130 likes | 258 Views
Tecnologia Bélica na Atualidade. Professor: João Claudio Alcantara dos Santos. Um conflito gera negócios, seja na aquisição de novas armas, na reconstrução da região destruída. Os conflitos regionais assumem caráter de lucro para as empresas do setor bélico.
E N D
Tecnologia Bélica na Atualidade Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Um conflito gera negócios, seja na aquisição de novas armas, na reconstrução da região destruída. • Os conflitos regionais assumem caráter de lucro para as empresas do setor bélico.
O contexto global atual é marcado por diversos conflitos de interesses e rivalidades, considerando irreal o fim do investimento em tecnologia bélica. • A indústria bélica passou a ser denominada de ´´indústria da morte``.
Eixo do Mal e Doutrina Bush • Após os ataques de 11 de setembro de 2001, os EUA defini novas estratégias militares promovendo ataques a países acusados ou suspeita de promoção terrorista. • Utilizando desse argumento Bush fez diversas intervenções militares, com destaque a invasão do Iraque em 2002.
Invasão e ocupação do Iraque • Justificativa: Saddam Hussein, o líder do pais, era um ditador e o Iraque teria armas de destruição em massa escondidas. • Após invasão e ocupação do pais nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada.
A Coreia do Norte • Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota japonesa, a península coreana obteve sua soberania. • Os soviéticos ocuparam a parte norte, enquanto os norte-americanos a parte sul.
Com a criação do partido comunista em 1048 e com o apoio da China em 1950 a Coreia do Norte invadiu a porção sul com a justificativa de unificar e criar um só pais. • Os EUA interviu ao lado do Sul , sendo que em 1953 foi assinado uma suspensão bélica.
A tensa coexistência entre as Coreias • Após o acordo de interromper os confrontos armados, ambos países estabeleceram uma estreita faixa desmilitarizada ocupadas pelos EUA. • A Coreia do Sul fez uma intensa reforma agraria eliminando a miséria no campo e o acumulo de problemas sociais nas cidades. • Já a Coreia do Norte se fechou em um regime socialista extremamente fechado, e passa por dificuldades em alimentar sua população.
O fato da Coreia do Norte por diversos anos ter elaborado um plano nuclear levou o pais entrar no conhecido Eixo do Mal na época do governo Bush. • Em 2011 com a morte de Kim Jong II e a posse do seu filho Kim Jong I, o pais continua em uma ditadura apresentando baixos níveis sociais.
Irã • A revolução islâmica em 1979 derrubou xá Reza Pahlevi para dar lugar a aiatolá Khoemi. • Em meio a instabilidade iraniana Saddan Hussein decidi atacar o Irã, dando inicio a uma sangrenta batalha de 8 anos (1980-1988). • Os Estados Unidos venderam armas para o Irã por meio de contatos com Israel.
Em 2005, foi eleito MahmoudAhmadinejad, que possui um perfil conservador e defende o programa nuclear iraniano para fins pacíficos, e sendo duramente criticado pelos EUA.
Israel • Em 1948 a ONU cria o estado de Israel. • Definiram o estado Palestino, porem não foram respeitadas, iniciando assim o conflito histórico entre árabes e judeus. • Guerra dos Seis Dias (1967), Israel ocupa a região do Sinai e avança seu território.
(Uel2009) Leia o texto a seguir: "As religiões, que em princípio, deveriam servir para aperfeiçoar o ser humano, aproximando-o da divindade têm sido responsáveis por manifestações acabadas de fanatismo. Massacres, torturas, guerras, perseguições, intolerância e outras atitudes e práticas deploráveis têm testemunhado o que de pior o ser humano apresenta, e muitas vezes tais atrocidades são feitas em nome de Deus." (PINSKY, J.; PINSKY, C. Orgs. "Faces do fanatismo". São Paulo: Contexto, 2004. p.15.) Sobre os conflitos históricos e religiosos que ocorrem no período contemporâneo, é correto afirmar: a) A derrubada pelos aiatolás xiitas da monarquia iraniana protegida do governo estadunidense, reacendeu na região uma série de conflitos de caráter religioso, político e cultural, tendo se desdobrado em um conflito contra o Iraque. b) Os cristãos ortodoxos radicados em Istambul são resultantes da diáspora árabe e utilizam-se de sua concepção política e religiosa para combater, ao lado dos aliados, a presença militar sionista que ocupou a Cisjordânia para explorar os poços de petróleo da região. c) No período da Guerra Fria, a URSS, aliada dos Talebans, infiltrou-se no Afeganistão com uma ideologia religiosa e, ao dominarem o país, construíram um corredor de transporte seguro para o escoamento de sua produção de petróleo para o Golfo Pérsico. d) A concepção religiosa politeísta da Índia traduziu os textos divinos, "Devas", em ensinamentos apreendidos por cristãos e muçulmanos que os utilizaram na realização de uma guerra de cisão interna, levando à criação dos estados do Paquistão e do Sri Lanka. e) No conflito da Bósnia-Herzegovina, os sérvios, em sua maioria muçulmanos entraram em guerra contra os albaneses, por estes terem ocupado militarmente a região da Eslovênia e realizado um massacre contra os habitantes que professam o islamismo.