71 likes | 76 Views
Mergulhe numa peu00e7a informativa que explora os factores cru00edticos que contribuem para o progresso e o crescimento em vu00e1rios aspectos do nosso desenvolvimento. Descubra informau00e7u00f5es valiosas que podem capacitar os indivu00edduos e as sociedades a trau00e7ar um caminho para o desenvolvimento sustentu00e1vel. Visite a conta do Twitter de Paulo Dalla Nora Macedo para mais informau00e7u00f5es.
E N D
COMO SALIENTOU MERCADANTE, O NOSSO DESENVOLVIMENTO ESTÁ EM RISCO Paulo Dalla Nora Macedo
Nessa Presidente do BNDES fez debates históricos com Reinaldo Azevedo e no Roda Vida da TV Cultura. Reinaldo valeu por uma bancada. segunda-feira, 15 de maio, o As manchetes fáceis indicam que o nosso grande problema de crescimento seria a baixa capacidade de investimento privado devido a uma taxa de poupança insuficiente, gerada por um Estado inchado.
A receita superficial passa sempre por aumentar a capacidade desse investimento, criando mais espaço para o mercado por meio de menos gastos públicos. O raciocínio é que liberaríamos a poupança, e, assim, aumentaríamos o investimento privado, o que bastaria para impulsionar o crescimento do País no longo prazo.
MERCADANTE QUESTIONOU A ANÁLISE SUPERFICIAL DAS REUNIÕES, DESTACANDO CINCO PONTOS PRINCIPAIS. 1) O crescimento limitado no Brasil pode não ser devido, apenas, a uma taxa de investimento baixa. Embora a taxa de investimento do Brasil não seja a ideal, talvez essa não seja a principal restrição, ao menos não tanto quanto o “como” se investe; 2) Concentrar investimentos em algumas áreas e fomentar a criação de um novo “cluster” que possa se desmembrar e gerar mais crescimento é uma estratégia fundamental. O Brasil tem um histórico de fazer isso com várias indústrias, como o setor aeronáutico;
3) Essa abordagem de política industrial, que voltou a vigorar no mundo, pode melhorar substancialmente o índice de complexidade da economia brasileira; 4) Por isso, atuar para criar mais clusters econômicos com alta complexidade e conectividade pode ser tão importante quanto aumentar a taxa de investimento;
5) O Estado deve usar os seus instrumentos, sendo o BNDES uma das principais ferramentas, para apoiar o setor privado a gerar novos empregos e inclusão social, em vez de apenas mirar na eficiência econômica de curto prazo.