1 / 70

U E S C

U E S C. ORIENTAÇÃO PARA ESTÁGIO. ACREDITE: VOCÊ VAI VIVER E RESPIRAR UMA MONOGRAFIA . FAÇA COM AS DORES NECESSÁRIAS: TEM ESPINHOS, ARMADILHAS E ARRANHÕES. A DOSE DE DOR, VOCÊ TRANSFORMA EM CONSELHOS. VEJA PORQUE VOCÊ ESCOLHEU O TEMA PARA DEPOIS NÃO SE ARREPENDER .

loren
Download Presentation

U E S C

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. U E S C ORIENTAÇÃO PARA ESTÁGIO

  2. ACREDITE: VOCÊ VAI VIVER E RESPIRAR UMA MONOGRAFIA. FAÇA COM AS DORES NECESSÁRIAS: TEM ESPINHOS, ARMADILHAS E ARRANHÕES.

  3. A DOSE DE DOR, VOCÊ TRANSFORMA EM CONSELHOS. VEJA PORQUE VOCÊ ESCOLHEU O TEMA PARA DEPOIS NÃO SE ARREPENDER. JAMAIS ESCOLHA UM TEMA QUE NÃO ESTEJA VOLTADO PARA A SUA “ ESPECIALIZAÇÃO” (AQUILO QUE VOCÊ CONSIDERA BOM)

  4. AVISO: MANTENHA E DESENVOLVA UMA RELAÇÃO DE PAIXÃOPELO SEU OBJETO DE TRABALHO. LEMBRE-SE: O ORIENTADOR TEM SEMPRE O MESMO DIREITO QUE VOCÊ. ELE MUDA A TODO O TEMPO E MOMENTO O RUMO DE SUA NAU.

  5. NÃO SE ESQUEÇA: SEMPRE: QUEM ESTÁ EM JULGAMENTO É O SEU TRABALHO E NÃO... VOCÊ. CUIDADO: COM OS PRAZOS E SUAS ETAPAS. VALE DIZER QUE NÃO TEM PRORROGAÇÃO. É NAQUELE SEMESTRE E PRONTO.

  6. ASSUNTO ESCOLHIDO: QUE O TEMA NÃO SEJA PASSAGEIRO, POIS A MODA MUDA MUITO RÁPIDA ( ENQUANTO VOCÊ ESCREVE).

  7. O ORIENTADOR É NO FINAL UM TORCEDOR MESMO QUE ELE NÃO SE MANIFESTE ABERTAMENTE. (NÃO SE ESQUEÇA)

  8. INSPIRAÇÃO : TODOS NÓS TEMOS A CAPACIDADE DE RETER (APREENDER) E AMPLIAR COM UM TOQUE ÚNICO, UM FLASH, UM INSIGHT; CHAMA-SE INSPIRAÇÃO, ESFÔRÇO, TEIMOSIA, DISCIPLINA.

  9. O LADO NEGATIVO CHAMA - SE, PREGUIÇA: • DOMINGO EU COMEÇO... • -NO FIM DE SEMANA EU TENHO TEMPO, EU FAÇO. • -AGORA É DIFERENTE. EU NÃO TIVE TEMPO.

  10. FRASES POSITIVAS; -EU JÁ LI ISTO EM ALGUM LIVRO -QUE LIVRO ESTÁ ESCRITO ISTO? AI VOCÊ SE LEMBRA DA DOR DE CABEÇA; DOR NAS COSTAS E... ENTÃO BATE A PREGUIÇA. MUITO CUIDADO !

  11. FRASES QUE OS VENTOS TRAZEM... • E PODEM INFLUENCIAR ... • OU DESESTÍMULAR: • - EU MEREÇO ! • DESISTA ! • - ONDE EU FUI ME METER !

  12. PREPARE-SE PARA AS PERGUNTAS QUE TRANSFORMAM EM ENCRENCAS OU “INIMIGO” SEU: • PORQUE VOCÊ ESCOLHEU ESTE TEMA ? • NÃO TINHA OUTRA COISA MELHOR ?

  13. AÍ, PASSA POR SUA CABEÇA: • - SENTIR-SE CULPADO POR NÃO • RESPONDER A ALTURA. • - SURGIR O MEDO DE DAR O 1º PASSO. • CRIAR INSEGURANÇA COMO INICIAR. • - DAR UM BRANCO (VER A IDÉIA FUGIR).

  14. RESUMINDO: FAÇA A MONOGRAFIA QUE SEU ORIENTADOR POSSA SE ORGULHAR E A FUNÇÃO DO ORIENTADOR É : CLAREAR, ENCORPAR A IDÉIA DO ALUNO, É COOPERAR, É CONDUZIR E... É ACREDITAR NA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO E, ... BOA SORTE NO TRABALHO !!!

