520 likes | 742 Views
MANUAL DE CONDUTA EM. ESTRADA. OBJETIVO. Este manual tem como objetivo orientar e padronizar a forma como grupos de motociclistas devem proceder em estradas, escoltados ou não. Visando maior segurança e comunicação do grupo na condução de suas motocicletas.
E N D
MANUAL DE CONDUTA EM ESTRADA
OBJETIVO Este manual tem como objetivo orientar e padronizar a forma como grupos de motociclistas devem proceder em estradas, escoltados ou não. Visando maior segurança e comunicação do grupo na condução de suas motocicletas. Os Bodes do Asfalto Moto Clube e o Monte Cristo Moto Clube ficam isentos de quaisquer responsabilidades pela má interpretação e execução dos respectivos sinais, sendo que cada integrante conhece sua habilidade e o seu equipamento devendo zelar pela conduta sua e na possibilidade e oportunidade de sua condução auxiliar seus companheiros de viagem.
COMO VIAJAR EM GRUPO COM SEGURANÇA • Quando os motociclistas se aproximam o som dos motores chama a atenção de todos e cria uma expectativa de exibição. • Isto é bem visto quanto um grupo apresenta-se organizado, disciplinado e respeita a lei. • Para que isso aconteça os integrantes do grupo precisam e devem conhecer a linguagem dos sinais. • Existem variações de sinais que podem divergir do aqui exposto, mas o nosso intuito é de padronizar o máximo possível esses sinais. • Primeiramente é preciso estar disposto a se adaptar as hierarquias, regras de comunicação e sinais utilizados pelos Moto Clubes Monte Cristo e Bodes do Asfalto, Facção Zona Norte. • Para quem não suporta regras, recomendamos NÃO viajar em GRUPO. • A PADRONIZAÇÃO aumenta a segurança e a agilidade do grupo, formando uma unidade de “MOTOCICLISTAS” na estrada e não um “BANDO” de Baderneiros.
LOCAL DE ENCONTRO OU SAÍDA O local de encontro deverá ser um local de fácil acesso e de total segurança para facilitar a saída do BONDE, como por exemplo, um POSTO DE GASOLINA. Assim que chegar ao local certifique-se que a motocicleta esta abastecida. Locais de esquina, lombadas, curva ou de terras devem ser evitados. A saída do local deverá ser feita em fila indiana e na estrada entrar em formação “passos na areia”, ou fila indiana alternada, que será visto mais adiante.
“BRIEFING” (Breve Resumo) Minutos antes da saída o LIDER ou Coordenador do passeio fará um “BREAFING” com o grupo, informando quem será o auxiliar de Líder e o Anjo, os caminhos, as condições das pistas, a velocidade média do passeio, os locais de abastecimento, o tempo de parada nos postos, telefones das estradas, o local da DISPERSÃO e todas as informações relevantes do passeio. Na saída e na volta do passeio, far-se-á o “BRIEFING” para lembrar o local da dispersão.
LOCAL PARA DISPERSÃO Após o último evento de um passeio os integrantes devem voltar todos juntos, da mesma forma que iniciaram o passeio. Se alguém tiver compromisso, deve comunicar o LIDER da sua partida e sair sem dar “bandeira”, evitando não confundir os outros integrantes do passeio (ou seja, dar impressão que o passeio acabou antes da hora). Lembre-se: Todo passeio deve terminar num local para dispersão e despedidas afim de encerrar oficialmente o passeio. Esse local deverá ser informado no “BRIEFING”. Sempre recomendamos um local seguro, conhecido e de fácil visualização.
TELEFONES DAS ESTRADAS O coordenador do passeio deve informar os telefones das estradas do percurso. Alguns telefones são:
BONDE Denomina-se bonde o conjunto de motocicletas obedecendo uma determinada formação. O BONDE é composto primeiramente pelo LIDER e o AUXILIAR DE LÍDER, que é a segunda moto da formação, sempre ao lado direito da faixa de rolamento. Serão seguidos pelos demais integrantes do BONDE, formando o MIOLO, na formação “passos na areia” (veremos mais adiante). Fechando esse BONDE estará o AUXILIAR DE ANJO e por último o ANJO. Obs.: O LIDER e o ANJO não tem obrigação de estar em formação, pois precisam ter plena visão do grupo e também entre eles.
