320 likes | 415 Views
EXPECTATIVA DE CONSUMO RECIFE. RECIFE PESQ. Nº 016/2011. ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Cidade de Recife. DATA DA COLETA: As entrevistas foram realizadas no período de 15 e 16 de março de 2011.
E N D
EXPECTATIVA DE CONSUMO RECIFE RECIFE PESQ. Nº 016/2011
ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Cidade de Recife. DATA DA COLETA: As entrevistas foram realizadas no período de 15 e 16 de março de 2011. UNIVERSO: Pessoas com 16 anos ou mais de idade residentes na área de abrangência. AMOSTRA: A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio foram sorteados os setores censitários e em seguida é selecionado um número fixo de pessoas segundo cotas amostrais das variáveis sexo e faixa etária. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 809 entrevistas. CONFIABILIDADE: O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 4,0 pontos percentuais. FONTE: A amostra foi definida com base nas fontes oficiais de dados: Censo IBGE e TRE.
Perfil dos entrevistados: Faixa etária
Perfil dos entrevistados: Grau de instrução
Perfil dos entrevistados: Renda individual
Perfil dos entrevistados: Renda familiar
Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia
Perfil dos entrevistados: Religião
Perfil dos entrevistados: Estado civil
Perfil dos entrevistados: Você tem filhos?
Perfil dos entrevistados: Se SIM, quantos?
Perfil dos entrevistados: Você é a principal fonte de renda de sua família/casa?
Perfil dos entrevistados: Grau de instrução do chefe de família:
Perfil dos entrevistados: Classe sócio-econômica
Como está a sua situação financeira hoje comparada à de 6 meses atrás?
Na sua opinião, como estará a sua situação financeira daqui a 6 meses?
Na sua opinião, como está a situação da economia de Pernambuco comparada à de 6 meses atrás?
Na sua opinião, daqui a 6 meses, a situação econômica de Pernambuco estará melhor, pior ou igual à atual?
Na sua opinião, como está a situação da economia brasileira hoje comparada à de 6 meses atrás?
Na sua opinião, daqui a 6 meses, a situação econômica do Brasil estará melhor, pior ou igual à atual?
Você pretende comprar nos próximos três meses Eletrodoméstico? QUAIS?
Você pretende comprar nos próximos três meses Eletrônico? QUAIS?
Você pretende comprar nos próximos três meses Móveis? QUAIS?
Você pretende comprar nos próximos três meses Produto de informática? QUAIS?
Em sua maioria, como você costuma pagar pelos bens que adquire? Se parcelado, em quantas parcelas?
Na sua opinião, no mês de fevereiro, houve aumento nos preços dos produtos que você consome regularmente?
Se SIM, quais os principais produtos que apresentaram aumento de preço?
CONSIDERAÇÕES • Segundo a pesquisa cerca de 58% dos entrevistados estão otimistas em relação a sua situação financeira e a economia pernambucana e brasileira, contra 66% em Janeiro. • A maior parte dos recifenses estão otimistas em relação a melhoria de suas finanças pessoais para os próximos 6 meses. 72,7% acreditam em uma melhora de suas finanças nos próximos meses, um aumento de 8,7% em relação a Janeiro. • A confiança do consumidor em relação aos próximos seis meses da economia brasileira atingiu 68,1%, valor 9,3% maior que Janeiro. • A confiança do consumidor em relação a economia pernambucana apresentou o menor percentual de otimismo, atingindo 62,7%, na pesquisa de Janeiro este percentual era de 64,4%.
CONSIDERAÇÕES • Cerca de 15,2% dos recifenses pretendem comprar bens de consumo duráveis nos próximos três meses, produtos das áreas de eletrodomésticos, eletroeletrônico, móveis e produtos de informática. • Nos eletrodomésticos predomina a geladeira (34,1%), em termos de eletroeletrônicos predomina o aparelho de TV (44,6%), camas e sofás predominam nas preferências sobre móveis (33,3%) e (16,7%) respectivamente. Na área dos produtos de informática os computadores portáteis respondem por (44,4%) da demanda. • A forma de pagamento preferida para estas compras é o cartão de crédito (40,2%) das intenções de compra e o prazo de pagamento preferido é de 10 meses. O prazo de 70% das intenções de compra é igual ou maior que cinco vezes.
CONSIDERAÇÕES • 49,2% dos recifenses perceberam elevação nos preços em fevereiro. • Para os consumidores recifenses os produtos com maior aumento de preço em fevereiro são os seguinte itens da cesta básica: • Carne (19,6%) • Feijão (15,4%) • Açúcar (6,4%)
INSTITUTO DE PESQUISA MAURÍCIO DE NASSAU CONSELHO CIENTÍFICO ADRIANO OLIVEIRA CIENTISTA POLÍTICO/COOPERAÇÃO CIENTIFICA adrianopolitica@uol.com.br MAURÍCIO COSTA ROMÃO ECONOMISTA /COOPERAÇÃO CIENTÍFICA mauricio-romao@uol.com.br CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO carlos.gadelha@mauricionassau.com.br SIMARA COSTA ESTATÍSTICA simara.costa@maurciodenassau.edu.br ROBERTA TEKAVITA ECONOMISTA roberta.tekavita@mauriciodenassau.edu.br DJALMA S. GUIMARÃES ECONOMISTA dsgjunior@gmail.com TALITA VASQUES ASSESSORA DE IMPRENSA imprensa@sereducacional.com EMMANUELLE CÉSAR CONSULTORA DE RELACIONAMETO emmanuelle.cesar@mauriciodenassau.edu.br JÂNYO DINIZ PRESIDENTE janyo@sereducacional.com INÁCIO FEITOSA DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL Inacio.feitosa@sereducacional.com SÉRGIO MURILO JÚNIOR COORDENADOR EXECUTIVO smurilojr@mauricionassau.com.br Rua Betânia, 40, Derby – Recife/PE – Fone: (81) 3413-4611 Ramal 4806 www.institutomauriciodenassau.com.br