1 / 19

Recursos Humanos

Recursos Humanos. Equipe: Armando Júnior Hensley Gomes Pablo Zito. Interação entre Pessoas e Organizações. RH refere-se às pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis. Descreve as pessoas que trabalham nas organizações.

leroy
Download Presentation

Recursos Humanos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Recursos Humanos Equipe: Armando Júnior Hensley Gomes Pablo Zito

  2. Interação entre Pessoas e Organizações RH refere-se às pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis. Descreve as pessoas que trabalham nas organizações. Quanto mais industrializada é a sociedade, tanto mais ela depende de organizações para atender a suas necessidades e aspirações. Conjunto de empregados e/ou colaboradores da organização.

  3. Administração de Recursos Humanos Representada pelas organizações e pelas pessoas que delas participam. As organizações dependem das pessoas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Para as pessoas, as organizações podem ser um meio para atingir objetivos pessoais, com menos tempo; Atualmente é referenciada como “Gestão de RH”.

  4. Histórico de RH - Denominações Relações Industriais – início do século XX; Administração de Pessoal – década de 50 Administração de Recursos Humanos – década de 70 Administração (Gestão) de Pessoas - atual

  5. Recursos Humanos São as pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, independentemente de nível hierárquico ou tarefa que desempenha; RH estão distribuídos em todos os níveis da organização: institucional, intermediário e operacional; Único recurso vivo e dinâmico da organização, que manipula todos os outros, trazem suas habilidades, e possuem suas particularidades.

  6. Planejamento de Recursos Humanos Compreende o processo gerencial de identificação, análise de necessidades organizacionais de RH e o consequente desenvolvimento de programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio, dos objetivos da empresa e de sua continuidade sob condições de mudanças.

  7. Planejamento de Recursos Humanos Estimulado pelas mudanças do ambiente, que impõe mudanças nas organizações;

  8. Processo Motivacional Tema que é objeto de estudo desde o início do século XX. Estudo Hawthorne, da GE, foi o primeiro a investigar a relação entre as condições de trabalho e a incidência de fadiga ou monotonia entre empregados; Pelo mesmo estudo, provou-se que a “atenção” dada ao trabalhador, influenciaria na sua produtividade.

  9. Estrutura Organizacional Conjunto de funções, cargos, relações e responsabilidades que constituem o desenho orgânico da empresa; Segundo Chandler, a estratégia deve definir a estrutura, e não o contrário; Tendência atual das organizações é manter estruturas tradicionais ou departamentalizadas pelos critérios: funcional, geográfico, por processo, produto, cliente ou amplitude de controle.

  10. Postura do Gestor de RH Graduado, preferencialmente, em Administração de empresas; Especialização em RH; Visão holística; Perfil planejador e estratégico; Formação Humanista; Empatia para lidar com todos os níveis hierárquicos de uma organização.

  11. Subsistemas de RH Recrutamento e Seleção; Treinamento e Desenvolvimento; Remuneração ou Cargos e Salários; Higiene e Segurança do Trabalho; Departamento de Pessoal; Relações Trabalhistas; Servicos Gerais, etc.

  12. Recrutamento e Seleção Captação e triagem de profissionais no mercado; Seleção e encaminhamento de profissionais para a empresa; Administrado por um profissional ou por diversas equipes, dependendo do porte da empresa; Necessário para lidar com a rotatividade (turn-over), aumento do quadro planejado e aumento de quadro circunstancial.

  13. Treinamento e Desenvolvimento Processo de assimilação cultural a curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho; Produz estado de mudança no conjunto de habilidades e atitudes de cada trabalhador;

  14. Remuneração Também conhecido como setor de cargos e salários; Estabelece remunerações como contrapartida ao trabalho; Não deve ser entendida apenas como o salário propriamente dito, mas a todas as gratificações, bônus, benefícios que os profissionais poderão receber.

  15. Higiene e Segurança do Trabalho Área que responde pela segurança industrial, pela higiene e medicina do trabalho relativamente aos empregados da empresa, atuando tanto na área de prevenção quanto na de correção, em estudos e ações constantes que envolvam acidentes no trabalho e a saúde do trabalhador.

  16. Departamento de Pessoal Também conhecido como DP; Tem por objetivo efetivar todos os registros legais e necessários para a administração burocrática exigida pelas práticas administrativas e pelas legislações que regem a relação “Capital e Trabalho”; As responsabilidades básicas do DP deram origem ao que conhecemos hoje como Gestão de Pessoas.

  17. Relações Trabalhistas Área que responde pelo planejamento e execução de programas relacionados à área trabalhista-sindical, bem como pela prestação de assessoria a todas as áreas da empresa, situadas em linha ou em staff, em questões referentes às políticas e diretrizes no campo das relações entre capital e trabalho e no contento cumprimento e interpretação de normas legais ligadas a esses cenários (CLT, leis, acórdãos, convenções coletivas, acordos coletivos e etc.)

  18. Serviços Gerais e etc. Embora política e estrategicamente pouco representam para a cúpula administrativa da empresa, pois são quase sempre vistos como geradores de despesa (e não de lucro), têm uma importância fundamental junto aos trabalhadores por prestar-lhes serviços que no dia-a-dia são essenciais, como por exemplo: ambulatório, restaurante, Limpeza, etc.

  19. Bibliografia MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico – 3ª edição – São Paulo : Futura, 2000; CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital das organizações – 8ª edição – 3ª reimpressão – São Paulo : Atlas, 2006; LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento de recursos humanos – São Paulo : Atlas, 1999.

More Related