90 likes | 159 Views
Projeto Semana da Pátria - 2001. TEMA: RESGATE DA AMAZÔNIA BIBLIOTECA ESCOLA ESTADUAL ANDRÉ LEÃO PUENTE HELENA OLIVEIRA NEVES. APRESENTAÇÃO.
E N D
Projeto Semana da Pátria - 2001 TEMA: RESGATE DA AMAZÔNIA BIBLIOTECA ESCOLA ESTADUAL ANDRÉ LEÃO PUENTE HELENA OLIVEIRA NEVES
APRESENTAÇÃO Tendo em vista que a Semana da Pátria será comemorada visando uma conscientização a respeito da importância da Floresta Amazônica para o Brasil e para o mundo, criamos este projeto buscando colaborar com o trabalho do professor em sala de aula, enfocando os pontos mais importantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, escrita pelos povos e nações do Planeta, na cidade do Rio de Janeiro em 1992; conforme publicação da Secretaria de Estado da Educação do RGS, usada como fonte para subsidiar as reflexões nas escolas sobre a Semana da Pátria 2001. Como complementação pretendemos indicar outras fontes de pesquisa presentes na biblioteca da escola para adequação e utilização em sala de aula.
APRESENTAÇÃO As temáticas propostas nesta publicação enfatizam a ameaça ao patrimônio genético ambiental (biopirataria na Amazônia) e a necessidade de proteger as florestas e a sua biodiversidade. A valorização e preservação das diversas etnias. A questão da água como bem comum, precioso e finito, merece uma discussão profunda. Defender o meio sócio-ambiental é defender a Soberania Nacional, a Pátria, o Brasil Nação.
APRESENTAMOS AS DIVERSAS PROPOSTAS DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO COM OS ALUNOS,AS QUAIS DEVERÃO SER ADAPTADAS ÀS SÉRIES EM QUE SERÃO TRABALHADAS
A primeira questão a ser proposta é: - O que é a Pátria? A segunda questão: - Você pode, ao respirar gasolina do escapamento de uma moto,estar cheirando pedacinhos de petróleo que pertenceram aos ossos de um dinossauro? A resposta é sim. Um cientista francês chamado Lavoisier dizia: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Lavoisier descobriu que os seres vivos e não vivos transformam-se uns nos outros. A isto chamamos ciclos da matéria.
Todas as coisas estão interligadas:“O que acontece à Terra acontece aos filhos da Terra”. Ao evoluir tecnológica e cientificamente, o homem afastou-se definitivamente da natureza e passou a ver-se “sobre o natural”(Descartes). A adição do termo ambiental na educação nada mais é do que uma tentativa de re-situar o lugar ocupado pelo homem na natureza, reconhecendo a diversidade cultural, étnica, biológica,dentro da unidade global. (Cgrün, 1994) ...A educação em si não é fator determinante de mudança social. No entanto, pode tornar-se de relevância, se libertadora(Freire, 1988).
“A forma como o indígena se relaciona com a natureza nos remete a um novo paradigma que aponta para uma nova forma de dialogar com a totalidade dos seres...” As culturas indígenas e orientais há muito reconhecem que a única constante é a mudança, e que o princípio da interdependência é essencial à sobrevivência”. (Arrien 1997)
Sem perna de pau e tapa-olho, andam os piratarias pela selva amazônica e outras terras. Fazem abordagem, arrancam sementes, depois as patenteiam e as transformam em produtos de êxito comercial. O que significa patentear uma planta ou outro ser vivo?
A QUESTÃO DA ÁGUA ÁGUA É UM BEM INDISPENSÁVEL À VIDA SANEAMENTO, SAÚDE ÁGUA DE QUALIDADE + ESGOTO TRATADO + COLETA DE LIXO + DRENAGEM = SANEAMENTO E SAÚDE CADA REAL INVESTIDO EM SANEAMENTO ECONOMIZA-SE QUATRO EM GASTOS HOSPITALARES EMPRESAS PRIVADAS, A ÁGUA LUCRO PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA SIGNIFICA TRANSFERIR PARA UM ÚNICO GRANDE EMPRESÁRIO O PODER DE COBRAR POR UM SERVIÇO ESSENCIAL À VIDA