1 / 20

Lilian Calò BIREME/OPS/OMS

Lilian Calò BIREME/OPS/OMS. Qualidade e avaliação de revistas científicas. Informação e conhecimento O conhecimento como capacidade de ação: A iniquidade de acesso a informação e conhecimento é um determinante social da saúde, que reforça os outros determinantes

newman
Download Presentation

Lilian Calò BIREME/OPS/OMS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Lilian CalòBIREME/OPS/OMS Qualidade e avaliação de revistas científicas

  2. Informação e conhecimento O conhecimento como capacidade de ação: A iniquidade de acesso a informação e conhecimento é um determinante social da saúde, que reforça os outros determinantes A gestão de informação e intercambio de conhecimento tem por objetivo diminuir continua e sistematicamente a brecha entre o que se sabe e o que se pratica.

  3. Avaliação de revistas científicas Sociedades científicas, instituições academia e agencias de fomento Subscrições por bibliotecas universitárias Tradução de resultados de pesquisa em políticas públicas

  4. Existem atualmente cerca de 30 mil revistas científicas no mundo em todas as áreas do conhecimento A qualidade da contribuição científica é estimada à partir do impacto na ciência a longo prazo. A avaliação das revistas é feita por meio de índices de impacto e através da indexação em bases de dados

  5. Indicadores de impacto científico: Fator de Impacto, Scimago Journal Rank, Eigenfactor,Indice h, medidas de uso y downloadnovas métricas Indexação em Bases de Dados:LILACS Scopus,SciELO, MEDLINE, Web of Science, Journal Citation Report.

  6. Fator de Impacto • Concebido em 1955 por Eugene Garfield, fundador do ISI • Utiliza a base Web of Science (Thomson Reuters) com cerca de 11 mil revistas • FI = Citações recebidas / numero de artigos • É calculado em base a 2 ou 5 anos para efeito de comparação de áreas com distintos parâmetros de citação • Críticas ao FI: • É impreciso pois o que conta no numerador não é levado em conta no denominador; • Existem artifícios para aumentar o FI de periódicos, como autcitacão, artigos de revisão, editoriais de impacto que serão muito citados e outros; • Disponível em uma base de dados de acesso restrito www.isiknowledge.com/

  7. Por que é tão popular? Por ter sido o pioneiro, por ser simples de calcular e internacionalmente difundido

  8. SCImago Journal Rank Criado em 2007 pelo pesquisador F. Moya y Anegón (CSIC, Madrid, Espanha) SCImago Journal Rank é uma medida de impacto científico das revistas acadêmicas que representa o número de citações recebidas por uma revista e a importância ou prestigio das revistas de onde tais citações provem; Utiliza a base de dados Scopus (18 mil revistas) e acumula citações em 3 anos. Autocitações são descontadas; Toma por base o algoritmo PageRank, utilizado pelo Google para ordenar as páginas mais visitadas em uma busca; É um indicador independente de tamanho e seus valores ordenam os periódicos pelo seu "prestigio médio por artigo" e pode ser utilizado para comparações de revistas nos processos de avaliação em ciências; Disponível em uma base de dados em acessoaberto, http://www.scimagojr.com/ apesar da base Scopus depender de assinatura.

  9. Eigenfactor Desenvolvido na Universidade de Washington em 2007 Eigenfactor utiliza mesmo algoritmo PageRank do classificador de páginas do Google; O sistema de classificação de periódicos utilizando Eigenfactor leva em conta a diferença de prestigio entre os periódicos que citam; Eigenfactor também se ajusta para diferenças de padrões de citação entre disciplinas, permitindo comparar desempenhos entre elas utilizando o mesmo índice. Também com esta finalidade, Eigenfactor se baseia nas citações recebidas em um período de cinco anos. Unifica e contabiliza citações em revistas nos campos de ciências e ciências sociais; Elimina auto-citações. São descontadas cada referencia de um artigo em uma revista a outro artigo da mesma revista. Utiliza a base de dados Web of Science. O cálculo matemático foi idealizado de forma que a soma de Eigenfactor de todos os periódicos indexados no JCR seja igual a 100. O índice Eigenfactor se encontra disponível em acesso abertowww.eigenfactor.org e também no site de Web of Science desde 2008