  15. EXPERIMENTAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMASCOM RESPONSABILIDADE LIMITADA. • O DECRETO Nº 87497 DE 18.08.82 REGULAMENTA A LEI Nº 6.494 DIZ: “O ESTÁGIO CURRICULAR, COMO PROCEDIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO É A ATIVIDADE DE COMPETÊNCIA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, A QUEM CABE A DECISÃO SOBRE A MATÉRIA, OFERECENDO OPORTUNIDADE E CAMPOS DE ESTÁGIOS, COMO FORMA DE AJUDA E COLABORAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO”.

  16. ESTÁGIO I • O ESTÁGIO NÃO É UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA VIVIDA PELO ALUNO, MAS UMA OPORTUNIDADE PARA REFLETIR, TESTAR SISTEMATIZAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS E INSTRUMENTOS DISCUTIDOS DURANTE O CURSO DE GRADUAÇÃO. (Kolb et. al. 1984)

  17. ESTÁGIO I • ESTÁGIO NÃO É EMPREGO. NÃO CRIA VÍNCULO EMPREGATÍCIO ENTRE AS PARTES E É REGULAMENTADA PELA LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA. IOB 40/93 , ÍTEM 09

  18. ESTÁGIO I EXPERIÊNCIA CONCRETATESTES DAS IMPLICAÇÕES OBSERVAÇÕESDOS CONCEITOS EM E REFLEXÕESNOVAS SITUAÇÕESFORMAÇÃO DE CONCEITOS ABSTRATOS E GENERALIZADOS CONHECIMENTO

  19. ESTÁGIO I PERÍODO DE ESTUDOS PRÁTICOS DO ALUNADO AO EXERCÍCIO DE CERTA PROFISSÃO LIBERAL. PERÍODO PROBATÓRIO, DURANTE O QUAL A PESSOA EXERCE UMA ATIVIDADE TEMPORÁRIA NUMA EMPRESA. ( APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA) Bianchi & Alvarenga - 2002

  20. ELABORAÇÃO DO PROJETO O PROJETO É UM TRABALHO DE APRESENTAÇÃO QUE TEM POR FINALIDADE GUIAR OS PASSOS DO ALUNO E DEMONSTRAR EM LINHAS GERAIS O QUE PRETENDE FAZER E ONDE QUER CHEGAR. ( Rudio – 1978 )

  21. ELABORAÇÃO DO PROJETO ACREDITA-SE POIS, QUE O ESTÁGIO INDEPENDENTEMENTE DE SER OBRIGATÓRIO, É UMA CHANCE PARA APROFUNDAR CONHECIMENTOS E HABILIDADES EM ÁREA DE INTERESSE DO ALUNO. Kolb et. al. 1984

  22. ELABORAÇÃO DO PROJETO POR SER UMA ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E CULTURAL NUMA SITUAÇÃO REAL DE VIDA E POSSIBILITAR AO ALUNADO APLICAR OU ADAPTAR O REFERENCIAL TEÓRICO, BÁSICO DESENVOLVIDO AO LONGO DO CURSO, ÊLE SE REVESTE DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA. Koll, et. al - 1984

  23. ELABORAÇÃO DO PROJETO APLICAR NA PRÁTICA OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS APREENDIDOS NO CURSO. AVALIAR A POSSIBILIDADE DE SUGERIR MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES. ENFRENTAR E CONHECER OS PROBLEMAS REAIS NA EMPRESA.

  24. ELABORAÇÃO DO PROJETO AVALIAR O MERCADO DE TRABALHO. APROFUNDAR NA ÁREA DE SEU INTERESSE. TESTAR SUAS DECISÕES E HABILIDADES. EXPERIMENTAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM RESPONSABILIDADE LIMITADA.

  25. DIRETRIZES DO ESTÁGIO OS TRABALHOS DE ESTÁGIO DEVERÃO SER DESENVOLVIDOS EM FUNÇÃO DAS EXIGÊNCIAS DAS ORGANIZAÇÕES, DIRECIONADAS AS ÁREAS DE INTERESSE DO ALUNO E DA UNIVERSIDADE.

  26. DIRETRIZES DO ESTÁGIO O ESTÁGIO DEVERÁ SER INTERPRETADO COMO PONTO CONVERGENTE DO CURSO, COM EXCELÊNCIA, PRATICIDADE E QUALIDADE.

  27. DIRETRIZES DO ESTÁGIO O TRABALHO DEVERÁ GERAR BANCO DE DADOS.

  28. DIRETRIZES DO ESTÁGIO AS HORAS DEDICADAS AO ESTÁGIO DEVERÃO SER DISTRIBUIDAS EM ATIVIDADES TEÓRICAS E DE CAMPO.

  29. DIRETRIZES DO ESTÁGIO O ESTÁGIO TERÁ UM ACOMPANHAMENTO PELO ORIENTADOR.

  30. DIRETRIZES DO ESTÁGIO O ESTÁGIO SÒMENTE SERÁ REALIZADO APÓS UM PROCESSO ACUMULATIVO, DE ACORDO COM O PROJETO PEDAGÓGICO APRESENTADO.

