1 / 15

MATEMÁTICA BÁSICA

MATEMÁTICA BÁSICA. Aula 6 – Relações. Prof Mário Alves. Conteúdo Programático desta aula. Produto cartesiano; Representação Gráfica; Relação binária; Domínio e imagem de uma relação; Leitura de gráficos; Funções. Produto Cartesiano:.

pascal
Download Presentation

MATEMÁTICA BÁSICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MATEMÁTICA BÁSICA Aula 6 – Relações Prof Mário Alves

  2. Conteúdo Programático desta aula • Produto cartesiano; • Representação Gráfica; • Relação binária; • Domínio e imagem de uma relação; • Leitura de gráficos; • Funções.

  3. Produto Cartesiano: Dados dois conjuntos não vazios A e B denominamos produto cartesiano de A por B e representamos por A X B ao conjunto de todos os pares ordenados da forma (x,y) onde x pertence ao conjunto A e y pertence ao conjunto B.

  4. Produto Cartesiano: Exemplos: a) A = {1,3} e B = {2,5} A X B = {(1,2),(1,5),(3,2),(3,5)} B X A = {(2,1),(2,3),(5,1),(5,3)} b) A = {1,3,4} e B = {3,5} A X B = {(1,3),(1,5),(3,3),(3,5),(4,3),(4,5)} B X A = {(3,1),(3,3),(3,4),(5,1),(5,3),(5,4)}

  5. Produto Cartesiano: Observações: 1) A X B ≠ B X A  O produto cartesiano não é comutativo 2) N (A X B) = N(A).N(B)  O número de elementos do produto cartesiano é igual ao número de elementos do conjunto A multiplicado pelo número de elementos do conjunto B.

  6. Reprodução Gráfica de A X B: No plano cartesiano X O Y marcamos: a) Os números do primeiro conjunto no eixo dos x; b) os números do segundo conjunto no eixo dos y; c) os pares ordenados (x,y) do produto cartesiano A X B são representados pelas intersecções entre as verticais, traçadas pelos elementos do primeiro conjunto, e as horizontais, traçadas pelos elementos do segundo conjunto.

  7. Relação Binária: Dado um conjunto A e um conjunto B, chama-se relação binária de A em B a todo subconjunto de A X B.  Exemplo: A = {1,5,6} e B = {2,3}  AXB = {(1,2),(1,3),(5,2),(5,3),(6,2),(6,3)} O conjunto R1= {(1,3),(6,2)} é uma relação binária de A em B. O conjunto R2 = {(1,2),(5,2),(6,3)} é uma relação de A em B.

  8. Domínio de uma relação de A em B: É o conjunto formado por todos os primeiros elementos dos pares ordenados da relação. Exemplos: O domínio da relação R1 é D(R1) = {1,6}. O domínio da relação R2 é D(R2) = {1,5,6}.

  9. Imagem de uma relação de A em B: É o conjunto formado por todos os segundos elementos dos pares ordenados da relação. Exemplos: O conjunto imagem da relação R1 é Im (R1) = {2,3} O conjunto imagem da relação R2 é Im(R2) ={2,3}

  10. Leitura de um Gráfico: Ler um gráfico consiste em, dado um valor de x, no eixo das abscissas, encontrar o valor de y correspondente no eixo das ordenadas. 1) Procurar, no eixo das abscissas, o valor de x que nos interessa; 2) por este ponto, levantar uma perpendicular até encontrar o gráfico da relação; 3) pelo ponto do gráfico, traçar uma paralela ao eixo x até encontrar o eixo y. A ordenada do ponto será o valor de y associado a este x.

  11. Função: Uma função de A em B é toda relação f de AXB que obedece a duas condições: Primeira condição: todo elemento de A tem correspondente em B. Segunda condição: cada elemento de A tem apenas um correspondente em B.

  12. Função: Domínio de uma função de A em B é o conjunto formado por todos os elementos do conjunto A. É indicado por D ou D(f). Temos D(f) = A. Contradomínio de uma função de A em B é o conjunto formado por todos os elementos do conjunto B. É indicado por CD ou CD(f). Temos CD(f) =B. Conjunto imagem de uma função de A em B é o conjunto formado por todos os elementos de B que estão associados a algum elemento de A. É indicado por Im ou Im(f).

  13. Função: Obs: É comum definir uma função somente através da lei, sem dizer quais são os conjuntos A e B. Nesse caso, convenciona-se que: a) O domínio será o conjunto de todos os números reais para os quais as operações indicadas na lei sejam possíveis de serem realizadas em R; b) o contradomínio é o conjunto R.

  14. Zeros ou raízes de uma função: Dada uma função y = f(x), os valores de x para os quais f(x) = 0 são chamados raízes ou zeros dessa função. Exemplo: Determine o zero(s) da função f (x) = 3x - 3. f(x) = 3x - 3 = 0  3x = 2  x = 1

  15. Propriedades de uma função: Função sobrejetora: Dizemos que uma função é sobrejetora se, e somente se, o seu conjunto imagem for igual ao contradomínio, isto é, se Im (f) = B. Função injetora: A função é injetora se elementos distintos do domínio tiverem imagens distintas. Função bijetora: Uma função é bijetora quando ela é sobrejetora e injetora ao mesmo tempo.

More Related