110 likes | 231 Views
PROJETO A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE. “A educação jesuíta tenta desenvolver nos alunos a capacidade de conhecer a realidade e avaliá-la criticamente.” (CE 58). J U S T I F I C A T I V A.
E N D
PROJETO A CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE
“A educação jesuíta tenta desenvolver nos alunos a capacidade de conhecer a realidade e avaliá-la criticamente.” (CE 58)
O desenvolvimento da ciência e tecnologia, a partir do século XII, favoreceu a produção de máquinas e equipamentos para exploração dos recursos naturais, caracterizando uma intervenção na natureza que vem deixando marcas profundas. A visão antropocêntrica que se desenvolveu desde então levou o homem a pensar que os recursos naturais seriam inesgotáveis, explorando-os de maneira desordenada, de acordo com seus interesses. • A chegada do capitalismo, a busca constante pelo lucro, o crescimento da população mundial levaram o homem a explorar, cada vez mais e sem medir consequências, o seu ambiente, com tudo aquilo que é imprescindível para a vida. • Considerando que a sociedade como um todo é parte integrada do meio em que vive, chegamos a um momento de decisão: a natureza não suporta mais, os recursos naturais estão ou até passaram do limite. • Diante desse fato o Colégio Santo Inácio de Fortaleza, ciente de sua função de formar verdadeiros cidadãos, lança o projeto “A caminho da sustentabilidade”, acreditando que, individualmente e coletivamente, podemos fazer a diferençae viver em harmonia com o planeta de uma forma sustentável.
O B J E T I V O G E R A L Estudar e refletir em conjunto sobre a questão ambiental, buscando novas possibilidades para recuperarmos o equilíbrio do meio ambiente, através de um desenvolvimento sustentável.
O B J E T I V O S • E S P E C Í F I C O S 1. Estudar os recursos naturais existentes e a degradação de nosso planeta causada pelo homem. 2. Conscientizar a comunidade educativa de que os recursos naturais são esgotáveis e que ela pode contribuir com a preservação através do uso consciente desses recursos.
3. Mostrar a possibilidade de desenvolvimento sustentável sem perda de tecnologia e qualidade de vida. 4. Desenvolver atitudes de consumo consciente. 5. Realizar ações concretas com a comunidade educativa, que favore-çam a sustentabilidade.
A questão ambiental é colocada como um tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais e deve ser trabalhada por todas as disciplinas. No CSI esse tema será trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento. A partir de um planejamento conjunto entre professores das várias disciplinas e níveis, poderemos ter uma dimensão maior sobre o estudo do meio ambiente e seus recursos, e levar nosso aluno à visão de todos os aspectos deste conteúdo, dando-lhe condições de refletir e construir uma consciência crítica, que o levará a ações concretas de mudança.