A responsabilidade de cada motociclista é vital para manter a segurança no BONDE e ao menor descuido ou desencontro pode terminar em desentendimentos, e o pior, em acidentes, prejudicando o passeio. Para que isso não aconteça a primeira regra é “NINGUÉM ULTRAPASSA NINGUÉM” e, uma vez estabelecida uma colocação ordenada do BONDE, ela deve ser mantida. A FORMAÇÃO HIERÁRQUICA DO “BONDE” LIDER AUXILIAR DE LIDER (Sempre a direita da faixa de rolamento) MIOLO ou MEIO: Integrantes, Novatos (meio Pacth) e convidados AUXILIAR DE ANJO ANJO
LIDER Aquele com mais experiência no momento, conhecedor das técnicas e dos caminhos e estradas, trabalha constantemente com a visão nos retrovisores e sempre que possível, estará contando se todos os integrantes estão na estrada. Ele deverá escolher seu auxiliar, AUXILIAR DO LIDER, para verificar se todos estão bem. Em caso de dúvida ele deve ir pessoalmente. Deverá observar as melhores condições de ultrapassagens e a colocação do grupo na estrada. A pista de rolamento em que ele estiver, todos deverão segui-lo. Ele, auxiliado pelo ANJO, determinará a velocidade do BONDE, visando sempre a segurança de todos.
AUXILIAR DE LIDER Segunda moto da formação (lado direito da faixa de rolamento). Esse, quando solicitado pelo LIDER, deverá auxiliá-lo em situações como: Verificação geral do BONDE; Substituir o LIDER quando por ele for solicitado. AUXILIAR DE ANJO Ele é escolhido pelo ANJO e devem trabalhar juntos constantemente, ou seja: Revezar as posições quando necessário; Avisar o LIDER na ocorrência de algum problema; Ficar na estrada para auxiliar aquele que parou sem qualquer aviso, enquanto o ANJO toma as devidas providencias. Esta atitude deve estar previamente acordada com o ANJO.
ANJO Esse cargo é escolhido pelo LIDER, pois e muito complexo e de grande responsabilidade. Exige um motociclista experiente que esteja em sintonia com o LIDER e que tenha uma moto potente para arrancadas bruscas e ágil bastante para andar quando for preciso alcançar o LIDER. O ANJO deverá alcançar o LIDER sempre pela pista esquerda, ultrapassar o LIDER e tomar a pista da direita. Quando o LIDER estiver emparelhado com ele, dá-lhe o recado. Após passar o BONDE o ANJO volta ao seu lugar. O ANJO tem que ter percepção para os seguintes momentos: • Saber o momento certo para sair da pista esquerda e dar passagem para um veículo de maior velocidade; • Ficar na esquerda para auxiliar aquele que parou sem qualquer aviso, enquanto o AUXILIAR DE ANJO avisa o LIDER; • Assegurar que todos cheguem ao seu destino.
TRICICLOS, CARROS E ÔNIBUS Esses veículos, devido ao tamanho, podem seguir o BONDE, mas sempre depois do ANJO. Eles tem liberdade de programar seu próprio plano de viagem, como abastecimentos e pontos de encontro. Os veículos devem manter-se a pelo menos 30 metros atrás do BONDE e, em hipótese alguma deverá intervir quando ocorrer quaisquer eventualidades com o BONDE. Deverá deixar isto para os ANJOS. Recomendamos que carros de apoio acompanhem o BONDE.
