60 likes | 178 Views
Serviço Diocesano de Acólitos. Patriarcado de Lisboa. Santo António de Lisboa. Padroeiro Diocesano de Acólitos - Lisboa. Nasce em Lisboa, junto à Sé em 1192. Na Sé é baptizado tendo o nome de Fernando de Bulhões.
E N D
Serviço Diocesano de Acólitos Patriarcado de Lisboa Santo António de Lisboa Padroeiro Diocesano de Acólitos - Lisboa
Nasce em Lisboa, junto à Sé em 1192 Na Sé é baptizado tendo o nome de Fernando de Bulhões Recebe instrução escolar na Escola da Catedral e mais tarde entra na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho no Mosteiro de São Vicente de Fora, onde recebe a ordenação de Presbítero.
É transferido para o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. Em Coimbra conhece os Frades Franciscanos que seguiam para o Norte de África onde vieram a receber o martírio. Este testemunho impressiona Fernando que decide entrar na Ordem dos Frades Menores, ingressando no Convento de Santo Antão, ou António, em Coimbra. Fernando ao mudar de congregação muda também o seu nome para António em honra do patrono do Convento: Antão (ou António). É também o testemunho de vida de espiritual de Santo Antão que modifica o coração de Fernando.
António parte para o Norte de África entregando-se à evangelização e ao Martírio. Quer Deus que esses intentos pessoais não sejam realizados e um naufrágio leva António a chegar a Itália Em Pádua e no norte de Itália é reconhecido como ilustre pregador Morre com fama de santidade em Pádua no ano 1231
Fernando deixa-se cativar pelos exemplos de santidade Os Mártires de Marrocos Parte ao encontro desses exemplos Muda de Vida, mudar o nome é mudar de vida Realiza as tarefas mais humildes do convento Aceita a vontade de Deus com humildade Reconhece que o seu martírio é evangelizar dentro de casa, na Europa
Como é que Santo António influencia a minha vida de Acólito A sua vida como é exemplo para a minha vida? Como aceito a vontade de Deus? Como vivo o serviço que me é confiado? Como anuncio Jesus Cristo aos outros? Especialmente na minha casa?