1 / 13

Apresentação de Área de Projecto

Apresentação de Área de Projecto. Grupo 4 Elementos do grupo: João Pedro Nº16 David Ferreira Nº9 José Filipe Nº17 Ailton Pires Nº1. LINDOSO. FLORA E HISTÓRIA. APRESENTAÇÃO.

Download Presentation

Apresentação de Área de Projecto

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Apresentação de Área de Projecto Grupo 4 Elementos do grupo: João Pedro Nº16 David Ferreira Nº9 José Filipe Nº17 Ailton Pires Nº1

  2. LINDOSO FLORA E HISTÓRIA

  3. APRESENTAÇÃO • Neste trabalho falamos sobre a flora e a história do Lindoso sobre as características mais importantes da flora e da história.

  4. FLORA • No Parque, a flora de cada região relaciona-se com diversos factores, como o clima e a altitude. Até aos 1200m, a vegetação é bastante densa. Prevê-se que as florestas do Parque seriam originalmente dominadas por carvalhais (Quercus). Ainda hoje é possível encontrar algumas áreas de floresta original, principalmente na Mata da Albergaria, Mata do Cabril, Mata do Berredo e Mata do Ramiscal. Tratam-se de zonas de reserva com acesso condicionado.  • Os bosques podem ser divididos em dois tipos de biótopos distintos: o bosque de carvalho alvarinho e o bosque de carvalho-negral. O primeiro ocorre em baixas altitudes, em vales quentes e abrigados. Aqui, para além do carvalho alvarinho (Quercus robur), encontram-se a gilbardeira (Ruscuslusitanica), o medronheiro (Arbustus unedo) e o azereiro (Prunuslusitanica), entre outros.  

  5. No séc. XV, a família de Araújo de origem galega, proveniente das terras de San Martin de Loleos,fronteiriço a Portugal, tornou-se senhora de Lindoso, de modo que os descendentes dos Araújos vieram a ser alcaides em Lindoso. Também pelo senhorio de Lindoso, passou a família Cyrne/Cirne, descendente de Manuel Cyrne, Senhor de Refóis (1470) tetravô paterno de Martim de Tavora de Noronha e Sousa Cirne, alcaide-mór de Lindoso (* 1653 +1727), este último também bisneto de Martim de Távora e Noronha, Senhor do Morgado de Campo Belo (1640), que por sua vez era tetraneto de Pedro Lourenço de Távora, Senhor de Mogadouro (1430)

  6. FLORA • O bosque de carvalho-negral ocorre em maiores altitudes, entre os 1200m e os 1400m, no chamado piso de montanha. Aqui, para além do carvalho-negral (Quercuspyrenaica), podem encontrar-se o mirtilho (Vacciniummyrtillus), o azevinho (Ilexaquifolium), o vidoeiro (Betulaceltibérica e Bétulapubescens), o teixo (Taxusbaccata) e o pinheiro.  • Acima dos 1400m subsistem o zimbro e os arbustos rasteiros.

  7. Historia • Sempre relacionado com a defesa da portela da Serra Amarela e Vale de Cabril, foi o Castelo do Lindoso fundado nos inícios do Séc. XIII, pois já aparece referido nas Inquirições de 1258. Mandado restaurar por D. Dinis, vai a partir do Séc. XIV confundir a sua história com a gesta dos Araújos de Lóbios, família que conservará por muitos anos a sua alcaidaria. Mais tarde, em 1662, ocupado pelos Espanhóis na sequência das guerras da Restauração, foi ampliado com uma muralha do tipo Vauban, em forma de estrela pentagonal. Em 1664 o Castelo vai ser recuperado pelos Portugueses. A fortificação permaneceu ocupada por guarnições militares ao longo do Séc. XVIII, até que em 1895 foi desactivada. • Em 1992 o Parque da Peneda Gêres lançou, com o apoio técnico e científico da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa e Museu Militar do Porto, e no quadro financeiro do Prodiatec, um "Projecto de tratamento museológico e de rentabilização cultural" do Castelo do Lindoso. • Por se tratar de um monumento/sítio com múltiplas potencialidades, concebeu-se o projecto sob diversas perpectivas: por um lado, a ligação ao passado histórico da região e a sua inserção numa etno-história do nosso tempo; por outro lado, e porque a área de implementação deste projecto se integra na realidade do Parque Nacional da Peneda Gerês, importava articular o fomento de um turismo sustentável, integrado e de qualidade, que se harmonizasse com a protecção dos valores culturais e naturais com as necessidades da educação ambiental.

  8. Continuação da História • Lindoso é um topônimo de origem portuguesa, nome do mesmo lugar, freguesia e castelo, cujos idos remotam aos de 1225, em plena idade media. Lindoso deriva do latim 'Limitosum', aparecendo pela primeira vez nas inquirições de 1258. Contudo há uma lenda que diz o rei de Portugal D. Dinis"tão alegre e primoroso o achou, que logo lindoso o chamou", fato que o levou a várias visitas ao Castelo do lindoso , tendo o reconstruído em 1278.

  9. De seguida vamos passar algumas imagens

  10. FIM

More Related