VISITANTE Todo integrante tem direito a convidar amigos para viajar junto com o BONDE, sob sua total responsabilidade. Recomendamos que o convidado seja apresentado ao LIDER ou Coordenador do Passeio, acompanhado por um integrante da comissão de integração e este deverá ler atentamente o GUIA DE SINAIS utilizado pelo Moto Clube. Impreterivelmente todos devem obedecer aos seguintes critérios: • Motos acima de 600 cc (Monte Cristo Moto Clube); • Cilindrada livre para o Bodes do Asfalto Moto Clube • Respeitar o ambiente familiar do Moto Clube.
O BONDE EM MOVIMENTO Na saída do passeio já deverá estar definido quem será o LÍDER, o Auxiliar de Líder, o Auxiliar de Anjo e o ANJO, combinando entre si o caminho, as paradas para abastecimento e as demais informações conforme “Briefing”. Para viajar em grupo a melhor opção de formação na estrada é a formação “PASSOS NA AREIA” ou “Fila indiana Alternada” (Fig. ao lado), ou seja, quando a moto da frente estiver do lado direito, você automaticamente deve ficar do lado esquerdo da pista de rolamento e assim sucessivamente, mantendo uma distância segura, que ira variar de acordo com a velocidade do BONDE. Nunca mude dessa posição, evitando, assim, o zig-zag para os demais motociclistas. Tudo com base na 2ª moto do BONDE, o AUXILIAR DO LIDER, que estará sempre do lado direito da pista de rolamento, atrás do LIDER. Motos barulhentas, com escapamento esportivo ou aberto, devem sempre se posicionar no final do grupo, à frente do AUXILIAR DO ANJO e do ANJO.
O BONDE EM MOVIMENTO cont... Na viagem em grupo, mantenha uma distância segura da moto a sua frente, que varia dependendo da velocidade do BONDE. A melhor forma de se calcular essa distância é quando a moto da frente passa por um determinado ponto escolhido por você na pista de rolamento. Assim a sua moto deverá passar pelo mesmo ponto somente após a contagem dos números 1001 e 1002 (Fig. ao lado). Dessa forma o grupo manterá uma distância uniforme de 2 segundos, facilitando também a visualização do LIDER.
O BONDE EM MOVIMENTO cont... Em caso da estrada não proporcionar a formação Passos na Areia devido as condições do asfalto ou pistas sinuosas, o LIDER deverá sinalizar redução de velocidade e o sinal para formação “Fila Indiana”, mantendo distância entre a moto a sua frente de 3 segundos (Fig. ao lado) e voltando à formação Passos na Areia oportunamente. Essa formação é utilizada também para ultrapassagens, pedágios ou nas infiltrações em corredores urbanos.
O BONDE EM MOVIMENTO cont... ULTRAPASSAGENS: Nas ultrapassagens, o LIDER irá determinar qual o melhor momento para fazê-la. Caso o movimento da estrada seja intenso e sem visão do ANJO, o LIDER deverá dar o sinal de Fila Indiana, permanecendo na faixa. Quando o LIDER sair para ultrapassagem, NÃO SIGNIFICA QUE TODOS DEVERÃO FAZÊ-LO NAQUELE MOMENTO. Ultrapassar com segurança, observar o BONDE e fazer sua ultrapassagem é de responsabilidade de cada um. Caso segmentar o BONDE junte-se novamente assim que possível. Em viagem, se você não é um dos LIDERES e nem um dos ANJOS, caso você observar que a moto que vai imediatamente a sua frente não consegue acompanhar o ritmo imposto, propiciando um espaço vazio segmentando o BONDE, você poderá ultrapassa-lo deixando-o aos cuidados do ANJO e de seu AUXILIAR.
