1 / 18

BASES HISTÓRICAS DA ENFERMAGEM

BASES HISTÓRICAS DA ENFERMAGEM. AS ORIGENS DA PRÁTICA DO CUIDAR . Plano da Aula. Um Breve histórico da Profissão. Conceituar Enfermagem; Entender a arte do cuidar; Integralidade em Saúde- Parte-1. 1° MOMENTO. TRABALHO DA MULHER (MÃE)

ondrea
Download Presentation

BASES HISTÓRICAS DA ENFERMAGEM

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BASES HISTÓRICAS DA ENFERMAGEM AS ORIGENS DA PRÁTICA DO CUIDAR

  2. Plano da Aula Um Breve histórico da Profissão. Conceituar Enfermagem; Entender a arte do cuidar; Integralidade em Saúde- Parte-1

  3. 1° MOMENTO TRABALHO DA MULHER (MÃE) CUIDADO E NUTRIÇÃO DOS FILHOS E DE OUTROS. DEPENDENTES: IDOSOS; FERIDOS E DOENTES. AS PRÁTICAS DE SAÚDE ESTARIAM ASSOCIADAS AO TRABALHO FEMININO A SERVIÇO DA SOBREVIVÊNCIA.

  4. CUIDADO MÍSTICO OS GRUPOS( CAÇADORES > CRIADORES > AGRICULTORES) ALIAVAM CONHECIMENTO AO MISTICISMO PARA APLACAR AS FORÇAS DO MAL; DAÍ O SURGIMENTO DOS XAMÃS , FEITICEIROS E CONSEQUENTEMENTE OS SACERDOTES;

  5. 2° MOMENTO BERÇO DA CIVILIZAÇÃOEGITO/ANTIGA MESOPOTÂMIA POVOS:SUMERIANOS/ BABILÔNIOS E CALDEUS OS SACERDOTES EXECUTAVAM AÇÕES INERENTES AO TRATAMENTO E À RECUPERAÇÃO DOS ENFERMOS (FUNÇÃO QUE POSTERIORMENTE VIRÃO A SER DOS MÉDICOS, DOS FARMACÊUTICOS E DOS ENFERMEIROS)

  6. DIVISÃO DO TRABALHO EM GÊNERO MULHERES: PRÁTICAS RELACIONADAS À FECUNDIDADE; NASCIMENTO; PUERICULTURA; A FIGURA DA PARTEIRA; HOMENS: PRÁTICAS EM ACIDENTES DURANTE A CAÇA E A PESCA; FERIMENTOS DE GUERRA; TRAUMATISMOS E FRATURAS;

  7. AINDA FUNÇÃO DOS HOMENS: DOMÍNIO DAS PESSOAS AGITADAS; EMBRIAGADAS OU EM ESTADO DE DELÍRIO.

  8. NA ANTIGA BABILÔNIA O CÓDIGO DE HAMURABI PAUTAVA-SE EM BASES DE CONDUTA PARA O SACERDORTE/MÉDICO: CASO ERRASSE NO TRATAMENTO TERIA SUAS MÃOS ARRANCADAS. (ESTÁ NO MUSEU DO LOUVRE –FRANÇA/PARIS)

  9. AINDA NA BABILÔNIA ENCONTRAVAM-SE O QUE CHAMAMOS DE JARDINS SUSPENSOS , ONDE CULTIVAVA- SE MUITAS PLANTAS COM PODERES CURATIVOS E MEDICINAIS.

  10. A FIGURA DO SACERDOTE ELIMINA DO GRUPO TODO O MAL: A “LEPRA” –SINAL TANGÍVEL DO MAL; OS HEREGES; OS CIGANOS; OS MENDIGOS; OS LOUCOS. ESTA FIGURA ATRAVÉS DE MILHÕES DE ANOS SE TRANSFORMOU EM MÉDICO.

  11. 3° MomentoVELHO TESTAMENTO • CONSTITUI IMPORTANTE FONTE DE ESTUDO SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS HEBREUS: • FRUTAS COMO FIGOS; UVAS • ( FRUTAS SECAS); VINHO; AZEITE DE OLIVEIRA; • MÉTODOS DE COCÇÃO REVELAM PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE;

  12. O CUIDADO COM OS DENTES ERA UM DEVER RELIGIOSO QUE TAMBÉM CONTRIBUIU PARA O CUIDADO E HIGIENE CORPORAL; • MUITAS TRADIÇÕES DO POVO HEBREU FORAM ENCONTRADAS NO GÊNESIS; • O LEGADO DOS 10 MANDAMENTOS

  13. VELHO TESTAMENTO CUJOS PRECEITOS SÃO VÁLIDOS AINDA HOJE, INCORPORAM AS MAIS IMPORTANTES REGRAS ÉTICAS DE RELACIONAMENTO HUMANO E OFERECEM, ATÉ MESMO, UM QUADRO DE REFERÊNCIA PARA A SAÚDE MENTAL E CORPORAL

  14. MOISÉS ESTABELECEU O CÓDIGO MOSÁICO • MÉTODOS PARA PREVINIR DOENÇAS POR MEIO DE CERTAS REGRAS DE HIGIENE PESSOAL, ALIMENTAÇÃO E REPOUSO; INSPEÇÃO E SELEÇÃO DE ANIMAIS PARA O ABATE, CUIDADOS COM A EXCRETA E NOTIFICAÇÃO EM CASO DE DOENÇA CONTAGIOSA.

  15. Transição do período pré-hipocrático para hipocrático • Conhecimento x Misticismo • Aplacar as forças do mal • Guardiões das tradições para manter a vida do grupo • Magias, danças e beberagens • Pajés, xamãs, feiticeiros • Sacerdotes (farmacêuticos, enfermeiros e médicos)

  16. A FIGURA DO MÉDICO APARECE COM HIPÓCRATES: • FILHO DE UM SACERDOTE 460 a.C. A 355 a.C. É TIDO COMO O PAI DA MEDICINA PELO FATO DE TÊ-LA SEPARADO DA RELIGIÃO, DA MAGIA E DA FILOSOFIA. • O CONHECIMENTO É PERMEADO AO EMPIRISMO (OBSERVAÇÃO DA EXPERIÊNCIA)

  17. INVESTIGAÇÃO PELA OBSERVAÇÃO MÉTODO INDUTIVORELAÇÃO CAUSA/EFEITOOBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS ESTA PERSPECTIVA COM BASE EM ESPECULAÇÕES CIENTÍFICAS REAPARECE NO SÉCULO XVIII SOMENTE NA MEDICINA MODERNA.

  18. COM ISSO PODEMOS INFERIR: • QUE, HISTORICAMENTE, A ENFERMAGEM VEM SURGINDO LIGADA À PRÁTICA DA MEDICINA; • OS PERÍODOS QUE ABORDAMOS SÃO: A PRÉ-HISTÓRIA E A HISTÓRIA ANTIGA, ISTO É, PERÍODO PRÉ-HIPOCRÁTICO E PERÍODO HIPOCRÁTICO

More Related