogos, e jovens decididos a se tornarem Padres. Passam a fazer parte da Sociedade de São Francisco de Sales; passam a se chamar, Salesianos ( são os SDB ).

  14. LEIGOS

  15. Os de fé católica que desejam seguir Dom Bosco, não somente no trabalho voluntário, mas também vivendo sua fé dentro deste novo estilo, passam a ser instruídos por Dom Bosco e seus Salesianos, amadurecendo sua Vocação até que, solenemente, professam o Compromisso e passam a pertencer à mesma messe salesiana.

  16. São os Salesianos Leigos Seculares, carinhosamente chamados por Dom Bosco: Salesianos Cooperadores.

  17. PIA UNIÃO

  18. Primeiramente D Bosco reuniu-os em uma Pia União, logo transformada em Associação dos Salesianos Cooperadores.

  19.   Aceitos, aprovados e abençoados por Pio IX, com o Breve Cum Sicut, desde 09 de maio de 1876, juntamente com os SDB (1859 ) e as FMA ( 1872 ), passam a compor a Família de Dom Bosco, todos gozando os direitos da Sociedade de São Francisco de Sales.

  20. A esses grupos vocacionais, fundados e acolhidos pelo próprio Dom Bosco, novos Grupos viriam se unir, acolhidos pelos sucessores de D Bosco, enriquecendo nossa Família com seus dons e serviços, no mesmo carisma e na mesma espiritualidade.

  21. – EXTERNOS

  22. Dom Bosco chamara Externos, os demais Leigos de fé católica, mesmo os que não se enquadravam no novo estilo.

  23. AS FMA Filhas de Maria Auxiliadora

  24. Em 1872, Dom Bosco fundou com Madre Mazzarello o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

  25. A FAMÍLIA SALESIANA

  26. Após o Concilio Vaticano II, essa grande Família, formada pelos diversos grupos, passa a ser chamada: • Família Salesiana.

  27. O PATRONO

  28. São Francisco de Sales primou pela paciência, virtude essencial para se trabalhar com a Juventude. Por isso Dom Bosco escolheu-o para ser o Patrono da nossa Família.

  29. Na ótica de São Francisco de Sales os cristãos vivem sua fé em duas maneiras distintas e para cada uma delas, escreveu seu postulado:

  30. Postulado, Filotéia ( Introdução à vida devota ) classifica os cristãos que vivem sua fé no dia a dia.

  31. Postulado, Teótimo ( Tratado do Amor de Deus ) classifica os cristãos que querem ir além da simples introdução à vida cristã e caminhar rumo à perfeição.

  32. Ambos vivem sua fé expostos ao humanismo pagão, ao qual chamamos, “secularismo”, em que vive grande parte da sociedade e, correm com isso, o risco de dissociar vida e fé.

  33. Por isso perseveram, conscientes de que somente uma fé vivida na caridade, poderá mantê-los fiéis aos ensinamentos de Jesus Cristo.

  34. Não concordam com as estruturas autônomas do mundo, contudo vêm-se obrigados a aceitá-las, mesmo assim, não as copiam.

  35. Vivem com a luz de sua fé e com a intensidade de seu amor, por isso não se corrompem.

  36. É São Francisco de Sales quem afirma: Seria ilusória uma fé distante da vida e dos valores e deveres do dia-a-dia.

  37. TRABALHO PARA CASA

  38. 1- Por que Dom Bosco escolheu São Francisco de Sales como patrono? 2- Qual é a data oficial de fundação da Associação dos SSCC? 3- O que São Francisco de Sales chama de “fé ilusória?

  39. PARTILHA

  40. R1- São Francisco de Sales primou pela paciência, virtude essencial para se trabalhar com a Juventude. Por isso Dom Bosco escolheu-o para ser o Patrono.

  41.   R2- Aceitos, aprovados e abençoados por Pio IX, desde 09 de maio de 1876, juntamente com os SDB (1859 ) e as FMA ( 1872 ), os SSCC passam a compor a Família de Dom Bosco, todos gozando os direitos da Sociedade de São Francisco de Sales.

  42. R3 - São Francisco de Sales afirma: “Seria ilusória uma fé distante da vida e dos valores e deveres do dia a dia”.

  43. REFLEXÃO FINAL

  44. “A paciência é uma árvore de raízes amargas como fel, mas de frutos doces como mel” . Sc Antonio Rodrigues da Silva Pasta da Formação sc_arodrigues@yahoo.com.br

More Related