100 likes | 297 Views
Aula 1. O uso da pontuação pode fazer a diferença. Nome. DICAS PARA USAR ESTE CADERNO. Neste Caderno de Exercícios, você pode escrever nestas caixas. Note que isso só é possível no modo de apresentação. Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5 .
E N D
Aula 1 O uso da pontuação pode fazer a diferença. Nome
DICAS PARA USAR ESTE CADERNO Neste Caderno de Exercícios, você pode escrever nestas caixas. Note que isso só é possível no modo de apresentação. • Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. • Para continuar do ponto de onde parou: clique shift + F5. Consulte também o material disponível em CD-Rom no Ensino Propulsor. Bom trabalho! Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela se adequará ao texto. Para salvar o que escreveu, você deve: 1 - sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – salvar.
Neste Caderno, você vai observar a importância do uso correto dos sinais de pontuação, cuja finalidade é refletir a clareza do pensamento, a sua precisão e a distinção das ideias, possibilitando que as mensagens atinjam os objetivos a que se propõem.
Vírgula pode ser uma pausa… ou não.*Não, espere.Não espere.* Ela pode sumir com seu dinheiro.*23,4.2,34.*Pode ser autoritária.*Aceito, obrigado.Aceito obrigado. *Pode criar heróis.*Isso só, ele resolve.Isso só ele resolve.*E vilões.*Esse, juiz, é corrupto.Esse juiz é corrupto. *Ela pode ser a solução.*Vamos perder, nada foi resolvido.Vamos perder nada, foi resolvido. *A vírgula muda uma opinião.*Não queremos saber.Não, queremos saber. *Uma vírgula muda tudo. ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação. Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) ,
1. O sobrinho fez a seguinte pontuação: Um homem rico, estando muito mal de saúde, pediu que lhe trouxessem papel e tinta. Escreveu o seguinte: “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”. Deu o último suspiro antes de ter podido fazer a pontuação. A quem, afinal, deixava sua fortuna? Eram apenas quatro os citados. No dia seguinte, ao receberem o papel, cada um dos citados deu ao texto a pontuação e a interpretação que lhe favorecia. 2. A irmã chegou em seguida e o pontuou assim: “A herança” 3. O padeiro pediu cópia do original e o deixou desta forma: 4. Um homem esperto, representando os pobres, deixou o texto deste jeito: Na página ao lado, reescreva o texto pontuando-o da forma como cada um pontuaria:
Foi estranho o olhar que recebi, numa viagem, de meu filho. Foi estranho o olhar que recebi numa viagem de meu filho. Explique a diferença de sentido entre os pares de frases. Mariane, a professora, está doente. Mariane, a professora está doente.
Não queremos participar desse evento. Não, queremos participar desse evento. Explique a diferença de sentido entre os pares de frases. As meninas andavam pelas ruas tranquilas. As meninas andavam pelas ruas, tranquilas.
Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe, pois ela se adequará ao texto. Marcos é muito divertido. O campo está alagado. Marcos entra num campo. O pneu do carro fura. Marcos está fazendo um passeio. Marcos fica admirado. Crie um texto a partir das informações embaralhadas. Use os sinais de pontuação que julgar necessário. Empregue também elementos de ligação entre as idéias: conjunções, pronomes relativos, termos de transição. Marcos tem um carro. A jovem oferece ajuda. Para bem à sua frente. Ela conserta o carro. Marcos descobre a força feminina. O lugar é isolado. Marcos é jovem. Aproxima-se outro carro. Marcos pega o estepe. A jovem é delicada e gentil. Uma jovem sai do outro carro. O estepe está furado. A jovem é mecânica. A jovem acha Marcos atraente. Chove.