220 likes | 379 Views
Curso de Administração disciplina: Metodologia Científica Profª Lucia Helena Amim Aula-10 (semana 18, 19 e 20 ). Sistema de redação e normas ortográficas. O seqüestrador foi preso pela polícia. Certo Errado 2) Quando ele para para estacionar o carro, não há vaga. Certo Errado
E N D
Curso de Administração disciplina: Metodologia Científica Profª Lucia Helena Amim Aula-10 (semana 18, 19 e 20) Sistema de redação e normas ortográficas
Oseqüestrador foi preso pela polícia. Certo Errado 2) Quando ele parapara estacionar o carro, não há vaga. Certo Errado 3) A auto-escola não abrirá no feriado. A) CertoB) Errado4) O aquecimento global ameaça as geleiras no Pólo sul. A) CertoB) Errado5) A geleia de morangos estava saborosa. A) CertoB) Errado
6) O goleiro foi heróico, mas o time perdeu. A) CertoB) Errado7) As consequências da crise mundial podem afetar o Brasil. A) CertoB) Errado8) O camelô teve a idéia de vender sorvete no inverno. A) CertoB) Errado9) Promotores públicos argúem contra os réus. A) CertoB) Errado10) O vento derrubou o chapéu do tropeiro. A) CertoB) Errado
11) A regra atual para acentuação no português do Brasil manda acentuar todos os ditongos abertos “éu”, “éi”, “ói” (como ‘assembléia’, ‘céu’ ou ‘dói’). Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas: a) Assembléia, dói, céub) Assembléia, doi, ceuc) Assembléia, dói, ceud) Assembleia, dói, céue) Assembleia, doi, céu 12) Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com acento circunflexo. Qual delas? a) Vôob) Crêemc) Enjôod) Pôdee) Lêem 13) Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente: a) bússola, império, platéia, cajú, Panamáb) bussola, imperio, plateia, caju, Panamac) bússola, imperio, plateia, caju, Panamád) bússola, império, plateia, caju, Panamáe) bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá
14) De acordo com as novas regras para o hífen, passarão a ser corretas as grafias: a) Coautor, antissocial e micro-ondasb) Co-autor, anti-social e micro-ondasc) Coautor, antissocial e microondasd) Co-autor, antissocial e micro-ondase) Coautor, anti-social e microondas 15) Qual das frases abaixo está redigida de acordo com a nova ortografia? a) É preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de infraestrutura recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.b) É preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de infra-estrutura recém-aprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.c) É preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de infraestruturarecémaprovado, ainda muito polêmico e com ajustes a fazer.d) É preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de infra-estrutura recém-aprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer.e) É preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto de infraestrutura recém-aprovado, ainda muito polêmico e com ajústes a fazer.
16) Em quais das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa? a) Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arquirrival, saúdeb) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saudec) Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúded) Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente, arqui-rival, saúdee) Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde
17) Identifique a alternativa em que um dos vocábulos, segundo o Acordo Ortográfico, recebeu indevidamente acento gráfico: a) céu – réu – véu;b) chapéu – ilhéu – incréu;c) anéis – fiéis – réis;d) mói – herói – jóia;e) anzóis – faróis – lençóis. 18) As sequências abaixo contêm paroxítonas que, segundo determinada regra do Acordo Ortográfico, não são acentuadas. Deduza qual é essa regra e assinale a alternativa a que ela não se aplica: a) aldeia – baleia – lampreia – sereia;b) flavonoide – heroico – reumatoide – prosopopeia;c) apoia – corticoide – jiboia – tipoia;d) Assembleia – ideia – ateia – boleia;e) Crimeia – Eneias – Leia – Cleia.
Citações As citações podem ser diretas ou indiretas. As diretas utilizam as próprias palavras do autor consultado. Ocorre, entretanto, diferentes maneiras de apresentá-las. Se a citação tem mais de três linhas trata-se de uma citação direta longa e deve ser apresentada em destaque com um recuo de 4cm e espaçamento entre linhas simples.
Uma citação direta que não ultrapassa três linhas é uma citação curta que deve ser inserida no próprio corpo do texto, entre aspas. A indicação da fonte deve sempre ser indicada no corpo do texto através do sistema de nota de rodapé ou do sistema autor-data.
Citando e referenciando: a chamada pelo nome do autor, quando feita no final da citação, deve apresentar-se entre parênteses, contendo o sobrenome do autor em letra maiúscula, seguido pelo ano de publicação e página em que o texto se encontra.Exemplo 1:“Não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude” (VAZ, 2008, p. 63).
Exemplo 2:Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”.
Exemplo 3:“Uma das referências mais conhecidas a respeito do conceito de padrão de projeto é o livro A TimelessWayofBuilding, escrito em 1979 pelo arquiteto Christopher Alexander” (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 289, grifo do autor).
Citação indiretaDepois de ler um artigo, você chegou a uma conclusão semelhante a do autor consultado. Mas por algum motivo pessoal, você não tem interesse em usar as mesmas palavras e exatamente a mesma estrutura que encontrou no artigo em questão. Nesse caso, você fará uma citação indireta, já que o seu texto teve como base uma obra consultada.Seguindo o mesmo formato de apresentação da citação direta, a indireta também deve conter o autor da frase citada, bem como o ano da publicação do artigo/livro. Apresentar a página em que o conteúdo se encontra é opcional.
Exemplos:Lancaster (1993, p. 6) aponta como um aspecto importante na recuperação das informações é a extensão dos conteúdos a serem indexados.Um aspecto importante na recuperação das informações é a extensão dos conteúdos a serem indexados (LANCASTER, 1993).
Citação de Citação Livros antigos e considerados clássicos em um assunto são importantes serem citados. Mas nem sempre eles estão disponíveis. Imagine um livro do ano de 1970, que foi publicado apenas nos Estados Unidos ou outro livro que, por algum motivo, você não tenha conseguido encontrar em livrarias, sebos e bibliotecas...
Você não teve acesso ao documento em seu formato original, mas, durante suas pesquisas, encontrou um autor que teve a sorte de ter em mãos o documento, e este fizera uma citação extremamente importante para o seu trabalho.
Exemplo de citação de citação (seguindo o modelo direto): Segundo Van Dijk (1983), citado por Fagundes (2001, p. 53), “no texto jornalístico é convencional apresentar-se um resumo do acontecimento abordado. Esse resumo pode ser expresso por letras grandes separadas do resto do texto ou na introdução no ‘lead’”.
REFERÊNCIAS Em obras como um todo: AUTOR DA OBRA. Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de publicação: Editor, ano de publicação. Número de páginas ou volume. (Série). Notas. A) Livros MARCH, J. Advanced organic chemistry: reactions, mechanisms and struture.3 ª ed. New York: Wiley, 1985. 1346 p.
B) AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, páginas inicial-final, mês e ano. EX: YOSHIOKA, Y. et. al. The estimation for toxicity of chemicals on fichby physico-chemicalpropperties. Chemosphere, v. 5, n. 2, p. 195-203, 1986.
C) PUBLICAÇÕES ON LINE Monografias consideradas no todo AUTOR. Título. Local (cidade): Editora, data. Disponível em: <endereço>. Acesso em: data. ISBN (se houver) Ex: MACHADO, Fernanda. Psicomotricidade na escola. São Paulo: Atlas, 2001. Disponível em: <htt p:// www.psico.com.br/pre> Acesso em: 20 mar. 2002.