1 / 10

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS. esev. aeep. SEMINÁRIO TEMÁTICO B. LITERACIA ESTATÍSTICA. 15 Outubro 2011 14:00 – 17:00. O número de acidentes, por mês, no IP5, foi, no período de Setembro de 1997 a Janeiro de 1998, o seguinte: 8, 9, 12, 13 e 12. esev. aeep. Para reflectir….

maalik
Download Presentation

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS esev aeep SEMINÁRIO TEMÁTICO B LITERACIA ESTATÍSTICA 15 Outubro 2011 14:00 – 17:00

  2. O número de acidentes, por mês, no IP5, foi, no período de Setembro de 1997 a Janeiro de 1998, o seguinte: 8, 9, 12, 13 e 12 esev aeep Para reflectir… Os resultados da sondagem (Jornal Expresso Nº 1547 de 22 de Junho de 2002) indicam 215 votos (51%) para Jamila Madeira e 208 votos (49%) para Filipe Costa.

  3. esev Na sua expressão mais simples, literacia estatística pode ser interpretada como uma habilidade de interagir eficazmente num ambiente de incerteza (não determinístico). (Branco e Martins, 2002) aeep Literacia estatística Pressupõe: • Perceber a necessidade de trabalhar com dados (compreendendo que dados não são unicamente números, mas números inseridos num determinado contexto), conhecendo a sua proveniência e a forma de os produzir; • Estar familiarizado com os termos e ideias básicas de Estatística Descritiva, nomeadamente métodos (medidas, tabelas e gráficos) para reduzir a informação contida nos dados; • Compreender noções básicas de Probabilidade; • Entender o mecanismo do processo inferencial, ao tomar decisões estatísticas. (Branco e Martins, 2002)

  4. esev aeep Não é criar especialistas em estatística. Mas… Formar cidadãos capazes de compreender os processos de recolha e análise de dados, de entender o que é um fenómeno aleatório e de criar modelos simples da realidade. O que se pretende?

  5. Scheaffercontesta o ensino da Estatística “como uma série de técnicas mais do que um processo de pensar acerca do mundo” (Scheaffer, 2000, p. 158) e, apesar de reconhecer a utilidade dos procedimentos técnicos, como ponto de partida, refere a necessidade de os ultrapassar, indo “para além da rotina, até à reflexão” (p. 158). Considera ainda que “a educação estatística moderna deve ter a análise de dados como ponto fulcral” (p. 159). esev aeep Estatística? Organização e tratamento de dados? Para Russell e Friel (1989), o trabalho com dados deve promover nos alunos o desenvolvimento de “hábitos de pensamento” (p. 141), nomeadamente, através do levantamento de questões, da formulação de conjecturas, da procura de padrões, da construção de teorias e da elaboração de previsões.

  6. De modo a privilegiar-se no ensino a compreensão dos conceitos e dos métodos de recolha e análise, em detrimento da simples execução de procedimentos, o atual programa fala em Organização e tratamento de dados, em vez de Estatística, que se desenvolve em torno dos seguintes tópicos: Pretende-se fortalecer a ligação entre a Matemática e a realidade com vista à educação para a cidadania. esev aeep Estatística? Organização e tratamento de dados?

  7. esev Propósito principal de ensino Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar dados organizados na forma de tabelas e gráficos, assim como de os recolher, organizar e representar com o fim de resolver problemas em contextos variados relacionados com o seu quotidiano. (p.26) aeep Programa de Matemática do Ensino básico

  8. Indicações metodológicas Abordagem. A aprendizagem deste tema deve ser alicerçada em actividades ligadas a situações do dia a dia. Os alunos lêem e interpretam tabelas e gráficos simples e formulam questõessobre um dado assunto, identificam os dados a recolher, e organizam, representam e interpretam esses dados com o propósito de dar resposta às questões formuladas. Em todas estas situações cabe ao professor estimular o questionamento, a tomada de decisões, o uso de linguagem apropriada e o sentido de rigor, de acordo com o nível de desenvolvimento dos alunos. (p.26) esev aeep Programa de Matemática do Ensino básico

  9. Há muitas situações do dia a dia e da vida familiar ou escolar dos alunos que podem suscitar questões interessantes para serem trabalhadas neste nível de ensino no âmbito da organização e tratamento de dados. A abordagem de vários conceitos deste tema pode ser feita a partir de investigações tendo por base características dos alunos da turma, por exemplo: cor dos olhos, gostos (de jogos, alimentos, livros, filmes), número de irmãos, altura, peso. A realização de investigações ou de projectos relacionados, nomeadamente, com o Estudo do Meio, também pode suscitar questões com interesse implicando a organização e tratamento de dados. Deste modo, este tema tem potencialidades para se fazerem conexões com outras áreas curricularese também com outros temas da Matemática. Nestes estudos, dada a sua natureza investigativa, é adequada a organização dos alunos em grupo. (p.26) esev aeep Programa de Matemática do Ensino básico

  10. esev aeep Fases do método estatístico Para resolver problemas que envolvem organização e tratamento de dados, os alunos devem ter em conta um conjunto de procedimentos: - Definição do problema/Formulação de questões; - Planificação do trabalho/Identificação dos dados a recolher; - Recolha organização e representação de dados; - Análise de dados e interpretação de resultados/Resposta ao problema.

More Related