1 / 7

VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS O QUE TEMOS A VER COM ISTO?

VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS O QUE TEMOS A VER COM ISTO?. DEVEMOS CONCEBER A VIOLÊNCIA COMO UM CONJUNTO DE FENÔMENOS NÃO HOMOGÊNEOS E FRUTO DE DIFERENTES CAUSALIDADES A ANÁLISE DA VIOLÊNCIA VEM SEMPRE ACOMPANHADO DE INDIGNAÇÃO, O QUE NEM SEMPRE PERMITE UMA RELAÇÃO ANÁLITICA, CIENTÍFICA.

march
Download Presentation

VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS O QUE TEMOS A VER COM ISTO?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS O QUE TEMOS A VER COM ISTO? • DEVEMOS CONCEBER A VIOLÊNCIA COMO UM CONJUNTO DE FENÔMENOS NÃO HOMOGÊNEOS E FRUTO DE DIFERENTES CAUSALIDADES • A ANÁLISE DA VIOLÊNCIA VEM SEMPRE ACOMPANHADO DE INDIGNAÇÃO, O QUE NEM SEMPRE PERMITE UMA RELAÇÃO ANÁLITICA, CIENTÍFICA. • HÁ UMA TENDÊNCIA DE EXTERIORIZAÇÃO DOS FENÔMENOS VIOLENTOS • COMUMENTE ASSOCIA-SE A RESOLUÇÃO DOS FENÔMINOS VIOLENTOS A AÇÃO POLICIAL E JUDICIÁRIA • NÃO É POSSÍVEL SOLUÇÕES EMERGENCIAIS PARA OS FENÔMENOS VIOLENTOS

  2. MAUS-TRATOS QUE TIPO DE VIOLÊNCIA É ESTE? Todo ato ou omissão praticado por pessoas que deveriam cuidar da criança e adolescente e educá-los tais como pais,responsáveis pela guarda, professores, médicos-terminam por expor a criança e o adolescente a perigos que comprometem seu desenvolvimento saudável ou ameaça sua vida. Causando danos físicos, sexual e ou psicológico a vitima- implicando de um lado, numa transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, de outro, numa coisificação da infância, isto é numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.

  3. TIPOS DE MAUS TRATOS MAUS-TRATOS FÍSICOS È ENTENDIDO COMO O EMPREGO DE FORÇA FÍSICA OU ATOS DE OMISSÕES DE FORMA INTENCIONAL, NÃO ACIDENTAL CAUSANDO- LHE DIVERSOS TIPOS DE FERIMENTO, PODENDO DEIXAR MARCAS EVIDENTES OU NÃO. PODE SER TAMBÉM O ATO DE DISCIPLINAR QUE ATINGE O CORPO DA CRIANÇAADOLESCENTE OU SEJA, O EMPREGO DA FORÇA FÍSICA NO ATO DE DISCIPLINAR.

  4. ABUSO SEXUAL SITUAÇÃO EM QUE UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE É USADO PARA GRATIFICAÇÃO SEXUAL DE UM ADULTO OU ADOLESCENTE MAIS VELHO, BASEADO EM RELAÇÃO DE PODER. INCLUI MANIPULAÇÃO DA GENITÁLIA, MAMA, ÂNUS, EXPLORAÇÃO SEXUAL, VOYEURISMO, PORNOGRAFIA E EXIBICIONISMO E O ATO SEXUAL COM OU SEM PENETRAÇÃO, COM OU SEM VIOLÊNCIA.

  5. MAUS-TRATOS PSICOLÓGICOS DEFINE-SE COMO A INTERFERÊNCIA NEGATIVA DO ADULTO( OU PESSOA MAIS VELHA) SOBRE A COMPETÊNCIA SOCIAL DA CRIANÇA, PRODUZINDO UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO DESTRUTIVO. PELA SUTILEZA DO ATO E PELA DE EVIDÊNCIAS IMEDIATAS, ESTE TIPO DE VIOLÊNCIA É UM DOS MAIS DIFÍCIES DE CARACTERIZAR E CONCEITUAR, APESAR DE EXTREMAMENTE FREQUENTES.

  6. FORMAS MAIS PRATICADAS DE • MAUS TRATOS PSICOLÓGICOS: • REJEITAR- QUANDO NÃO SE RECONHECE O VALOR DA CRIANÇAADOLESCENTE, NEM A LEGITIMIDADE DE SUAS NECESSIDADES; • ISOLAR-QUANDO SE AFASTA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE EXPERIÊNCIAS COMUNS A SUA IDADE E MEIO SOCIAL; • ATERRORIZAR- QUANDO SE PRATICAAGRESSÕES VERBAIS INSTAURANDO CLIMA DE MEDO, ATEMORIZANDO-A E FAZENDO-A CRER QUE O MUNDO É HOSTIL.

  7. CORROMPER- QUANDO SE INDUZ A PROSTITUIÇÃO, AO CRIME E AO USO DE DROGAS . • IGNORAR- QUANDO NÃO SE ESTIMULA O CRESCIMENTO EMOCIONAL E INTELECTUAL; • PRODUZIR EXPECTATIVAS IRREAIS OU EXTREMADAS, EXIGÊNCIAS SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR, INTELECTUAL, ESPORTIVO E CULTURAL.

More Related