1 / 32

PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL

PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL. RECIFE PESQ. Nº 001/2011. INTRODUÇÃO

neona
Download Presentation

PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PESQUISA MENSAL DE EXPECTATIVA DE CONSUMO: SETOR HABITACIONAL RECIFE PESQ. Nº 001/2011

  2. INTRODUÇÃO O extrato Estudo de Mercado da Pesquisa Mensal de Expectativa de Consumo do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (PMEC-IPMN), do mês de Janeiro de 2011, apresenta algumas das características e tendências do mercado da habitação do município de Recife. Tais informações são úteis para os vários segmentos do setor habitacional: construtoras, imobiliárias, corretores, agentes do sistema financeiro, etc. Pois tal trabalho fornece informações a respeito das perspectivas e preferências do consumidor recifense. Logo, tais informações podem apoiar e subsidiar a formação de estratégias empresariais em concordância com as tendências da demanda.

  3. ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Cidade do Recife. DATA DA COLETA: As entrevistas foram realizadas no período de 04 e 05 de janeiro de 2011. UNIVERSO: Pessoas com 16 anos ou mais de idade residentes na área de abrangência. AMOSTRA: A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em três estágios. No primeiro estágio foram sorteados os municípios. No segundo estágio foram sorteados os setores censitários e em seguida é selecionado um número fixo de pessoas segundo cotas amostrais das variáveis sexo e faixa etária. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 818 entrevistas. CONFIABILIDADE: O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 3,5 pontos percentuais. FONTE: A amostra foi definida com base nas fontes oficiais de dados: Censo IBGE e TRE.

  4. Perfil dos entrevistados: Sexo

  5. Perfil dos entrevistados: Faixa etária

  6. Perfil dos entrevistados: Grau de instrução

  7. Perfil dos entrevistados: Renda individual

  8. Perfil dos entrevistados: Renda familiar

  9. Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia

  10. Perfil dos entrevistados: Religião

  11. Perfil dos entrevistados: Estado civil

  12. Perfil dos entrevistados: Você tem filhos?

  13. Perfil dos entrevistados: Se SIM, quantos?

  14. Perfil dos entrevistados: Você é a principal fonte de renda de sua família/casa?

  15. Perfil dos entrevistados: Grau de instrução do chefe de família:

  16. Perfil dos entrevistados: Classe sócio-econômica

  17. Você possui casa própria?

  18. Você pretende adquirir um imóvel?

  19. Se SIM, daqui a quanto tempo?

  20. Que tipo de imóvel você pretende comprar?

  21. Qual o tempo de uso do imóvel que você pretende adquirir?

  22. Se usado, até quanto tempo de uso?

  23. Qual a quantidade dos seguintes itens que o seu futuro imóvel deve ter?

  24. Quais itens opcionais seu imóvel deve possuir?

  25. Que forma de pagamento você pretende utilizar na compra do seu imóvel?

  26. O imóvel que você pretende adquirir deve localizar-se em que cidade do Estado?

  27. Se for em Recife, em qual bairro?

  28. De que forma você costuma procurar seu imóvel? Se em jornais, qual o jornal?

  29. CONSIDERAÇÕES • Dentre os consumidores que já possuem um imóvel 16,3% estão dispostos pretendem adquirir outro. Por sua vez, dentre grupo que não possui imóvel, 58% pretende adquirir um imóvel. • O aumento da renda tem introduzido novos consumidores no mercado, tal afirmação pode ser vista no mercado de imóveis nos quais as classes C e D têm contratado financiamentos e adquirido sua “casa própria”. A pesquisa revela que tais segmentos são responsáveis por 50% da demanda por imóveis em Recife. • O mercado de imóveis deve continuar aquecido nos próximos anos, pois 47% das intenções de compra de imóveis tendem a concretizar no prazo de 2 anos. • O consumidor tende a preferir imóveis novos. Quando sua intenção de compra é por imóveis usados o consumidor opta pelos imóveis com menor tempo de uso.

  30. Quando observado o tipo do imóvel, vemos que: as casas são preferidas pela classe C (49,6%), os apartamentos são preferidos pela classe B (54,9%), enquanto que as casas de praia são preferidas pela classe A (44,4%). • Quando observado o horizonte de tempo no qual os indivíduos pretendem adquirir o imóvel percebe-se que: no grupo que planeja adquirir o imóvel em até um ano predomina a classe B (47,4%), enquanto que a classe C (48,6%) predomina nas intenções de compra para dois anos. • As regiões com maiores índices de preferência de compra, são as tradicionais, Boa Viagem e Casa Forte que somam 11,2% das intenções de compra. Também merece destaque o bairro de Casa Amarela com 6,9%.

  31. O perfil de imóvel “médio” preferido pelo consumidor recifense é: 3 quartos (46,6%), 2 banheiros (62,3%) e 1 vaga na garagem (70%). Os três primeiros opcionais preferidos são: internet coletiva (43%), piscina (41%) e salão de festas (40%). • No que concerne a estratégia de procura do consumidor, este prefere o contato direto com o proprietário do imóvel (36,7%). Uma proporção menor de consumidores prefere o contato com as imobiliárias (6,8%). A expansão dos meios de comunicação e o volume disponível de informações através da internet tem levado o consumidor a estabelecer novas práticas para a procura de seu imóvel, o percentual dos entrevistados que afirmaram procurar seu imóvel através da internet atingiu (6,8%).

  32. INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU CONSELHO CIENTÍFICO ADRIANO OLIVEIRA CIENTISTA POLÍTICO/COOPERAÇÃO CIENTIFICA adrianopolitica@uol.com.br MAURÍCIO COSTA ROMÃO ECONOMISTA /COOPERAÇÃO CIENTÍFICA mauricio-romao@uol.com.br CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO carlos.gadelha@mauricionassau.com.br SIMARA COSTA ESTATÍSTICA simara.costa@maurciodenassau.edu.br ROBERTA TEKAVITA ECONOMISTA roberta.tekavita@mauriciodenassau.edu.br DJALMA S. GUIMARÃES JÚNIOR ECONOMISTA dsgjunior@gmail.com TALITA VASQUES ASSESSORA DE IMPRENSA imprensa@sereducacional.com EMMANUELLE CÉSAR CONSULTORA DE RELACIONAMETO emmanuelle.cesar@mauriciodenassau.edu.br JÂNYO DINIZ PRESIDENTE janyo@sereducacional.com INÁCIO FEITOSA DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Inacio.feitosa@sereducacional.com SÉRGIO MURILO JÚNIOR COORDENADOR EXECUTIVO smurilojr@mauricionassau.com.br Rua Betânia, 40, Derby – Recife/PE – Fone: (81) 3413-4611 Ramal 4806 www.institutomauriciodenassau.com.br

More Related