O BONDE EM MOVIMENTO cont... PEDÁGIOS: Recomendamos que ao entrar nos pedágios, deve-se fazer o sinal de Fila Indiana momentos antes de passar na cancela. Nunca na Estrada! Ao passar pela cancela, o LIDER deve evitar acelerar muito e deverá manter-se na faixa da direita em uma velocidade compatível com o movimento da estrada. Isso ajuda a recomposição do grupo e também ao ANJO alcançar o BONDE ou o LIDER, se necessário. SEMÁFOROS: Quando para em semáforos, as motocicletas devem se unir paralelamente, duas a duas, antes da faixa de segurança, quanto houver (Fig. ao lado). Após o semáforo, o LIDER deverá observar se o BONDE voltou a formação anterior. Caso contrário, deverá fazer o sinal da formação necessária.
COMUNICAÇÃO DO BONDE Quando o BONDE estiver em movimento é praticamente impossível a comunicação verbal com os seus integrantes, sendo os sinais utilizados para essa finalidade. Utilizar sempre os sinais para indicar uma ação em movimento. Não adianta ficar ao lado de um companheiro gritando, pois ele não irá entender nada! Os sinais devem ser do conhecimento de todos os integrantes de um BONDE, pois de nada valerá se não for comum, sistemático e padronizado. Todos os pilotos, sem exceções, deverão repetir o sinal do LIDER ou daquele imediatamente a sua frente até chegar ao ANJO, o mais rápido possível! Os sinais são:
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... A T E N Ç Ã O Braço esquerdo estendido, mão para cima: Significa ATENÇÃO. Deve-se reduzir a velocidade e ficar alerta para qualquer eventualidade ou sinal. Esse sinal pode anteceder todos os demais.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... REDUZIR A VELOCIDADE Braço esquerdo estendido na horizontal com a palma da mão voltada para BAIXO, balançando o braço de cima para baixo sucessivamente. Esse sinal deve ocorrer antes do acinonamento do freio, quando possível. Após o sinal redobrar a atenção e prever novos sinais.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... AUMENTAR A VELOCIDADE Braço esquerdo estendido na horizontal com a palma voltada para CIMA, balançando o braço de baixo para cima sucessivamente.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... MUDANÇA DE DIREÇÃO Com o braço esquerdo dar o sinal de ATENÇÃO com a SETA LIGADA, indicando que o GRUPO vai tomar outra direção, de acordo com o lado que a SETA esta indicando.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... PISCA LIGADO Braço esquerdo estendido com os dedos para baixo, abrindo e fechando: Significa que a luz de pisca foi esquecida ligada.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... FAROL DESLIGADO Braço esquerdo estendido com os dedos em movimento para cima: Significa que o farol esta desligado (apagado). A Lei exige que os faróis estejam sempre acesos, mesmo durante o dia.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... CHUVA Braço esquerdo estendido como dedo indicador apontando para cima, seguido por um sinal com os dedos para baixo simulando “chuva”: Significa que há chuva pela frente e possível parada para colocação de capas de chuva. Reduzir a velocidade e procurar um local seguro como postos, bases policiais, pedágios, pátios, etc.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... FILA INDIANA Braço esquerdo flexionado acima da cabeça, mão espalmada e dedos unidos simulando uma barbatana de tubarão. Esse sinal é utilizado na entrada dos Pedágios, nos corredores urbanos epistas sinuosas.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... PASSOS NA AREIA Braço esquerdo flexionado acima da cabeça com os dois dedos, indicador e médio em forma de “V”: Significa que se deve formar fila em passos de areia, ou fila indiana alternada. Obs.: Pode haver semelhantes aos abaixo, com 2, 3 ou 4 dedos para cima: Significa que corresponderá ao nº de filas paralelas a serem formadas atrás do LIDER, mas isso só ocorre em eventos especiais (desfiles) e deverá ser informado a todos pelo LÍDER antecipadamente, no “BRIEFING”.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... LOMBADA Braço esquerdo estendido com a palma da mão voltada para baixo, simulando o contorno de uma lombada. Se estiver com GARUPA esta deverá executar esse sinal com os dois braços. Quando você estiver sobre a lombada, o dedo indicador deverá apontá-la. Antes deste, sinalizar com o sinal de “Reduzir a Velocidade”.