100 likes | 223 Views
Certificação de Equipamentos Antifurto. 30 de setembro de 2009. SOLICITANTE. FCAV. LABORATÓRIO. Preenche formulário. Envia proposta. Revisão/negociação. Assinatura do contrato. Processo de Certificação de Equipamento (prazo total, estimado em 60 dias, em condições normais.
E N D
Certificação de Equipamentos Antifurto 30 de setembro de 2009
SOLICITANTE FCAV LABORATÓRIO Preenche formulário Envia proposta Revisão/negociação Assinatura do contrato Processo de Certificação de Equipamento (prazo total, estimado em 60 dias, em condições normais Envio da documentação Análise preliminar Coleta de amostras Envio para laboratório Ensaios Comissão técnica Emite relatório NÃO Corrige problema OK SIM Emite certificado Supervisão surpresa
Esclarecimentos Qual o objeto da certificação? • O objeto da certificação é o equipamento antifurto integrado ao veículo (e não isoladamente), por isso as montadoras têm de informar além do equipamento antifurto quais veículos modelos/versões são aplicados. • Pode ser requerida a certificação para um grupo de equipamento/veículos? • Sim, o requerente pode definir uma categorização para submeter a um único processo de certificação, porém neste caso, o conjunto precisa ter especificação comum do equipamento antifurto, mesma solução técnica de bloqueio, mesma solução técnica de comunicação e mesma solução de instalação nos veículos. • Nesta condição o teste em laboratório será único, porém a avaliação da documentação e da instalação será feita para cada modelo/versão do veículo.
Esclarecimentos Outros módulos que integram o sistema antifurto serão avaliados? • Não, os laboratórios responsáveis pelos testes dos equipamentos irão verificar os comandos gerados pelo equipamento antifurto através de suas saídas elétricas, que se forem passíveis de medição devem ter sua especificação informada. Caso as saídas sejam mensagens criptografadas as mesmas serão avaliadas através de gigas de testes fornecidas pelos próprios fabricantes. Os módulos de equipamentos precisam ser fornecidos para testes com o SIM245? • Sim, e deve ser informado o SIMRAVID para que seja possível a ativação remota pelos laboratórios acreditados. Como será avaliado o esquema de proteção de retirada do equipamento antifurto do veículo e os detalhes de instalação e acesso mecânico ao mesmo? • Em princípio esta verificação será feita através de imagens e vistas explodidas, fotos, filmes ou outra forma de documentos que permitam esta verificação sem que uma visita à montadora seja requerida pela Fundação Vanzolini.
Esclarecimentos Qualquer modificação no dispositivo antifurto irá requerer nova certificação? • Em princípio, qualquer modificação de hardware no equipamento significará a necessidade de uma nova certificação, porém mudanças no software que não afetem a resolução 245 do Denatran e sua respectiva portaria de homologação não necessitarão ser re-certificadas. Os laboratórios acreditados pelo Denatran serão contratados pela Fundação Vanzolini ou pelo requerente? • Os laboratórios acreditados não terão contato direto com o requerente sendo contratados diretamente pela Fundação Vanzolini, isto confere independência ao processo. Como será certificada a implementação do protocolo ACP v. 1.2.2 definido pelo Denatran? • Por meio de simulação dos comandos obrigatórios e acknowledges.
Muito Obrigado salvador@vanzolinicert.org.br 11-3836.6566