130 likes | 365 Views
Romanos Capitulo 4,5,6. Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ. => Vamos dividir em três partes para uma melhor entendimento.
E N D
Romanos Capitulo 4,5,6 Introdução - Nos capítulos seguintes o Apóstolo Paulo trata sobre o principal tema de Romanos - A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.
=> Vamos dividir em três partes para uma melhor entendimento. I- Capítulo 4. A justificação pela Fé tem sua base nas escrituras. O Apóstolo vai buscar a figura de um homem no antigo testamento para dar base a seu ensino - ABRAÃO. 1)O que aprendemos com isso? Todo o nosso ensino tem que ter a sua base nas escrituras e não no nosso próprio entendimento.
2)Porque Abraão é usado para justificar doutrinas no Novo Testamento? Porque Abraão foi o pai da Fé, o pioneiro no caminho das promessas de Deus. Ele é citado por Jesus, Paulo e na carta aos Hebreus. • Obs: algumas questões no novo testamento são entendidas com base em Abraão, tipo: DIZIMO. Hebreus. 7.4-8
3)Passos dados por Abraão que o tornaram justo diante de Deus: - Creu em esperança contra a esperança. Rm 4.18 - Não enfraqueceu na Fé. Rm 4.19 - Não duvidou da promessa de Deus por incredulidade. Rm 4.20 - descansou na fidelidade de Deus. Rm 4.21
4)Aprendemos com o Apóstolo Paulo que ninguém é justificado por obras e sim pela fé. Não é pelo que fazemos e sim pelo que ele fez. Rm 4.1,5 Obs: Não Somos salvos por termos uma vida devocional, mais, temos uma vida devocional por sermos salvos.(exemplo - o ladrão na Cruz).
II - Capitulo 5.Continuação da doutrina da justificação pela fé e o resultado-PAZ COM DEUS. Rm 5.1 Porque paz com Deus? Porque nos éramos inimigos de Deus por causa do pecado de Adão. Na Cruz fomos reconciliados com Deus. (entenda, na Cruz e não na ressurreição). Rm 5.10 Obs- esta reconciliação vem do grego Katalassō significando mudar mutuamente.
Vejamos as três faces da paz com Deus: 1) Paciência. Rm 5.3 - É muito mais do que esperar, é ter tranquilidade na espera. Descansar. 2) Experiência. Rm 5.4 - Crescimento, amadurecimento. 3) Esperança. Rm 5.4 - Certeza do esperado. Obs: Para começarmos a tratar sobre isto, precisamos entender que tudo começa com a tribulação.
III - Capitulo 6.Continuação sobre a justificação pela fé, e agora, o poder da GRAÇA DE DEUS sobre o pecado. Exaustivamente Paulo aborda neste Capítulo a nossa nova posição em Deus - REMIDOS PELO SANGUE DE JESUS. - Desfazendo um grande mau entendido: Porque não somos pecadores remidos? Resposta: Porque pecador significa VIVER ESCRAVIZADO PELO PECADO RM 6.17,18 e 20, ao passo que remido significa COMPRADO DA ESCRAVIDÃO POR UM PREÇO, Rm 6.22
Concluímos mostrando os quatro benefícios da graça de Deus no verso 22. São eles: 1) Libertação do pecado - Não que você deixe de pecar, mais sim o pecado perde as forças sobre a sua vida porque agora você esta morto Rm 6.11 2) Servos de Deus - É o servo da orelha furada. Aquele que serve por livre vontade. 3) Gerando fruto para santificação - Esse é o fruto que mostra a nossa mudança genuína. Gl 5.22 4)Vida eterna - Eternidade com Deus.