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... VALETA Braço esquerdo estendido com a palma da mão voltada para baixo, simulando o contorno de uma valeta. Se estiver com GARUPA, esta deverá executar o sinal com os dois braços. Quando você estiver sobre a valeta, o dedo indicador deverá apontá-la. Antes deste, sinalizar com o sinal de “Reduzir Velocidade”.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... PISTA ESCORREGADIA É utilizado quando a pista apresentar sinais de areia, óleo ou estiver molhada. Com o braço flexionado e a palma da mão voltada para baixo, simulando um movimento de um “polimento”. Antes deste sinalizar para reduzir a velocidade.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... BURACOS OU DEFEITOS NA PISTA Buracos ou outros tipos de obstáculos devem ser sinalizados de forma apropriada, com a perna. Reduza a velocidade e procure desviar (se possível). O sinal deve ser feito apenas do lado da fila que tem o buraco. Se o buraco estiver na esquerda, todos da fila esquerda devem sinalizar, e os da direita ignoram, e proceder da mesma forma quando o buraco estiver na direita. Se o buraco estiver no meio as duas filas devem sinalizar. A garupa sinaliza apenas com as MÃOS fazendo o sinal com o braço esquerdo ou direito reto e com o dedo indicador apontando para o chão, do lado do buraco.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... POLÍCIA OU OBSTRUÇÕES NA PISTA Executar primeiramente o sinal de ATENÇÃO e depois o sinal de “Reduzir a Velocidade”. Este sinal é o mais utilizado para diversas situações como estreitamento de pista, máquinas na pista, consertos, animais, etc.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... RADAR: Estender o braço esquerdo e com o dedo indicador apontando para direção do Radar. Este sinal não é utilizado pelos Moto Clubes Federados (FMC). LIGAR MOTORES: Fazer pequenos círculos com o dedo indicador da mão esquerda apontando para cima. Este sinal é utilizado para ligar motores ou tocar as buzinas antes das saídas. Este sinal pode ser utilizado, também, na entrada de um estacionamento, informando estacionamento livre.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... ABASTECIMENTOS EM POSTOS DE GASOLINA Como sugestão, este posicionamento de 45 Graus nas bombas de combustível agiliza o abastecimento, evitando atrasos quando se tratar de um grande número de motocicletas no BONDE. Quando tiver mais de 20 motocicletas no BONDE pode-se organizar grupos de abastecimento separados, ou seja, uns abastecem enquanto outros vão para o lanche e banheiro. Depois se faz o rodízio. A saída dos postos deve ser em fila indiana, a fim de evitar congestionamento.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... ESTACIONAMENTOS E SAÍDAS Deve-se entrar no estacionamento em fila indiana e proceder o estacionamento conforme formação de chegada. Isso significa que o primeiro que chega deve estacionar sua motocicleta o mais próximo possível da saída, e assim sucessivamente. Isso facilitará a formação na volta para a pista. As motos devem ser estacionadas com intervalos de uma moto, a fim de evitar “efeito dominó”. As saídas devem ser feitas sempre em fila indiana. Na saída do BONDE, o ANJO e o Auxiliar do ANJO podem posicionar suas motos nas saídas do estacionamento a fim de sinalizar o trânsito local a reduzirem a velocidade. Eles devem ficar fora de suas motos chamando a atenção.
ESTACIONAMENTOS E SAÍDAS ESTACIONAMENTO EM BAIAS
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... FALTA DE COMBUSTÍVEL OU RESERVA O sinal é dado com a mão esquerda simulando um revolver e apontando sucessivamente para o tanque de combustível.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... PARADA NO ACOSTAMENTO Quando estiver parado no acostamento o motociclista deverá ficar do lado de fora da pista e atrás da defensa, mureta ou qualquer outra proteção existente, quando houver. Mantenha a lanterna e o pisca alerta acesos, guidão virado e moto engatada. A motocicleta deverá estar parada no acostamento paralelamente a pista, em fila única, NUCA NA TRANSVERSAL.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... SINAL DE SOCORRO O sinal de SOCORRO é colocar o PATCH do Moto Clube atrás da motocicleta, bem visível para que qualquer outro motociclista ou Moto Clubista o veja e o ajude. Se a pane não for elétrica, mantenha as lanternas acesas, piscas acesos, guidão virado e moto engatada. Utilizar os refletivos do capacete como se fosse um triângulo.
