160 likes | 294 Views
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Programa de Formação Continuada Mídias na Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Computador/Internet, TV/Vídeo, integrados à prática pedagógica da rede de ensino municipal urbana de Ouro Preto do Oeste - Rondônia.
E N D
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Programa de Formação Continuada Mídias na Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Computador/Internet, TV/Vídeo, integrados à prática pedagógica da rede de ensino municipal urbana de Ouro Preto do Oeste - Rondônia Por Vadeilza Castilho de Araújo Bernert Email:vadeilzacastilho@gmail.com Orientador Prof. Drd. Sérgio Rodrigues Alves – contatos@profsergio.net Ji -Paraná - RO
INTRODUÇÃO A efervescência das tecnologias na educação em especial a partir do ano 2000, tão noticiada nas revistas que tratam de temas da educação assim como noticiários e outros, nos leva a questionar o quanto ela se faz presente na prática docente daqueles que atuam distantemente dos grandes centros urbanos, onde talvez a tecnologia não seja tão presente e tampouco a capacitação. Portanto, delimitando a temática a rede municipal urbana de ensino da cidade de Ouro Preto do Oeste – Rondônia, e tendo como norte os aspectos DISPONIBILIDADE, USO e CAPACITAÇÃO, apresentamos como indagações principais:
As escolas são dotadas de Laboratórios de Informática e/ou Salas de TV/Vídeo? • Os professores fazem uso do Computador/Internet e/ou TV/Vídeo? Os integram? • Os professores declaram-se (sentem-se) capacitados para fazer um uso pedagógico destes recursos? Para obtenção de respostas que não se limitassem ao mero diagnóstico (tão fértil nos dias atuais), mas, sobretudo, permitissem agir para alterar positivamente a realidade é que propusemos esta pesquisa-ação-crítica, cujos objetivos, método, resultados e conclusão, apresentamos a seguir.
OBJETIVOS • Diagnosticar a DISPONIBILIDADE de Laboratório de Informática com Internet e Sala de TV/Vídeo, nas escolas da rede de ensino municipal urbana de Ouro Preto do Oeste -RO. • Diagnosticar o USO e CAPACITAÇÃO dos professores, em relação a prática pedagógico integrada com Computador/Internet e TV/Vídeo. • Ofertar dados indicadores às autoridades da educação municipal para subsidiar políticas públicas voltadas ao setor; • Promover a aplicação pedagógica de palestras para envolvimento dos professores com a temática e proposta de atividades, oportunizando-lhes questionamentos, respostas e reflexões sobre a importância de conhecer e utilizar as tecnologias e mídias para a aprendizagem dos alunos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Na concepção de Freire (2008, p.12) "Não basta às escolas disponibilizar os produtos e os aparatos midiáticos sem que entendam as transformações e os processos produzidos pelas tecnologias, que sempre geraram tensionamentos, subalternizações e desigualdades”.
Perrenoud (2000. p. 128,138,139), diz que: Formar para a nova tecnologia é formar o julgamento, o senso crítico o pensamento hipotético e dedutivo [...]. Uma cultura tecnológica de base também é a evolução dos instrumentos (informática e hipermídia), as competências e a relação que a escola pretende formar [...]. A verdadeira incógnita é saber se os professores irão apossar-se das tecnologias como um auxílio do ensino, para dar aulas cada vez mais bem ilustradas por apresentações multimídias ou para mudar de paradigma e concentrar-se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem.
METODOLOGIA: Caracterização Tipo de estudo: Pesquisa-ação crítica. -Pesquisa sobre disponibilidade, uso e capacitação (...). -Ação palestras aos sujeitos do diagnóstico (...). Macro-ambiente:Rede de ensino municipal urbana de Ouro Preto do Oeste – Rondônia. Micro-ambiente: Escolas diagnosticadas como dotadas de Laboratórios de Informática e/ou Sala de TV/Vídeo = 03 (três) escolas. (O micro-ambiente foi resultante do critério de exclusão). Sujeitos e critérios de inclusão: Professores das escolas dotadas de Laboratórios de Informática e/ou Sala de Tv/Vídeo = 30 (trinta) professores, estratificando-se 10 (dez) por escola. (Escolhidos aleatoriamente em cada escola). Local da aplicação das palestras:Escola Municipal de Ensino Fundamental Benjamin Constant – Ouro Preto do Oeste. Período da aplicação:Agosto/2010.
METODOLOGIA: Procedimentos • 1ª fase: Diagnosticou nas escolas a dotação de laboratórios de informática e salas de TV/Vídeo = (Aspecto disponibilidade dos recursos/mídias). • Coleta de dados via questionários (Apêndice-A). • Aplicados nas 04 (quatro) escolas da rede municipal urbana de ensino. • 2ª fase: Diagnosticou os professores quanto a utilização e integração do Computador/Internet e TV/Vídeo = (Aspecto uso e capacitação docente). • -Coleta de dados via questionários (Apêndice-B). • -Aplicados aos 30 (trinta) professores das escolas resultantes da fase anterior.
