1 / 34

SUPRIMENTO DE FUNDOS

SUPRIMENTO DE FUNDOS. Marta Maria dos Santos Wander Luiz Pinali Seção de Contabilidade – CEFET-M G. CONCEITO.

mattox
Download Presentation

SUPRIMENTO DE FUNDOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SUPRIMENTO DE FUNDOS Marta Maria dos Santos Wander Luiz Pinali Seção de Contabilidade – CEFET-MG

  2. CONCEITO Suprimento de fundos é o adiantamento de numerário colocado à disposição de uma repartição, a fim de dar condições de realizar despesas que, por sua natureza ou urgência, não possam aguardar o processo normal de compras ou da contratação de serviços.

  3. PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DO CARTÃO Autorização do Gestor de sua Unidade e Ordenador de Despesas por escrito. Preenchimento do formulário de cadastro de portador do Cartão Corporativo. Cópias dos documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço atual. www.cefetmg.br/formularios/suprimento_de_fundos_atualizado.doc

  4. RESPONSABILIDADE • É de responsabilidade do Portador (Suprido) a guarda e uso pessoal e intransferível do cartão.

  5. CONCESSÃO No ato da concessão de Suprimento de Fundos constará, obrigatoriamente: • Identificação da motivação do ato esclarecendo as demandas da unidade (finalidade). • Definição dos valores compatíveis com a demanda. • Período de aplicação. • Prazo para prestação de contas. www.cefetmg.br/formularios/concessaodesuprimento.xls

  6. IDENTIFICAÇÃO DAS DESPESAS Aquisição de material de consumo. Prestação de serviços pessoa jurídica. Passagem terrestre e pedágios. Taxas públicas.

  7. PRAZOS Utilização dos recursos: até 90 dias, contados a partir da data da concessão, e não ultrapassará o término do exercício financeiro. Prestação de Contas: até 30 dias, contados a partir do 1º dia após o prazo de utilização.

  8. Gestor da Unidade Ordenador de Despesas Suprido COPLAN DAFC Banco Seção Contábil Prestação de Contas Utiliza o recurso Disponibiliza os recursos Suprido

  9. RESTRIÇÕES AO SUPRIDO Não se concederá suprimentos de fundos a: • responsável por dois suprimentos; • servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outro servidor; • responsável por suprimentos de fundos que, esgotado o prazo, não tenha prestado contas de sua aplicação; • servidor que não prestou contas no prazo regulamentar ou que teve suas contas recusadas ou impugnadas.

  10. CRITÉRIOS PARA UTILIZAÇÃO É vedada a realização de despesa sem prévio empenho (Artº 60 da Lei 4.320). É vedada aquisição de material permanente. É vedado o fracionamento de despesas. Composição dos documentos. Recolhimento ISSQN nas faturas de serviços de Belo Horizonte.

  11. IDENTIFICAÇÃO DOCUMENTAL

  12. Isento ISSQN

  13. ISSQN

  14. Recolhimento do ISSQN

  15. CPF 528.621.196-87

  16. PRESTAÇÃO DE CONTAS O Suprido,depois de encerrado os prazos, deverá apresentar os comprovantes dos gastos devidamente atestados por outro servidor que tenha conhecimento das condições em que foram efetuados. O Servidor é obrigado a prestar contas da aplicação dos recursos recebidos dentro do prazo. Se não o fizer, procederá automaticamente a tomada de contas. www.suprimento.cefetmg.br

  17. EXCEPCIONALIDADESAQUE O detentor do cartão somente poderá utilizá-lo para saque mediante justificativa formal por cada ocorrência do fato, e autorizado pelo Ordenador de Despesas, sendo de inteira responsabilidade deste e do Suprido este tipo de concessão.

  18. Portaria SE - MEC nº 653SAQUE Publicado no DOU nº 101 Seção 1, pág.25 de 29.05.2008, trata da autorização aos Órgãos e Entidades vinculadas ao MEC a realizar despesas com Suprimento de Fundos através do CPGF na modalidade de saque até o limite de 20% do total da despesa anual do Órgão efetuada com Suprimento de Fundos.

  19. ESTUDO DE CASO

  20. LEGISLAÇÃO • Base Legal - Art.68 e 69 da Lei 4.320 de 17 março de 1964, Decreto nº5.355 de 25 de janeiro de 2005. • Base Administrativa – Instrução Normativa nº 04 de 30 de agosto de 2004, Portaria 95 de abril de 2002. • Macro Função 02.11.21 Manual SIAFI.

  21. DIFICULDADES Desconhecimento da Legislação. Realização de despesas sem prévio empenho. Identificação de Documento hábil. Ausência de consultas formais aos Setores do Almoxarifado e Patrimônio antes de adquirir materiais. Ausência de recolhimento do ISSQN.

  22. CONTROLE INTERNO Marta Maria dos Santos Morais marta@adm.cefetmg.br Wander Luiz Pinali wpinali@adm.cefetmg.br Tel. (31) 3319-7038 – 3319-7040

More Related