COMUNICAÇÃO DO BONDE cont... SINAL DA GARUPA A GARUPA deve fazer os seguintes sinais afim de ajudar o piloto nas suas manobras: LOMBADA, VALETA, BURACOS (Apontando com o dedo indicador o lado do buraco), RADAR e MUDANÇA DE DIREÇÃO. Deve-se evitar os demais sinais para não confundir o BONDE, pois ela não sabe o que o PILOTO irá fazer. Alguns sinais como LOMBADA e VALETA, a GARUPA faz com as duas mãos, conforme figura abaixo, nunca utilizando os pés. A participação da GARUPA nos sinais é essencial para aumentar a segurança do BONDE. Sinal de LOMBADA feito pela garupa
A SEGURANÇA DO BONDE Todos os integrantes do BONDE, sem exceções, devem se preocupar com a segurança, isto vai desde o momento em que você se dispõe a realizar os passeios/viagens até o momento de guardar sua moto na garagem, feliz por mais um passeio tranquilo, seguro e agradável. Essa segurança é composta pelas condições gerais de sua moto (mecânica, elétrica, pneus, lâmpadas e documentação) pelas suas vestimentas (Capacete, viseira, luvas inteiras e botas), pelas suas respectivas condições de saúde. Você deve estar disposto e em pleno gozo de suas capacidades físicas e mentais para realizar uma viagem com segurança
A SEGURANÇA DO BONDE cont... A Lei proíbe o uso do capacete do tipo “COQUINHO” e uso de viseiras FUMÊ a noite. Maiores detalhes veja no site: http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao203_06.pdf. Todos os capacetes devem possuir os respectivos refletivos, selo de conformidade do INMETRO ou etiqueta interna (Portaria INMETRO 392/07), conforme legislação atual (Resolução 203/07, 257/08 e 270/08 CONTRAN). É proibido dirigir sob influência de álcool conforme Lei SECA nº 11.705/08, ficando sujeito à pena de multa gravíssima, perda do direito de pilotar durante 12 meses, retenção da veículo, recolhimento da CNH e detenção de 06 meses a 03 anos.
ESCOLTAS POLICIAIS Quando necessitar de policiais: • Nas cidades, contate a ROCAM ou a Polícia Militar local, discar 190; • Nas estradas estaduais, contate a Polícia Militar Rodoviária Estadual, discar 190; • Nas rodovias federais, contate a Polícia Rodoviária Federal, discar 191. A solicitação de ESCOLTA é ato oficial e deve ser feito pela DIRETORIA.
19 DICAS PARA O DIA A DIA • Ande sempre equipado; • Farol aceso dia e noite; • Concentração é fundamental; • Pilote de forma defensiva; • Imprevistos mais comuns: Fechadas, Pedestres distraídos, Animais, Pipas (cerol), etc.; • Desenvolva o autocontrole; • Identifique as armadilhas: Piso Molhado, areia, Buraco, Óleo na Pista, etc.; • Viajar a noite NÃO! Principalmente onde você não conhece; • Enfrentando chuva; • Faixa de sinalização no piso. Devem ser evitadas, pois são lisas; • Olhe para frente! • Assaltos, um perigo a mais; • Pensamento POSITIVO; • Garupa ou co-piloto; • Patch; • Celulares, sempre tenha o nº dos integrantes que estão com você; • Curso de Conduta; • Bate-fica e Bate-volta. Os passeios oficiais sempre é os que estão sendo organizados pela Diretoria do seu moto clube; • Cuidados com a BEBIDA!