380 likes | 477 Views
CENTRO DE FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE OVAR. Trabalho individual realizado no âmbito da oficina de formação “o computador na produção e utilização de materiais pedagógicos”. Formandos: Alda Luzia e Esperança Gomes. Tem como objectivo:
E N D
CENTRO DE FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE OVAR Trabalho individual realizado no âmbito da oficina de formação “o computador na produção e utilização de materiais pedagógicos” Formandos: Alda Luzia e Esperança Gomes Formador: Fatima Regalado
Tem como objectivo: Relembrar os jovens sobre os conceitos de: “ Ângulos e Triângulos ”
e Ângulos Triângulos
A Astronomia talvez tenha sido a primeira ciência a incorporar o estudo de ângulos como uma aplicação da Matemática. • O conceito de ângulo aparece, com os gregos, no estudo de relações envolvendo elementos de um círculo, arcos e cordas. • Desde o tempo de Hipócrates e Eudoxo, foram usadas medidas de ângulos na determinação das dimensões do planeta Terra, e no cálculo de distâncias relativas entre o Sol e a Terra. • Os ângulos eram definidos apenas como ângulos inferiores a dois rectos, ou seja, menores que 180º.
Algumas definições: Grécia antiga: “ um ângulo é uma deflexão ou quebra em uma linha recta “. Euclides: “ um ângulo plano é a inclinação recíproca de duas rectas que num plano têm um extremo comum e não estão em prolongamento “. Actualmente : “ umângulo é uma porção do plano limitada por duas semi-rectas com a mesma origem “.
Um ângulo não depende do comprimento dos seus lados mas da abertura que apresenta, ou seja, da sua amplitude. Os lados de um ângulo são duas semi-rectas ( OA e OB ). A origem das duas semi-rectas designa-se por vértice. O vértice do ângulo é o ponto O. Em linguagem matemática, a amplitude do ângulo AOB escreve-se AÔB.
Amplitudes de um ângulo EXERCÍCIOS Alguns ângulos especiais Triângulos EXERCÍCIOS Sair
Amplitude de um ângulo A unidade mais utilizada para medir a amplitude de um ângulo é o grau (º). O grau obtém-se pela divisão da circunferência em 360 partes iguais. Não se sabe ao certo quais as razões pelas quais, foi escolhido o número 360 para se dividir a circunferência, sabe-se apenas que o número 60 é um dos menores números menores do que 100 que possui uma grande quantidade de divisores distintos, a saber: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 10, 12, 15, 20, 30, 60, razão forte pela qual este número tenha sido adoptado.
Para medir a amplitude de um ângulo usa-se um transferidor A amplitude dos ângulos é indicada em graus
Subdivisões do grau Cada divisão representa um ângulo de um grau. tendo a notação de um pequeno o colocado como expoente do número. Exemplo: 1º. Em problemas reais, os ângulos nem sempre possuem medidas associadas a números inteiros, assim precisamos usar outras unidades menores como minutos e segundos. A notação para 1 minuto é 1' e a notação para 1 segundo é 1".
1º corresponde a 60’ 1’ corresponde a 60” Menu
" alguns ângulos especiais " Ângulo recto Ângulo agudo Ângulo raso Ângulo obtuso Ângulo giro Menu
Um ângulo agudo é aquele cuja amplitude é inferior a um ângulo recto, ou seja, a sua amplitude é maior do que 0º e menor do que 90º.
Um ângulo recto é um ângulo cuja medida é exactamente 90º. Assim os seus lados estão localizados em rectas perpendiculares.
O ângulo recto (90º) é provavelmente o ângulo mais importante, pois o mesmo é encontrado em inúmeras aplicações práticas, como no encontro de uma parede com o chão, os pés de uma mesa em relação ao seu tampo, caixas de papelão, esquadrias de janelas, etc...
Um ângulo obtuso é um ângulo cuja medida está entre 90 graus e 180 graus. Na figura ao lado temos o exemplo de um ângulo obtuso de 135 graus.
Um ângulo raso é um ângulo que mede exactamente 180º. Os seus lados são semi-rectas opostas. Neste caso os seus lados estão localizados sobre uma mesma recta.
Um ângulo giro é um ângulo que mede 360 graus. Os seus lados são duas semi-rectas coincidentes e que ocupa todo o plano.
Para verificar se já sabes MÚLTIPLA 1 MÚLTIPLA 2 Menu
1º corresponde a 60’ 1’ corresponde a 60” Menu
1º corresponde a 60’ 1’ corresponde a 60” Menu
O que é um triângulo ? Como se classificam os triângulos ?
Um triângulo é um polígono fechado. • Formado por: • três lados; • três vértices; • três ângulos.
A soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo é 180º
Classificação dos triângulos Quanto aos lados Quanto aos ângulos Menu
Triângulo Equilátero; Triângulo Isósceles e Triângulo Escaleno. Classificação dos triângulos quanto aos seus lados
Um triângulo é equilátero quando o comprimento de todos os seus lados são iguais.
Um triângulo é isósceles quando o comprimento de dois dos seus lados são iguais.
Um triângulo é escaleno quando o comprimento de todos os seus lados são diferentes.
Classificação dos triângulos quanto aos seus ângulos • Triângulo Rectângulo; • Triângulo Acutângulo e • Triângulo Obtusângulo.
Um triângulo é rectângulo quando um dos seus ângulos é recto, isto é, a sua amplitude de um dos seus ângulos é de 90º AÔC = 90º
Falar em triângulos é falar de Pitágoras (filósofo grego sec V a.C.). Consta-se que Pitágoras andava a passear num jardim quando observou que a soma das áreas dos quadrados construídos sobre os lados menores de um triângulo rectângulo era igual à área do quadrado construído sobre o lado maior.
Um triângulo é acutângulo quando tem todos os ângulos são agudos, isto é, quando a amplitude de qualquer dos seus ângulos inferior a 90º. Â = 60º Ô = 75º Î = 45º
Um triângulo é obtusângulo quando tem um ângulo obtuso, isto é, quando a amplitude de um dos seus ângulos é superior a 90º e inferior a 180º. Ô = 45º Â = 100º Î = 35º
Para verificar se já sabes MÚLTIPLA 3 MÚLTIPLA 4 Menu