1 / 16

Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 (Claro) ou 9999-1980 (TIM)

EBD - Lição 7 – 13/05/2012. SARDES, A IGREJA MORTA. Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 (Claro) ou 9999-1980 (TIM) E-mail : sergio.joinville@gmail.com MSN : sergiolenz@hotmail.com. “ Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”. (Efésios 5:14).

paiva
Download Presentation

Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 (Claro) ou 9999-1980 (TIM)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EBD - Lição 7 – 13/05/2012 SARDES, A IGREJA MORTA Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 8856-0625 (Claro) ou 9999-1980 (TIM) E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. “Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”.(Efésios 5:14). Texto áureo VERDADE PRÁTICA Somente o Espírito Santo pode reavivar a Igreja e levá-la a posicionar-se como a agência por excelência do Reino de Deus.

  3. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Apocalipse 3:1-6 1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. 2 Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. 3 Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. 4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas. 5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 6 Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas.

  4. INTRODUÇÃO Estar morto e não saber… parece uma incoerência. Era, porém, a realidade de Sardes e É, certamente, a situação hodierna de muitas igrejas. Todavia, o mesmo que Jesus que quis avivar a Sardes, ainda hoje, quer avivar a Sua Igreja.

  5. I – A IGREJA EM SARDES 1.1 – A cidade de Sardes: CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Filosofia e Teologia. São Paulo: Candeia, 1995, v. 6 (TS - Z)

  6. I – A IGREJA EM SARDES 1.2 – A igreja em Sardes: A palavra Sardes significa “escapados” ou estendendo o significado, “aqueles que escaparam”. Tem a ver com o grande grupo de mortos-vivos que estavam prestes a desaparecer, mas houve alguns que escaparam dessa influência maligna. A palavra de Deus continua advertindo os fiéis e sinceros com estas palavras: “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas”. Ap 18.4.Há sempre uma saída. Ninguém deve, por respeito humano, participar de algo imundo.

  7. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 1 – Segundo a lição, quem fundou a igreja de Sardes? 2 – Embora parecesse avivada, como vivia a igreja de Sardes?

  8. II – A IDENTIFICAÇÃO DO MISSIVISTA 2.1 – O que tem os sete Espíritos de Deus (Ap 3:1): Declare Ao Mundo:

  9. II – A IDENTIFICAÇÃO DO MISSIVISTA 2.2 – Os sete Espíritos de Deus: Um só Espírito, porém com uma atuação tão perfeita sobre aqueles que lhe abrem o coração, que não fica dúvidas de sua ação regeneradora.

  10. II – A IDENTIFICAÇÃO DO MISSIVISTA 2.3 – As sete estrelas: Fala da plenitude de poder que esta dispensação tem disponível. As igrejas fracas e moribundas não terão desculpas para suas deploráveis condições, porquanto o poderosíssimo Cristo está ao seu lado, conferindo-lhes poder ilimitado contra o o mal e o pecado

  11. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 3 – Quem somente pode vivificar uma igreja morta?

  12. III – A DOENÇA E A MORTE DE UMA IGREJA 3.1 – Perda de memória: A perda da memória espiritual é o primeiro indicativo de algo está errado. A igreja que perde sua memória, esquece-se de que basta a dependência divina para uma igreja ser poderosa em obras. Éfeso ainda podia lembra-se do primeiro amor. Sardes estava morta. E a sua igreja, caro aluno? Possui vivos ou mortos? Que podemos fazer para voltar ao primeiro amor?

  13. III – A DOENÇA E A MORTE DE UMA IGREJA 3.2 – Desleixo: Não achei tuas obras perfeitas diante de Deus… Excelência não é um ato, senão um hábito. Quando quebramos a aliança que fizemos com Deus, nenhum tipo de prazer temos em Sua obra e daí pra frente qualquer coisa vale.

  14. III – A DOENÇA E A MORTE DE UMA IGREJA 3.3 – Descaso para com o remanescente fiel: Ainda haviam crentes que “suspiravam” pela presença de Deus. Como em Sardes, comunidades inteiras estão no “necrotério espiritual”. Seus líderes são gananciosos, calculistas, prepotentes e orgulhosos… Ai, ai, ai daqueles!

  15. TESTE SEUS CONHECIMENTOS 4 – Segundo a lição, qual foi a primeira doença a atingir Sardes? 5 – Você se considera vivo ou morto para Deus?

  16. CONCLUSÃO Se o anjo da igreja em Sardes não cumprisse os seus deveres, teria o nome riscado do Livro da Vida: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante do meu Pai e diante dos seus anjos”(Ap 3:5). Sabe o que isso significa? Separação eterna de Deus. Sim, desempenhar o ministério cristão de forma relapsa e profana pode levar o obreiro a comprometer a própria salvação. Muito cuidado! Finalmente, irmãos, a Igreja de Cristo é lugar de vivos. Nosso Deus não é Deus de mortos (Mc 12:27)

More Related