1 / 21

Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?

INTRODUÇÃO. Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?. MECÂNICA. Na Mecânica , estudaremos os movimentos dos corpos e, para melhor compreensão, dividiremos a mecânica em três partes: Cinemática, Estática e Dinâmica. MECÂNICA.

leif
Download Presentation

Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INTRODUÇÃO Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?

  2. MECÂNICA Na Mecânica, estudaremos os movimentos dos corpos e, para melhor compreensão, dividiremos a mecânica em três partes: Cinemática, Estáticae Dinâmica

  3. MECÂNICA Cinemática: estuda os movimentos dos corpos sem considerar suas causas. Cinemática (do grego kinema que significa movimento)

  4. MECÂNICA Estática: estuda os corpos sólidos ou fluidos em equilíbrio. Exemplos de Estática: pontes, edifícios, torres, etc...

  5. MECÂNICA Dinâmica: estuda os movimentos dos corpos considerando suas causas. Dinâmica (do grego dynamike, que significa forte). Estuda as relações entre as forças e os movimentos que são produzidos por elas.

  6. MECÂNICA MÉTODOS da FÍSICA: 1. OBSERVAÇÃO (microscópio, telescópio, balança...) 2. EXPERIMENTAÇÃO (reproduzir o fenômeno artificialmente) AVALIAÇÃO QUANTITATIVA

  7. MECÂNICA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA GRANDEZAS FÍSICAS: - ESCALARES (massa,volume,comprimento) - VETORIAIS (módulo ou intensidade, direção e sentido) Ex: carro em movimento módulo = 60 direção = horizontal sentido = da esquerda para direita

  8. GRANDEZA FÍSICA VALOR NUMÉRICO DIMENSÃO = + Grandezas Físicas Na Física tudo que pode ser medido é chamado de grandeza. Grandezas físicas são aquelas que podem ser medidas e quantificadas.

  9. Definições PONTO MATERIAL: É TODO CORPO CUJAS DIMENSÕES NÃO ALTERAM O ESTUDO DE QUALQUER FENÔMENO DE QUE ELE PARTICIPE.

  10. Definições PONTO MATERIAL: Usaremos com freqüência, neste trabalho a expressão ponto material. O que significa? Em determinadas situações, ponto material pode representar qualquer corpo, como, trem, avião, carro, bala de canhão, míssil, etc... Então porque ponto e porque material?

  11. Ponto, porque, na resolução de problemas, estaremos desprezando as dimensões do corpo em movimento, sempre que as distâncias envolvidas forem muito grandes em relação a essas dimensões. Material, porque, embora as dimensões do corpo sejam desprezadas, sua massa será sempre considerada. Imagine um trem deslocando-se entre o Fortaleza e Porto Alegre. Por maior que ele seja, seu comprimento é muito pequeno comparando com a distância entre as duas cidades. Então, neste caso, o trem pode ser considerado ponto material.

  12. Imagine agora um trem de 500m passando por uma ponte de 800m. Como o comprimento da ponte não é muito maior que a do trem, este não pode ser considerado um ponto material durante o intervalo de tempo que o trem leva para atravessar a ponte. No entanto, executando o movimento de rotação das rodas, qualquer ponto do trem realiza o mesmo movimento. Por isso podemos considerar um ponto qualquer do trem para estudar o movimento que ele executa.

  13. Definições CORPO EXTENSO: É TODO CORPO CUJAS DIMENSÕES ALTERAM O ESTUDO DE QUALQUER FENÔMENO DE QUE ELE PARTICIPE. AS DIMENSÕES DO CORPO NÃO PODEM SER DESPREZADAS.

  14. CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial ?

  15. CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial O corpo que tomamos como referencia para dizer se um outro corpo está em movimento ou em repouso é chamado REFERENCIAL. Um corpo está em REPOUSO quando a distância entre esse corpo e o referencial não varia com o tempo. Um corpo está em MOVIMENTO quando a distância entre esse corpo e o referencial varia com o tempo.

  16. CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial Em relação ao solo terrestre, o ciclista está em movimento. Em relação ao carro, a pessoa está em repouso.

  17. CINEMÁTICA

  18. CINEMÁTICA

  19. CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial O passageiro no interior do ônibus está em repouso em relação ao ônibus e ao motorista, porque a sua posição em relação a eles é sempre a mesma. Já em relação ao observador fixo na Terra, tal passageiro está em movimento, porque sua posição muda com o decorrer do tempo.

  20. Movimento relativo Referencial de quem lança a bola  a bola descreve um movimento vertical. Referencial de um observador parado na calçada  a bola descreve uma trajetória parabólica, como mostrada na figura abaixo. Temos aí dois sistemas de referência ou referenciais e os pontos de vista dos observadores sobre os eventos depende do referencial aonde está esse observador. http://www.fsc.ufsc.br/~ccf/parcerias/ntnujava/relativeVelocity/relativeVelocity-port.html http://www.astro.illinois.edu/projects/data/Retrograde/index.html

  21. CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial Para descrever o movimento, o observador deve definir um sistema de referência ou referencial em relação ao qual o móvel será analisado.

More Related