1 / 15

Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho

Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho. Eng. Civil e de Seg. Trab. LUIS FIOROTTI Secretário SOBES. SOBES (SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA). FUNDADA EM 1971, É ASSOCIAÇÃO MAIS ANTIGA NO SEGMENTO.

lowri
Download Presentation

Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Prevenção e Riscos Segurança do Trabalho Eng. Civil e de Seg. Trab. LUIS FIOROTTI Secretário SOBES

  2. SOBES (SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA) FUNDADA EM 1971, É ASSOCIAÇÃO MAIS ANTIGA NO SEGMENTO DESTACA-SE NO CENÁRIO NACIONAL DA ÁREA DE ENSINO, NOS TRABALHOS TÉCNICOS E TAMBÉM PELO INTERCÂMBIO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES, HOJE, A SOBES VIVE UMA REFORMULAÇÃO, AGREGANDO CADA VEZ MAIS PARTICIPAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO.

  3. AESPES (ASSOCIAÇÃO ESPÍRITO-SANTENSE DE PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO) FUNDAÇÃO: 24 DE MAIO DE 2010 OBJETIVO: CONGREGAR OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM ÂMBITO ESTADUAL E REPRESENTAR A CLASSE DESSES PROFISSIONAIS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

  4. Engenharia de Segurança do Trabalho Definição É uma especialização na área da engenharia que tem como objetivo a proteção do trabalhador em todas as unidades laborais, no que se refere à questão de segurança do trabalho, inclusive higiene do trabalho.

  5. Histórico A Engenharia de Segurança do Trabalho é exercida desde 1972, quando a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) determinava as empresas manterem obrigatoriamente, serviço especializado em Segurança e em Higiene do Trabalho. A fiscalização era de responsabilidade de Departamento Nacional de Segurança e Higiene do Trabalho - DNSHT até novembro de 1985, quando foi sancionada a Lei n.º 7.410, onde passou a fiscalização do exercício profissional do Engenheiro, do Arquiteto na Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho para o Sistema CONFEA/CREAS.

  6. Engenharia de Segurança do Trabalho (Regulamentação) LEI Nº 5.194/66: Regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo, e dá outras providências. LEI 7.410/85:Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, e dá outras providências. RESOLUÇÃO 359/91 DO CONFEA: Dispõe sobre o exercício profissional, o registro e as atividades do Engenheiro de Segurança do Trabalho e dá outras providências. O Crea-ES tem em funcionamento a Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho – CEEST, reconstituída em 2014.

  7. Explosão provocada por perfuração de dutos de gás • Tubulação Perfurada Mobilizou: • Corpo de Bombeiros; • -Peritos da Engenharia; • -Peritos da Defesa Civil. • Fonte: http://esportes.terra.com.br/rumo-a-2012/videos/0,,383380.html

  8. Duto de Gás Gás Natural Canalizado Chega aos usuários de forma segura, além de ajudar a preservar o Meio Ambiente.

  9. Prevenção Prevenção – Identificar e Analisar riscos e propor medidas mitigadoras. O Engenheiro de Segurança tem como atribuições: - Analisar riscos, acidentes e falhas, investigando causas, propondo medidas preventivas e corretivas e orientando trabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custo; - Especificar e propor equipamentos, alterações no arranjo físico, obras e serviços nas instalações, procedimentos adequados, recomendações técnicas pertinentes a projetos e serviços de engenharia. - O setor de segurança e saúde tornou-se multidisciplinar e busca prevenir os riscos. - É necessária a antecipação dos riscos que envolvem a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho. - Reconhecer os riscos é uma tarefa que exige observação cuidadosa das condições ambientais, caracterização das atividades, entrevistas e pesquisas. - Adoção das medidas de controle, também se torna necessária para a etapa da prevenção.

  10. NBR 12.313 – Instalação de Gás Esta Norma estabelece que todos os dispositivos de segurança empregados nas instalações de sistemas de combustão sejam produzidos especificamente para uso com gás combustível e que possuam atestado de desempenho para a finalidade na qual será utilizado, emitido por órgão competente Nacional ou Internacional. O responsável pela operação e ou manutenção do equipamento consumidor de gás combustível tem por obrigação manter este equipamento operando com todos os dispositivos de segurança em perfeitas condições.

  11. Lei N°11.909/2009 Dispõe sobre as atividades relativas ao transporte de gás natural, de que trata o art. 177 da Constituição Federal, bem como sobre as atividades de tratamento, processamento, estocagem, liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural; altera a Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997; e dá outras providências.

  12. Decreto 7.382/2010 Regulamenta os Capítulos I a VI e VIII da Lei no 11.909, de 4 de março de 2009, que dispõe sobre as atividades relativas ao transporte de gás natural, de que trata o art. 177 da Constituição Federal, bem como sobre as atividades de tratamento, processamento, estocagem, liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural. 

  13. Energia • Hidroeletricidade • Eficiência Energética • Energia Elétrica • Petróleo e Etanol • “Descarbonização” da Matriz Energética • Perspectiva do Pré-Sal

  14. Termo de Referência • Monitoramento na rede de distribuição das Concessionárias que utilizam o subsolo da Cidade de Vitória/Estado do Espírito Santo, visando a detecção de possíveis riscos de acidentes. • Caixas de inspeção (CI’s) e câmaras transformadoras (CT’s) das Concessionárias; • A contratação Preventiva é necessária devido a possibilidade grande quantidade de acidentes, com danos materiais e vítimas, devido a explosões em CT ‘s e CI’s provocados na rede elétrica ou presença de gás combustível; • O Termo de Referência elaborado pela SOBES, objetiva orientar toda Empresa que venha a se habilitar a ser contratada; • Fazer medições com detectores de gás, para verificar a presença de Gases Inflamáveis; • Inspecionar as instalações subterrâneas de Concessionárias.

  15. Obrigado! Eng. Civil e de Seg. Trab. LUIS FIOROTTI Secretário SOBES sobes@sobes.org.br aespes2010@gmail.com www.sobes.org.br

More Related