1 / 15

Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 09

Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 09. IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc . Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br. Divisível, Múltiplo e Divisor (I). Quando um número é divisível por outro?. Quando a divisão do primeiro pelo segundo for exata.

opal
Download Presentation

Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 09

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 09 IMES – Fafica Curso de Pedagogia – 3º Ano Prof. MSc. Fabricio Eduardo Ferreira fabricio@fafica.br

  2. Divisível, Múltiplo e Divisor (I) Quando um número é divisível por outro? Quando a divisão do primeiro pelo segundo for exata. Podemos dizer que 27 é divisível por 3, porque a divisão de 27 por 3 é exata. Podemos dizer que 43 não é divisível por 5, porque a divisão de 43 por 5 não é exata. Pelo mesmo motivo também podemos dizer que: Podemos dizer que 3 é divisor de 27. Podemos dizer que 5 não é divisor de 43.

  3. Divisível, Múltiplo e Divisor (II) Quando um número é múltiplo de outro? Quando há um número natural que multiplicado pelo primeiro resulta no segundo. Podemos dizer que 27 é múltiplo de 3, pois 3 x 9 é exatamente 27. Podemos dizer que 43 não é múltiplo de 5, pois não existe nenhum número natural que multiplicado por 5 resulta em 43. • Observações: • O 1 é considerado divisor universal pois todo número é divisível por 1; • O 0 é considerado múltiplo universal pois todo número multiplicado por 0 resulta em 0; • Nenhum número é divisível por zero, pelo motivo citado anteriormente; • O zero é divisível por qualquer número (exceto si mesmo); • Todo número (exceto zero) é divisível por si mesmo.

  4. Números Pares e Números Ímpares O que é um número par? É todo número natural divisível por dois. 0 2 4 6 8 O que é um número ímpar? É todo número natural não divisível por dois. 3 1 5 7 9

  5. Identificando números pares e ímpares 14 17 Como reconhecer um número par? É todo número natural terminado em 0, 2, 4, 6 ou 8. Como reconhecer um número ímpar? É todo número natural terminado em 0, 2, 4, 6 ou 8. O número 1.735.916 é par pois termina em 6. O número 2.864.203 é ímpar pois termina em 3.

  6. Critérios de divisibilidade (I) Quando um número é divisível por 2? Um número é divisível por 2 quando for par. O número 1.735.916 é divisível por 2 pois é par. O número 2.864.203 não é divisível por 2 pois é ímpar. Quando um número é divisível por 3? Um número é divisível por 3 quando a soma de seus algarismos for divisível por 3. Verifique se o número 495 é divisível por 3. Verifique se o número 361 é divisível por 3. e 18 é divisível por 3 e 10 não é divisível por 3

  7. Critérios de divisibilidade (II) Quando um número é divisível por 5? Um número é divisível por 5 quando terminar em 0 ou 5. O número 3.971.860 é divisível por 5 pois termina em 0. O número 5.405.268 não é divisível por 5 pois termina não termina nem em 0 nem em 5. Quando um número é divisível por 6? Um número é divisível por 6 quando for divisível por 2 e 3 simultaneamente. Verifique se o número 930 é divisível por 6. Verifique se o número 640 é divisível por 6.

  8. Critérios de divisibilidade (III) Quando um número é divisível por 4? Um número é divisível por 4 quando seus dois últimos algarismos forem divisíveis por 4. Verifique se o número 680 é divisível por 4. Verifique se o número 842 é divisível por 4. Quando um número é divisível por 8? Um número é divisível por 8 quando seus três últimos algarismos forem divisíveis por 8. Verifique se o número 1728 é divisível por 8. Verifique se o número 8436 é divisível por 8.

  9. Critérios de divisibilidade (IV) Quando um número é divisível por 9? Um número é divisível por 9 quando a soma de seus algarismos for divisível por 9. Verifique se o número 540 é divisível por 9. Verifique se o número 960 é divisível por 3. e 9 é divisível por 9 e 15 não é divisível por 9 Quando um número é divisível por 10? Um número é divisível por 10 quando terminar em zero. O número 3.951.540 é divisível por 10 pois terminou em 0. O número 5.480.025 não é divisível por 10 pois não terminou em 0.

  10. Revisão Quando um número é divisível por 2? Um número é divisível por 2 quando for par. Quando um número é divisível por 3? Um número é divisível por 3 quando a soma de seus algarismos for divisível por 3. Quando um número é divisível por 4? Um número é divisível por 4 quando seus dois últimos algarismos forem divisíveis por 4. Quando um número é divisível por 5? Um número é divisível por 5 quando terminar em 0 ou 5. Quando um número é divisível por 6? Um número é divisível por 6 quando for divisível por 2 e 3 simultaneamente. Quando um número é divisível por 8? Um número é divisível por 8 quando seus três últimos algarismos forem divisíveis por 8. Quando um número é divisível por 9? Um número é divisível por 9 quando a soma de seus algarismos for divisível por 9. Quando um número é divisível por 10? Um número é divisível por 10 quando terminar em zero.

  11. Número Primo O que é um número primo? É todo número natural que é divisível APENAS por 1 e si mesmo. Percebemos que alguns números possuem vários divisores, enquanto outros possuem apenas dois divisores. • Observações: • A palavra primo deriva de primeiro, pois utilizando os números primos podemos obter todos os demais números naturais; • Os números que não são primos recebem o nome de compostos, precisamente pelo fato de poderem ser obtidos através da multiplicação de números primos.

  12. Crivo de Eratóstenes É um procedimento desenvolvido por Eratóstenes de Cirene (século III a.C.) que permite descobrir números primos. Escreve-se a sequência de números desejada a partir de 2; Circula-se o primeiro número (o dois) e criva-se (risca) seus múltiplos; Eratóstenes de Cirene ( 276 a.C.;  194 a.C.) Circula-se o novo primeiro número da sequência (três) e criva-se seus múltiplos; Repete-se o procedimento até acabarem os números; Os números circulados são os primos e os crivados os compostos.

  13. Um pouco mais sobre números primos • Observações: • Os números primos são infinitos (prova foi feita por Euclides de Alexandria); • O único número primo e par é o dois (por quê?); • Nem todos os números ímpares são primos (dê contraexemplos). Como saber se determinado número é primo ou composto?

  14. Reconhecendo um número primo (I) Exemplo 1) Verifique se o número 101 é primo. Logo 101 é primo. Exemplo 2) Verifique se o número 121 é primo. Logo 121 é composto.

  15. Reconhecendo um número primo (II) • Como saber se determinado número é primo ou composto? • Divida o número desejado pela sequência dos números primos até que uma das duas opções ocorra: • a divisão der não exata; continue dividindo até que o resultado dê igual ou menor que o divisor. Neste caso o número é primo; • a divisão der exata. Neste caso o número é composto. Qual a importância dos números primos? A dificuldade de verificar se um número é primo é chave de todo sistema de criptografia computacional. Em outras palavras o fato de ser difícil verificar se grandes números são primos acaba protegendo transações bancárias, senhas de internet, compras on-line, etc.

More Related