140 likes | 358 Views
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO. Wanda Horta. Wanda Horta.
E N D
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Wanda Horta
Visando o bem estar do paciente e um ciclo para sua recuperação, desenvolveu-se ao longo de vários séculos até chegar na atualidade, diversas formas de cuidados para tratar-se de pessoas adoentadas, mas de umas décadas para cá tivemos um grande desenvolvimento científico, o que ajudou a enobrecer ainda mais esta arte do cuidar.
Uma pessoa muito importante e dedicada a enfermagem,com certa ênfase na cooperação e co-relação enfermagem-ciência aplicada ao ser humano, que em vista disto deixou de ser um simples indivíduo e passou a ser um ser humano com temores, dificuldades, problemas emocionais os quais deveriam ser analisados,
avaliados e cuidados caso a caso, eis ai que entrou WANDA DE AGUIAR HORTA, uma pessoa muito inteligente, e voltada para uma forma de ver a enfermagem não como um atendimento, mas sim uma forma mais humana de como tratar, cuidar e observar os resultados com base nos métodos que foram aplicados, neste momento passou-se a desenhar-se o padrão de enfermagem aplicado hoje.
Na teoria de Wanda de Aguiar Horta vemos, que o processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando a assistência do ser humano.
O primeiro passo é: Histórico de enfermagem, roteiro sistematizado para o levantamento de dados do ser humano que torna possível a identificação de seus problemas, convenientemente analisados e avaliados, levam ao segundo passo.
·O segundo passo é:Diagnóstico de enfermagem, que é a identificação das necessidades do ser humano que precisa do atendimento e a determinação dada pela enfermeira do grau de dependência deste atendimento em natureza e extensão.
O terceiro passo:O Plano assistencial, que é a determinação global da assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido, sendo este sistematizado ( orientação, ajuda e execução de cuidados a fazer).
O quarto passo: Plano de cuidados, ou prescrição de enfermagem, que seria a implementação do plano assistencial diário, que coordena a ação da equipe de enfermagem na execução dos cuidados ao atendimento das necessidades básicas e específicas do ser humano, cuidado e avaliado sempre.
O quinto passo: Evolução da enfermagem, relato diário verificando-se a evolução, é possível avaliar a resposta do ser humano à assistência de enfermagem implementada.
O sexto passo : Prognóstico de enfermagem, estimativa da capacidade do ser humano em atender suas necessidades básicas.
Vemos então, hoje em dia um enfermeiro tem que não apenas medicar, mas sim avaliar, observar se existem formas ou atitudes específicas neste ser humano, determinar o cuidar , verificar e obter resultados, que por si consigam equilibrar tanto emocional quanto fisicamente este ser humano.