1 / 17

Formas de Apoio à Pesquisa (Programa Básico)

Auxílios: Auxílio à Pesquisa (APQ1) - Destina-se à aquisição de material permanente, serviços de terceiros, itens de consumo e outros. Auxílio à Organização de Eventos (APQ2) - É destinado à realização de reuniões científicas no Estado do Rio de Janeiro.

oro
Download Presentation

Formas de Apoio à Pesquisa (Programa Básico)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Auxílios: Auxílio à Pesquisa (APQ1) - Destina-se à aquisição de material permanente, serviços de terceiros, itens de consumo e outros. Auxílio à Organização de Eventos (APQ2) - É destinado à realização de reuniões científicas no Estado do Rio de Janeiro. Auxílio à Editoração (APQ3) - Destinado à edição de livros, manuais, textos, coletâneas científicas, em qualquer tipo de suporte (papel, eletrônicos, inclusive vídeos e CDs). Apoio a Acervos (APQ4) - Destina-se a apoiar a preservação de acervos museológicos, bibliográficos, científicos e outros similares Participação em Reunião Científica (ARE) – Apoio a pesquisadores para participação em eventos de alto valor científico e tecnológico realizados no Brasil ou no exterior. Auxílio Pesquisador Visitante (APV) - Custeio de transporte e manutenção de pesquisadores de reconhecida excelência, de outros estados ou do exterior, que desenvolverão atividades em instituições sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Auxílio Instalação (INST) - Suporte a doutores recentemente formados para o início de seus trabalhos em uma instituição de ensino e pesquisa. Bolsas: Iniciação Científica e Tecnológica - Voltada para alunos de graduação, a partir do terceiro período do curso, visa incentivar os estudantes com vocação para a pesquisa. Mestrado e Doutorado – Destina uma cota de bolsas a programas de pós-graduação emergentes, ou seja, recomendados recentemente pela CAPES. Mestrado e Doutorado Nota 10: - visa premiar os melhores alunos dos melhores Programas de Pós-Graduação do Estado do Rio de Janeiro, com conceitos 5, 6 e 7 na CAPES Pós-Doutorado,Fixação de Pesquisador e Pesquisador Associado - Destinadas a apoiar pesquisadores doutores para que possam se dedicar de forma integral a um programa de graduação ou pós-graduação. Apoio Técnico - Voltada para técnicos de nível superior, médio ou com experiência equivalente, que possuam conhecimentos específicos essenciais à execução de projeto de pesquisa, ao qual deverão dedicar-se em tempo integral. Atenção: novas solicitações suspensas. Pesquisador Visitante - Destinada à manutenção, em instituições fluminenses, de pesquisadores estrangeiros ou de outros estados, que possuam elevada produtividade de pesquisa e reconhecida liderança em sua área de conhecimento. Formas de Apoio à Pesquisa (Programa Básico)

  2. Iniciação Científica (IC) Finalidade: • Incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica • Treinar alunos de graduação em unidades de pesquisa, sob a supervisão de orientador Requisitos e condições: • Estar regularmente matriculado em curso de graduação. Não serão aceitos pedidos de alunos matriculados nos dois primeiros períodos. A vigência da bolsa não pode ultrapassar o prazo recomendado para a conclusão do curso. • Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 7 (sete). • Ter indicação de pesquisador/orientador qualificado (titulação mínima – mestrado), com vínculo empregatício em instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado do Rio de Janeiro. • Serão concedidas, no máximo, 2 (duas) bolsas por pesquisador/orientador.

  3. Valores para bolsas de Iniciação Científica pagas nos últimos 7 anos (em todas as áreas)

  4. Valores para bolsas de Iniciação Científica pagas nos últimos 7 anos (em todas as áreas)

  5. Bolsas de IC 2003/2006, por grande área

  6. Bolsas de IC 2003/2006, por instituição (todas as áreas)

  7. Bolsas de IC 2003/2006, por instituição (todas as áreas)

  8. Bolsas IC 2003/2006 distribuídos por área

  9. Bolsas (todas as modalidades) pagas em 2006, por área

  10. Bolsas de IC para Nutrição (por instituição)

  11. Saúde: bolsas de IC por área

  12. Como solicitar? • Formulário FAPERJ – INSCRIÇÃO PARA BOLSA, integralmente preenchido e assinado com carimbo do responsável. • Carta de encaminhamento da solicitação do pesquisador/orientador justificando o pedido, informando a carga horária dedicada à pesquisa e assegurando que esse número de horas não prejudicará as atividades escolares do estudante. • Projeto de Pesquisa do orientador e plano de trabalho específico do candidato. • Histórico escolar de graduação atualizado do candidato(cópia). • Comprovação de matrícula atualizada e declaração do Curso informando a duração recomendada para a graduação. • Cadastro do candidato online (sistema InFAPERJ) e IMPRESSO. • Curriculum Vitae do candidato (formato livre). • Cadastro do orientador online (sistema InFAPERJ) e IMPRESSO. • Curriculum Vitae do orientador (formato livre) • Declaração do candidato de que não possui vínculo empregatício ou outra fonte de renda (formato FAPERJ).

  13. Como funciona a análise do pedido? • Entrega da solicitação no protocolo • Coordenador da Área (Ciências da Saúde) • Envio a um assessor ad hoc (parecer sobre mérito científico) • Coordenador de Área (recomendação ou não recomendação) • Diretoria Científica (concessão ou indeferimento) • Diretoria Administrativa (DAB – Departamento de Auxílios e Bolsas) entra em contato com o outorgado • Trâmite: mínimo de 3 meses, podendo variar de acordo com o fluxo da Folha de Bolsas

  14. Calendário para pedidos

  15. Jerson Lima Silva Diretor Científico Pedricto Rocha Filho Diretor Presidente Av. Erasmo Braga, 118 – 6° andarCentro – Rio de JaneiroTelefone: 3231-2907

More Related