  10. Article Influence O Article Influence de um determinado periódico é a medida do prestigio deste periódico por artigo. É calculado por meio da divisão do Eigenfactor pela fração de artigos publicados pelo periódico. Esta fração se normaliza, para que a soma total de artigos em todos os periódicos seja igual a 1; Assim, enquanto o Eigenfactor leva em conta toda a rede de citações recebidas nos últimos cinco anos por todos os artigos do periódico, Article Influence é uma medida do prestigio deste periódico tendo por base as citações por artigo; O valor médio do Article Influence é igual a 1.00. Valores maiores que 1 indicam que cada artigo no periódico exerce una influencia acima da media e valores menores que 1 indicam que cada artigo do periódico em questão exerce influencia abaixo da media; O índice Article Influence encontra-se disponível em acesso abertowww.eigenfactor.org e também no site de Web of Science.

  11. Indice h Idealizado por J.E.Hirsch (2005) Proc. Natl. Acad. Sci. USA vol. 102 (46) 16569-16572; É um índice para quantificar a produtividade científica de um pesquisador, departamento o instituição; Índice h é definido como o número de publicações com citações > h; Este índice normaliza as diferentes áreas de conhecimento; p. ex. Um autor com 20 publicações com 20 citações cada tem um índice h igual a 20. É possível calcular o índice h de una revista. Uma publicação tem índice h n se tiver n artigos com n citações cada.

  12. "Estes resultados devem nos fazer repensar FI e SJR como o golden standard das medidas de impacto científico. Os resultados aqui apresentados indicam que as métricas baseadas em medidas de uso e não de citações - como tem sido mais comum - podem representar uma melhor medida de consenso".

  13. Ley de Bradford • En economía es conocido como Ley de Pareto o Ley 80-20 • Un número relativamente pequeño de revistas de cada especialidad publica la mayor parte de los resultados científicos significativos; • 2000 revistas corresponden a 85% de los artículos publicados y 95% de los artículos citados • Esta porción de revistas no es fija, una constante reevaluación e indexación de nuevas revistas es necesaria.

  14. Bases de Datos • Permitem organizar e catalogar as revistas; • Realizar buscas por assunto, autor, periódico, palavras-chave; • Sua função primordial é separar os periódicos baseado na qualidade dos artigos publicados; • Critérios variam pouco entre as varias bases regionais e internacionais; • Para que sejam mais representativas, as bases não devem indexar a totalidade dos periódicos, e sim os mais representativos.

  15. Bases de Dados referenciais • MEDLINE – PubMed da National Library of Medicine • EMBASE – base em Ciencias da vida da Elsevier • BIOSIS – base em Ciencias biológicas da Thomson Reuters • LILACS – Literatura Latinoamericana e do Caribe em Ciencias da saúde • Bases de dados com texto completo • SciELO – Scientific Electronic Libary Online • Redalyc – Red de Revistas científicas de Ibero América • Bases de dados de citações • Web of Science / JCR • Scopus/SJR

  16. Revistas em Bases de Dados em Ibero América

  17. Revistas em Bases de Dados na Ibero América – Ciencias da Saúde

  18. (*) International Committee of Medical Journal Editors – Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (http://www.icmje.org/)

  19. Conclusões • A indexação de uma revista em uma base de dados regional ou internacional não obedece somente a critérios formais; • A situação das revistas concorrentes na seleção presente ou precedente na mesma área de conhecimento é um fator determinante; • Muitas vezes critérios comerciais, geográficos ou de fomento de uma área especifica influenciam a seleção de revistas por una base de dados; • Em 2008 a Thomson Reuters selecionou 700 novas revistas no mundo de caráter regional para apoiar a disseminação do conhecimento regional. O processo de seleção durou cerca de 2 anos; • Destas, 80 são de AL&C em varias áreas, inclusive ciências da saúde. Os critérios são os mesmos que para a admissão na WoS, mas sem dar tanta importância às citações. • A indexação em base de dados é una indicação de qualidade de uma revista, mas não é o único critério para aferir esta qualidade.

  20. Perguntas? Comentários?

More Related