  31. DIRETRIZES DO ESTÁGIO CADA IES EDITARÁ SEU MANUAL DE ESTÁGIO.

  32. DIRETRIZES DO ESTÁGIO APÓS O TRABALHO FINAL DEVERÁ SER ELABORADO EM FORMA DE RELATÓRIO, CONFORME MODELO DA ABNT E DEFENDIDA EM BANCA EXAMINADORA.

  33. ESCOLHA DO TEMA QUE O TRABALHO SEJA PARA A ÁREA DE ADMNISTRAÇÃO DE RELEVÂNCIA, E TENHA UMA CORRELAÇÃO EM PELO MENOS DUAS DISCIPLINAS.

  34. ESCOLHA DO TEMA QUE SEJA VIÁVEL, CONSIDERANDO O ACESSO ÀS FONTES DE INFORMAÇÕES OU DADOS.

  35. ESCOLHA DO TEMA CONSIDERE O LIMITE DE TEMPO PARA A EXECUÇÃO DO ESTÁGIO ( EM GERAL TRÊS MESES ).

  36. ESCOLHA DO TEMA CONSIDERE OUTROS RECURSOS, COMO CUSTO, TEMPO PARA LEITURA E ORIENTAÇÃO.

  37. ESCOLHA DO TEMA • QUE SEJA TAMBÉM DE • INTERESSSE DA ORGANIZAÇÃO • ALVO DO ESTÁGIO É BUSCAR • TAMBÉM, QUALIDADE NAS • INFORMAÇÕES PARA A PESQUISA • ENTRE OS ENTREVISTADOS.

  38. ESCOLHA DO TEMA QUE SEJA DE COMUM ACORDO COM O ORIENTADOR.

  39. ESCOLHA DO TEMA QUE O ORIENTADOR DE PREFERÊNCIA, SEJA O TITULAR OU NA DISCIPLINA CORRETALA.

  40. COMPOSTO DO PROJETO O ESTÁGIO TERÁ: DELIMITAÇÃO DE ÁREA NA ADMINISTRAÇÃO, COMO: PESSOAL MARKETING FINANÇAS RH, MATERIAL, ETC. Roesch ( 1996:65)

  41. COMPOSTO DO PROJETO O ESTÁGIO TERÁ : DELIMITAÇÃO DE ÁREA De pesquisa aplicada, visando gerar soluções pra os problemas humanos. De avaliação de resultados. De pesquisa-diagnóstico que é a exploração do ambiente, identificando e solucionando os problemas. Roesch ( 1996:65)

  42. COMPOSTO DO PROJETO O ESTÁGIO TERÁ : DELIMITAÇÃO DO TEMA EX; MATERIAL - CLASSIFICAÇÃO FINANÇAS – FLUXO DE CAIXA PESSOAL – L. N. T. ( Rudio – 1978 )

  43. COMPOSTO DO PROJETO OBJETIVO GERAL SÃO AMPLOS E ESTÃO LIGADOS DIRETAMENTE AO CONHECIMENTO QUE SE PRETENDA ALCANÇAR, DESENVOLVER OU AMPLIAR COM O ESTÁGIO. ( Rudio – 1978 )

  44. COMPOSTO DO PROJETO OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR O USO DOS PROCESSOS LOGÍSTICOS JUNTO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA TRANSPORTADORA OU DISTRIBUIDORA. ( Rudio – 1978 )

  45. COMPOSTO DO PROJETO OBJETIVOS ESPECÍFICOS EX: A LOGÍSTICA VINCULADA A GESTÃO DA PRODUÇÃO PODE ALAVANCAR A PRODUTIVIDADE EM UMA FÁBRICA MOVELEIRA? ( Rudio – 1978 )

  46. ESCOLHA DO TEMA OBJETIVOS ESPECÍFICOS LEVANTAR O DESEMPENHO DA PRODUÇÃO COM O INTUITO DE ANALISAR O QUADRO DESSE SISTEMA, OU...

  47. ESCOLHA DO TEMA OBJETIVOS ESPECÍFICOS LEVANTAR AS AÇÕES DAS ATIVIDADES LOGÍSTICAS PARA MEDIR O DESEMPENHO NUMA FÁBRICA DE MÓVEIS, OU...

  48. ESCOLHA DO TEMA OBJETIVOS ESPECÍFICOS ANALISAR OS RESULTADOS OBTIDOS (VENDAS) E AVALIAR OS ASPECTOS RELEVANTES DO USO DA LOGÍSTICA COM SEU FOCO VOLTADO PRA PRODUÇÃO, OU...

  49. ESCOLHA DO TEMA OBJETIVOS ESPECÍFICOS MEDIR O DESEMPENHO SOBRE TODA A CADEIA LOGÍSTICA.

  50. ESCOLHA DO TEMA OBJETIVOS ESPECÍFICOS RESUMINDO : SÃO CONSIDERADOS OS DEGRAUS PARA ATINGIR O OBJETIVO GERAL.

More Related