METODOLOGIA: Procedimentos 3ª Fase: Aplicação Pedagógica de Palestras= (Aspecto intencionalidade de transformação participativa e crítica dos sujeitos). -Aplicadas aos professores participantes da fase anterior e aberta ao público. -Processo: Sensibilização; Apresentação; Interação e Avaliação. -Conteúdo conforme Apêndice-C.
O sistema educacional urbano do município de Ouro Preto do Oeste - Rondônia, conta 04 (quatro) ESCOLAS das quais: 02 (duas, 50% cinqüenta por cento) são dotadas de Laboratório de Informática e Salas de TV/Vídeo, portanto bi-recurso; 01 (uma, 25% vinte e cinco por cento) é dotada apenas de Laboratório de Informática; 01 (uma, 25% vinte e cinco por cento) não dispõe de Laboratórios nem mesmo Sala de TV/Vídeo. RESULTADOS: Aspecto disponibilidade
RESULTADOS: Aspecto uso O sistema educacional em referência, apresenta 125 (cento e vinte e cinco) Professores atuantes no Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, e sobre o uso que estes fazem dos recursos/mídias em questão, configurou-se: Que 80% fazem uso da TV/Vídeo em sua prática pedagógica. E apenas 13% (treze por cento) relataram utilizar o Laboratório de Informática. Logo, o uso do Computador/Internet, embora seja multimídia, é aproximadamente 06 (seis) vezes inferior ao uso da TV/Vídeo. Como informação correlata, 30% (trinta por cento) desconheciam os recursos tecnológicos e mídias disponíveis na escola em que atuam.
RESULTADOS: Aspecto capacitação Quanto a capacitação dos professores, diagnosticou-se que: Pouco mais de um terço dos professores pesquisados, aproximadamente 37% (trinta e sete por cento) tiveram capacitação através de cursos para aplicação pedagógica do Computador/Internet. Somente 06% (seis por cento) deram exemplo consistente de como integrar os referidos recursos e mídias.
CONCLUSÃO A pesquisa-ação que aqui se constituiu de Pesquisa (diagnóstico sobre o disponibilidade, uso e capacitação) relacionada a aplicação pedagógica dos recursos/mídias (Computador/Internet e TV/Vídeo) e Ação (aplicação pedagógica das palestras) permitiu ofertar dados ao poder público (Apêndice-F) para quiçá nortear políticas públicas em educação e ao mesmo tempo oportunizou aos sujeitos da pesquisa - professores - uma “Reflexão” crítica sobre desafios e alternativas para se adequarem ao novo paradigma educacional diante da inserção das tecnologias e mídias. Percebemos que as palestras e a exposição a própria realidade (dados coletados) os desafiou a fazer parte ativamente da chamada era digital, e introduzir a Informática e outras mídias na sua prática pedagógica, sem o “choque” de ir direto para o aparato tecnológico. Em suma, acreditamos ter alcançado os objetivos a que nos propusemos.
REFERÊNCIAS BRASIL, Ministério da Educação, Integração das Tecnologias na Educação/Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. 204 p. _________, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Mídia e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. DELORY, Jacques et al. Educação:Um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-ação. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005 FREIRE, Wendel, Tecnologia e educação: as mídias na prática docente/ Wendel Freire (org.); Dmmi Amora... [ET.al.] Rio de Janeiro: Wak Ed., 2008. 132p.: 21cm.
MORAN, José Manuel, Novas tecnologias e mediação pedagógica/ José Manuel Moran, Marcos T. Masseto, Marilda Aparecida Behrens. – Campinas, SP: Papirus, 2000. (Coleção Papiros) 16ª Edição 2009. PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica/Philippe Perrenoud; trad. Cláudia Schilling. – Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. ___________________. Dez novas competências para ensinar/ Philippe Perrenoud; trad. Patrícia Chittoni Ramos. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. Pesquisa sobre o uso do computador e da Internet no Brasil, disponível em: http://www.antropologiadigital.com.br/pesquisa-sobre-o-uso-do-computador-e-da-internet-no-brasil, acessado em 18 de setembro de 2010. Gestão inovadora da escola com tecnologias de José Manuel Moran, disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/gestao.htm, acessado em 18 de setembro de 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Programa de Formação Continuada Mídias na Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Computador/Internet, TV/Vídeo, integrados à prática pedagógica da rede de ensino municipal urbana de Ouro Preto do Oeste - Rondônia OBRIGADO! Contatos: Vadeilza Castilho de Araújo Bernert Email:vadeilzacastilho@gmail.com Nota: Esta apresentação e o artigo relativo a mesma estão disponíveis em www.profsergio.net/midias.htm