1 / 9

Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais Departamento de Comunicação Social. Rádio e Jornalismo. Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I Docente: ALVES, Alexandre Bezerra Discentes: MELO, Águida Francisca de BEZERRA JÚNIOR, Carlos Alberto

libba
Download Presentation

Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade do Estado do Rio Grande do NorteFaculdade de Filosofia e Ciências SociaisDepartamento de Comunicação Social Rádio e Jornalismo Seminário de Língua Portuguesa Instrumental I Docente: ALVES, Alexandre BezerraDiscentes: MELO, ÁguidaFrancisca de BEZERRA JÚNIOR, Carlos Alberto MESQUITA, Francisca Bruna Gregório deELIAS FILHO, Francisco.

  2. O histórico do Rádio Em 1906 Fessend e Alexanderson experimentaram a transmissão de sons de violino, um espetáculo de canto e discursos apontando outras utilidades além da comunicação ponto-a-ponto. O Rádio é constituído como meio de comunicação em 1916; Quatro anos depois, a primeira emissora de rádio (KDKA) é oficialmente constituída; No Brasil, as primeiras transmissões são registradas em 1919 e em 1922. Em 1930 torna-se o principal meio de comunicação social do Brasil, atingindo seu ápice em 1940 desempenhando papel de destaque no cotidiano dos ouvintes

  3. Rádio e Jornalismo O Surgimento da tecnologia do Rádio: Chantler afirma que “Quando a televisão tornou-se popular, na década de 1950, surgiram previsões anunciando a morte do rádio. Passados mais de quarenta anos, o rádio é, hoje, mais empolgante e diversificado do que antes”. (1998, p. 15)

  4. O Jornalismo no Rádio O jornalismo surge no rádio brasileiro em 1925. O jornal impresso era lido no rádio e o apresentador comentava as informações para contextualizar o ouvinte. Em 1940, O Repórter Esso se consolida como a principal síntese noticiosa e trás uma nova forma de fazer jornalismo no rádio. Esso concebe uma nova forma de fazer jornalismo no rádio.

  5. As inovações tecnológicas e o transistor O transistor amplia os sinais elétricos e erradica o uso das válvulas que possuíam grandes dimensões e demandavam muita energia Essa inovação permitiu a portabilidade para o ouvinte e para o comunicador que ganhou a possibilidade de se deslocar com equipes móveis e implementar sistemas de reportagens.

  6. Rádio, Jornalismo e inovações tecnológicas Lopez afirma que o rádio deixava assim, sua função principal de centro de lazer e entretenimento familiar para se tornar o companheiro mais cúmplice do ouvinte. (2009, p.5) A partir de então, o rádio passa a exercer responsabilidade na transmissão de informações locais e na prestação de serviços.

  7. Rádio, Jornalismo e inovações tecnológicas O telefone celular e o telefone fixo desempenha e desempenhou importante papel na transmissão jornalística. O telefone deu dinamismo as transmissões radiofônicas. Os celulares dotados de câmera, conexão com a internet e serviço de mensagens

  8. A digitalização do Rádio A discussão e os estudos em torno dos padrões de digitalização do rádio As mudanças nos padrões de transmissão terá efeitos sobre as rotinas e práticas produtivas do jornalismo radiofônico e nas relações entre emissoras e o público; A internet é uma tecnologia que alterou a rotina jornalística de rádio.

  9. Referências LOPEZ, D. C. Marcos Tecnológicos do Radiojornalismo no Brasil: uma revisão histórica. In: Encontro Nacional de História da Mídia, 2009, Fortaleza. Anais do VII Encontro Nacional de História da Mídia. São Paulo: Rede Alcar, 2009. v. 01. p. 01. CHANTLER, Paul & HARRIS, Sim. Radiojornalismo Trad. Laurindo Lalo Leal Filho. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1998.

More Related