80 likes | 186 Views
SGI Sistema de Gestão Industrial. Movimentação de Materiais. Movimentação de materiais. Compra ( Aquisição de matéria-prima para utilização na produção ). Produção ( Transformação da matéria-prima em semi-acabados ou acabados ). Venda ( Comercialização dos produtos acabados produzidos ).
E N D
SGISistema de Gestão Industrial Movimentação de Materiais
Movimentação de materiais • Compra( Aquisição de matéria-prima para utilização na produção ). • Produção( Transformação da matéria-prima em semi-acabados ou acabados ). • Venda( Comercialização dos produtos acabados produzidos ).
Compra( Aquisição de matéria-prima para utilização na produção ). • Solicitação de Aquisição(Cotação / Requisição de material) • A “Solicitação de Aquisição” consiste em um documento que contem uma lista de materiais ou produtos a serem cotados com os fornecedores, que pode inclusive ser passado por e-mail para os mesmos, a partir do retorno dos fornecedores deve ser gerado um “Pedidos de Entrada” para cada fornecedor do qual será adquirido o material. Observar que os pedidos devem ser gerados (criados) a partir da própria “Solicitação de Aquisição” que possui funções especificas para isso com o objetivo de deixar todos os pedidos gerados vinculados a mesma. • Pedido de Entrada(Ordem de Compra) • O “Pedido de Entrada” é o documento que posteriormente se tornará a “Nota Fiscal de Entrada”, o pedido pode ser criado diretamente ou a partir de uma “Solicitação de Aquisição”, e possui o objetivo de ser enviado ao fornecedor como a confirmação da compra, anteriormente cotada ou não. • A função “Faturar” do pedido, tem o objetivo de transformar o pedido pronto e revisado em “Nota Fiscal de Entrada”. • Nota Fiscal de Entrada • A “Nota Fiscal de Entrada” é o documento que movimenta o ESTOQUE no sentido de entrada, ou seja, é um dos principais documentos que acrescem a quantidade do material adquirido. • É importante destacar a necessidade de uma checagem física dos materiais que chegaram a empresa, juntamente com seus respectivos lotes de fabricação.
Compra( Aquisição de matéria-prima para utilização na produção ). 1) Inicia-se a Solicitação com os materiais necessários a serem adquiridos. 2) A Solicitação é enviada aos fornecedores. Solicitação de Aquisição Produtos: X Y Z FORNECEDORES 3) Os fornecedores retornam as cotações com seus valores. 4) Define-se de quais fornecedores vai se adquirir os materiais, gerando um pedido para cada fornecedor diferente. 5) Envia-se o pedido a cada fornecedor como uma ordem efetiva de compra. Pedido de Entrada Produtos: X Y Z FORNECEDOR 6) O fornecedor emite a nota fiscal e a envia juntamente com o material. 7) O material é conferido juntamente com sua nota fiscal e seus lotes, então o pedido de entrada é FATURADO transformando-se na Nota Fiscal de Entrada que automaticamente alimentará o estoque. Nota Fiscal de Entrada Produtos: X Y Z ESTOQUE + X (adição de X) + Y (adição de Y) + Z (adição de Z) É muito importante salientar que no caso de ser controlado os lotes, deve-se sem exceção lançar os mesmos na nota fiscal já faturada, observando que a quantidade do material descriminado na NF deve ser igual ao total dos lotes do mesmo.
Produção( Transformação de matérias-primas em semi-acabados ou acabados ). • Ordem de Produção • Documento responsável pela transição de matérias-primas para semi-acabados ou acabados. • Ao ser iniciada, obtém do cadastro do produto a ser produzido a sua formulação que deve estar previamente definida, fazendo assim o cálculo da quantidade necessária de cada matéria-prima, sugerindo seus respectivos lotes mais antigos. • Antes de ser finalizada deve-se informar as quantidades e lotes reais que foram usadas de cada matéria-prima, e também a quantidade total do produto produzido. Havendo a necessidade ainda pode-se informar os retornos de materiais resultantes que não o produto de destino desejado. • Ao finalizar (mudar a situação para concluída), o sistema irá realizar as seguintes operações no ESTOQUE: • Subtração (SAÍDA) do estoque da quantidade de cada material informado na formulação. • Adição (ENTRADA) no estoque da quantidade de cada material informado em retorno. • Adição (ENTRADA) no estoque da quantidade do material produzido.
Produção( Transformação de matérias-primas em semi-acabados ou acabados ). 2) O Sistema verifica se existe materiais da formulação suficientes para a produção desejada, caso não, o mesmo inicia automaticamente um nova Solicitação dos produtos nescessários, dando ínicio a um novo ciclo do processo de compra. Solicitação de Aquisição Produtos: Y 3) Envia-se a Ordem para o setor físico de produção, onde esta deve ser preenchida corretamente com as quantidades e lotes realmente utilizados. 1) Inicia-se a Ordem de produção especificando qual o produto a ser produzido, e com a ralação dos materiais a serem utilizados no processo. Ordem de Produção Produto: X Formulação: Y Retorno: Z SETOR FÍSICO DE PRODUÇÃO ESTOQUE - Y (subtração de Y) 4) Ao retornar do setor fisico de produção a ordem é conferida, atualizada, corrigida e concluída. 5) Ao efetuar a conclusão da ordem está irá retirar do estoque as quantidades dos materiais informados na formulação. ESTOQUE + X (adição de X) + Z (adição de Z) 6) Juntamente com o fechamento ocorre a alimentação da quantidade do material produzido e dos retornos especificados (caso informado). É muito importante salientar que no caso de ser controlado os lotes, deve-se sem exceção lançar os mesmos na ordem de produção, observando que a quantidade do material descriminado na formulação deve ser igual ao total dos lotes utilizados realmente.
Venda( Comercialização dos produtos acabados produzidos ). • Pedido de Saída(Orçamento para o Cliente) • O “Pedido de Saída” é o documento que posteriormente se tornará a “Nota Fiscal de Saída”, o pedido pode ser criado diretamente ou a partir de uma “Proposta”, e possui o objetivo de ser enviado ao Cliente informando os valores dos produtos solicitados pelo mesmo. • A função “Faturar” do pedido, tem o objetivo de transformar o pedido pronto e revisado em “Nota Fiscal de Saída”. • Nota Fiscal de Saída • A “Nota Fiscal de Saída” é o documento que movimenta o ESTOQUE no sentido de saída, ou seja, é um dos principais documentos que subtraem a quantidade do material retirado do estoque. • É importante destacar a necessidade de uma checagem física dos materiais que serão enviados ou entregues, juntamente com seus respectivos lotes de fabricação.
Venda( Comercialização dos produtos acabados produzidos ). 1) O Cliente solicita o orçamento de materiais que deseja adquirir. 2) O Pedido é iniciado e elaborado, posteriormente sendo enviado ao cliente para confirmação. Pedido de Saída Produtos: X Y Z CLIENTE 3) O Cliente retorna a confirmação do pedido. 4) O Pedido é faturado, transformando-se na Nota Fiscal de Saída a qual retira do estoque o material especificado. Nota Fiscal de Saída Produtos: X Y Z ESTOQUE - X (subtração de X) - Y (subtração de Y) - Z (subtração de Z) 5) O material é separado e enviado ao cliente juntamente com a Nota Fiscal. É muito importante salientar que no caso de estar sendo controlado os lotes, deve-se sem exceção lançar os mesmos na nota fiscal já faturada, observando que a quantidade do material descriminado na NF deve ser igual ao total dos lotes do mesmo.