1 / 16

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA. Cenário da Fisioterapia. Modelo de saúde que baseava-se no tratamento específico das doenças; E voluindo seus métodos, suas técnicas, suas formas de atenção à saúde e desde então vem crescendo aos "olhos" da sociedade;

minor
Download Presentation

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

  2. Cenário da Fisioterapia • Modelo de saúde que baseava-se no tratamento específico das doenças; • Evoluindo seus métodos, suas técnicas, suas formas de atenção à saúde e desde então vem crescendo aos "olhos" da sociedade; • A prevenção, a cura e a reabilitação funcional de distúrbios; • “Popularidade" da profissão em alta; • Contemporaneidade.

  3. CENÁRIO DA FISIOTERAPIA • As transformações sociais que vêm ocorrendo, provocam mudanças profundas no mundo do trabalho; • Novas exigências em relação ao desempenho dos profissionais; • As palavras de comando na nova economia são: informação, conhecimento, comunicação, talentos, capital humano.

  4. O QUE É FISIOTERAPIA? É a ciência que estuda, previne e trata os distúrbios do movimento e conseqüentemente a sua função nos órgãos e sistemas do corpo humano, causados por doenças genéticas, adquiridas ou traumas. Fundamenta seus estudos na biologia, nas ciências morfológicas e fisiológicas, nas patologias de órgãos e sistemas, na bioquímica, na biofísica, na biomecânica e na cinesiologia.

  5. O QUE FAZ O FISIOTERAPEUTA? Previne aparecimento de doenças, através da promoção de saúde e de orientações individuais ou grupais (agente da prevenção); Realiza consulta fisioterapêutica, formulando o diagnóstico cinesiológico funcional; Realiza o tratamento fisioterapêutico.

  6. MERCADO DE TRABALHO As mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho transformaram radicalmente o conceito de “Competência Profissional”. Mais que um diploma e o conhecimento é preciso buscar aCAPACITAÇÃO PROFISSIONALe estar aberto para novas opções de trabalho.

  7. ATITUDES Para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, o profissional precisa cumprir duas exigências fundamentais: • Ter uma sólida formação geral; • Boa educação profissional.

  8. EMPREGABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO Mais do que a escolha do curso, ninguém deve perder de vista é a necessidade de estudar muito. Não existem profissões do Futuro. Existem mercados Promissores para profissionais competentes

  9. EMPREGABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO Mais do que a escolha do curso, ninguém deve perder de vista é a necessidade de estudar muito Somente quem estuda com afinco consegue acompanhar esse ritmo A formação generalista é muito importante.

  10. PERFIL DO PROFISSIONAL NA ERA DO CONHECIMENTO Liderança Boa comunicação Cultura geral Domínio de informática e idioma Comunicação Autoconfiança e pro atividade Curiosidade Criatividade Otimismo Flexibilidade

  11. DECRETO LEI N. 938 - DE 13 DE OUTUBRO DE 1969 Jornada de 30 horassemanais de trabalho, de acordo com a Lei nº 8.856/94. RESOLUÇÃO nº 232, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2002 (D.O.U. Nº 40, DE 28/02/02, SEÇÃO I, PÁGINAS 194/195) Dispõe sobre o Símbolo Oficial da Fisioterapia. Serpente há milênios, está associada à sabedoria, a transmissão e a utilização do conhecimento apreendido de forma sábia. O raio é utilizado desde a antiguidade para transmitir e identificar de forma consciente, os valores e práticas corretas de vida.

  12. ASPECTOS INERENTES Á ATUAÇÃO O conhecimento está ligado ao“ saber fazer “, as habilidades, ao“poder fazer” e as atitudes, ao “querer fazer”.

  13. ÁREAS DE ATUAÇÃO GENERALISTA ESPECIALISTA ESPECIALIZAÇÕES Acupuntura Fisioterapia Dermato-Funcional Fisioterapia Esportiva Fisioterapia do Trabalho Fisioterapia Neuro-Funcional Fisioterapia Onco-Funcional Fisioterapia Respiratória Fisioterapia em Terapia Intensiva Fisioterapia Traumato-Ortopédica Osteopatia e Quiropraxia Fisioterapia Urogineco-Funcional Fisioterapia em Saúde Coletiva

  14. ATUAÇÃO CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA SAÚDE PÚBLICA (NASF, UBS e PSF)‏ HOSPITAIS (Enfermarias, UTI’s adulta e neonatal)‏ ACADEMIAS E CONSULTÓRIOS FISIOTERAPIA CLUBES DE FUTEBOL ATENDIMENTOS DOMICILIARES (HOME CARE)‏ FACULDADES PÚBLICAS E PRIVADAS

  15. “QUANDO O QUERER É COMPLETO, O TRABALHO SE TORNA UM LAZER” (SANTO AGOSTINHO). OBRIGADO!

More Related