220 likes | 353 Views
AULA TÉCNICA 01 2006. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CFI AUTOLATINA. AULA PARTE 1/3 INTRODUÇÃO. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC. TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
E N D
AULA TÉCNICA 01 2006 INSTRUTOR: SCOPINO
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CFI AUTOLATINA AULA PARTE 1/3 INTRODUÇÃO SCOPINO TREINAMENTOS
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
Já tivemos aulas sobre sistemas de injeção eletrônica: LE JETRONIC - SPI – MULTEC 700 Agora veremos: Injeção Eletrônica CFI - FIC Linha AUTOLATINA VW - FORD
CFI Trata-se de um sistema fabricado pela FIC (Ford Industria e Comércio), e com apenas um injetor para alimentar o motor de 4 cilindros. CFI = Central de Injeção de Combustível Não possui lâmpada de diagnóstico no painel, mas por ser um sistema digital, permite a comunicação via scanner ou até mesmo o códigos de piscadas, através de uma lâmpada colocada no conector de diagnósticos.
A ESTRATÉGIA BÁSICA E C U SINAIS DE ENTRADA SINAIS DE SAÍDA
A APLICAÇÃO Este sistema está aplicado na linha Autolatina (holding que incluía as linhas VW e FORD): Família GOL – PARATI Família ESCORT – LOGUS – POINTER – VERONA - PAMPA Família SANTANA – QUANTUN –ROYALE - VERSAILLES de 1994 à 1996 Trata-se de um sistema monoponto digital. Por questões de níveis de poluentes, não atende a FASE III do PROCONVE.
O PRINCÍPIO Este sistema possui sensores e atuadores ligados à ECU, e por ser um sistema digital, é possível a substituição de sinal de todos os sensores (exceção o sensor de rotação / dentro do distribuidor), também possui códigos de falhas registradas em memória de defeitos passados e presentes através de scanner, ou pelo código de piscadas (colocando lâmpada no conector).
O FUNCIONAMENTO Neste sistema temos uma única válvula injetora, chamado de monoponto ou single point. É justamente o controle deste atuador o principal controlado pela ECU (60 pinos), o TI = Tempo de Injeção. A ECU recebe as informações de vários sensores, processa-as e comanda os atuadores, controlando a injeção e o mapeamento do ponto de ignição.
MÓDULO TFI Neste sistema temos um módulo de ignição, que serve para comandar a bobina (fechamento do primário) enquanto a ECU não assume este mapeamento.O SHORTING PLUG serve como interruptor desta comunicação, portanto serve também para a regulagem do ponto de ignição.
MÓDULO TFI SHORTING PLUG
PERGUNTA QUAL É O PROCEDIMENTO PARA A REGULAGEM DO PONTO DE IGNIÇÃO ?
RESPOSTA .AQUECER O MOTOR .MANTER EM MARCHA LENTA .RETIRAR O SHORTING PLUG .COM A PISTOLA ESTROBOSCÓPICA AJUSTAR O PONTO ALTERANDO O DISTRIBUIDOR .REINSTALAR O PLUG
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA CFI – PARTE 2/3Instrutor Scopino
E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO