1 / 13

Noventa anos da Federação Espírita do Rio Grande do Sul

Noventa anos da Federação Espírita do Rio Grande do Sul

palmer
Download Presentation

Noventa anos da Federação Espírita do Rio Grande do Sul

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Noventa anos da Federação Espírita do Rio Grande do Sul Para marcar a passagem do nonagésimo aniversário de fundação da Federação Espírita do Rio Grande do Sul - 17 de fevereiro de 1921 -, duas atividades, entre outras, foram programadas. No dia 05 de fevereiro de 2011, em noite agradável, o Presidente da Federação Espírita do Paraná, Francisco Ferraz Batista proferiu a palestra O Espiritismo como Revelação.

  2. O público expectante engalanou o evento, lotando completamente o auditório da Sociedade Espírita Beneficente Bezerra de Menezes. Estavam presentes várias lideranças do Movimento Espírita de Porto Alegre e do interior do Estado, bem como os integrantes da Diretoria Executiva da FERGS.

  3. O palestrante, trazendo o abraço afetuoso dos espíritas paranaenses, iniciou sua exposição apresentando um verdadeiro passeio pela História. Relembrou os filósofos, pensadores e poetas antigos que convidavam a humanidade para um encontro com Deus e com a realidade da reencarnação.

  4. De Moisés e seu decálogo, passou, o nobre conferencista, a expor sobre os ensinamentos de Jesus, balizando-os em dois ângulos: o da lembrança e o da revelação. Jesus seguindo as tradições da casa de Moisés, e tendo que observar, também, as leis estabelecidas de então, deu início ao seu trabalho missionário, afirmou.

  5. Após discorrer sobre os fatos catalogados sob o ângulo da lembrança, deu curso na exposição do ângulo da revelação. É sob esse ângulo que está abrigada a maior parte dos ensinamentos de Jesus. O Mestre incomparável, lembrando os conceitos já conhecidos, deu a eles uma nova visão, interpretando-os com maior clareza e objetividade, apresentando, igualmente, ensinamentos inéditos, e, por isso, não totalmente compreendidos.

  6. Dos ensinamentos de Jesus, Francisco Ferraz alternou para o trabalho realizado por Allan Kardec, consubstanciado na codificação da Doutrina Espírita, o Consolador Prometido.

  7. Esclareceu que o ínclito codificador selecionou as parábolas e ensinamentos de Jesus, cuja leitura e interpretação remetem as criaturas à necessidade de pensar, de interpretar, de buscar e movimentar a razão e a lógica, portando, ensinamentos que possuíam fundamentos morais.

  8. Após abordar e facilitar, com sua bela interpretação, o entendimento sobre os aspectos do Capítulo XXIII, A Estranha Moral, de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Francisco Ferraz Batista fixou-se em elucidar as diversas questões de O Livro dos Espíritos, que, também, guardando uma similitude com os ensinos de Jesus, apresenta os ângulos da lembrança e da revelação.

  9. De O Livro dos Espíritos, o conferencista, vindo da terra das araucárias, destacou várias questões. Pinçou ensinamentos contidos nas quatro partes que compõem essa obra básica da Doutrina Espírita, oferecendo uma visão geral da Terceira Revelação.

  10. O público, sempre atento, pode compreender com maior clareza o significado de muitos ensinamentos catalogados por Allan Kardec que, por sua magistral integridade, racionalidade e inteligência, obteve, e deu materialidade, as respostas oferecidas pelos Benfeitores da Humanidade, com a publicação dessa obra basilar em 18 de abril de 1857.

  11. Encerrada a conferência, Francisco Ferraz Batista, Presidente da Federação Espírita do Paraná, foi amplamente aplaudido. Foi o reconhecimento dos gaúchos ao grandioso trabalho apresentado pelo destacado paranaense. Os cumprimentos se demoraram. Muitos procuraram se aproximar do nobre expositor para abraçá-lo, felicitando-o pelo seu discernimento e inteligência.

  12. Texto: Paulo Salerno Música: Amazing Grace - Alain Morisod Jorge Moehlecke - jorgejhm@terra.com.br 2011

More Related