1 / 5

Barroco Final do século XVI e início do século XVIII. Termo significa pérola imperfeita.

Barroco Final do século XVI e início do século XVIII. Termo significa pérola imperfeita. Tinha interesse na arte da Antiguidade clássica, mas a tratava de forma diferente dos renascentistas. Possuíam: - contrastes mais fortes - maior dramaticidade - exuberância de estilo

nuwa
Download Presentation

Barroco Final do século XVI e início do século XVIII. Termo significa pérola imperfeita.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Barroco Final do século XVI e início do século XVIII. Termo significa pérola imperfeita. Tinha interesse na arte da Antiguidade clássica, mas a tratava de forma diferente dos renascentistas. Possuíam: - contrastes mais fortes - maior dramaticidade - exuberância de estilo - tensão entre o material e o espiritual Concílio de Trento (1545 – 1563): - convocado para assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica. - um grande conflito espiritual e estético (arte ambivalente, polimorfa).

  2. Características da literatura barroca » Culto do contraste: o dualismo barroco coloca em contraste a matéria e o espírito, o bem e o mal, Deus e o Diabo, céu e a terra, pureza e o pecado, a alegria e a tristeza, a vida e a morte. » Gosto pela grandiosidade: característica comum expressa com o auxilio de hipérboles, ou seja exageros, figura de linguagem que consiste em aumentar exageradamente algo a que se estar referindo. » Frases interrogativas: que refletem dúvidas e incertezas, questionamentos: “que amor sigo? Que busco? Que desejo? O que quero da vida? » Cultismo: é o jogo de palavras, o estilo trabalhado. Predominam hipérbole, hipérbatos (isto é, alteração da ordem natural das palavras na frase ou das orações no período), sinestesia e metáforas (comparações), como: diamantes que significam dentes ou olhos. » Conceptismo: é o jogo de idéias ou conceitos, de conformidade com a técnica de argumentação. É comum o uso de antítese, ou seja idéias contrárias, paradoxos. Enquanto os cultistas tinham a visão direcionada aos sentidos, já os conceptistas eram direcionados a inteligência.

  3. Barroco no Brasil Este movimento só se tornou realidade no Brasil quando a exploração das minas de metais preciosos em Minas gerias deu oportunidade para o surgimento de novas cidades e vilarejos, pois com elas vieram também a cultura e a arte. A publicação, em 1601, do poema Prosopopéia, de Bento Teixeira, marca o início da literatura barroca no Brasil. Estendendo-se até 1768, a literatura barroca produzida no Brasil refletiu as tendências e características literárias de península ibérica.

  4. Gregório de Matos (1636 – 1695) Boca do inferno: recebe a alcunha pelas críticas que realizou contra a Igreja Católica, muitas vezes ofendendo padres e freiras. Desenvolveu a poesia lírica, satírica, erótica e encomiástica. A figura feminina é interpretada como a personificação do pecado.

More Related