1 / 9

QUÍMICA 3 AULAS 1 E 2 – TEORIA ATÔMICO MOLECULAR

QUÍMICA 3 AULAS 1 E 2 – TEORIA ATÔMICO MOLECULAR. MASSA ATÔMICA. Massa atômica é a massa relativa a um átomo. Sua unidade, por convenção, é a unidade de massa atômica, representada pelo símbolo u . É determinada pela seguinte relação:

pearl
Download Presentation

QUÍMICA 3 AULAS 1 E 2 – TEORIA ATÔMICO MOLECULAR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. QUÍMICA 3 AULAS 1 E 2 – TEORIA ATÔMICO MOLECULAR

  2. MASSA ATÔMICA Massa atômica é a massa relativa a um átomo. Sua unidade, por convenção, é a unidade de massa atômica, representada pelo símbolo u. É determinada pela seguinte relação: Massa atômica (A) = número atômico (Z) + número de nêutrons A massa atômica é determinada em relação ao átomo de Carbono, cuja massa convencionou-se que é 12u. De posse disso, determinou-se a massa atômica de todos os outros átomos, em proporção com o átomo de Carbono.

  3. MASSA ATÔMICA relativa dos isótopos de um elemento A massa relativa entre os Isótopos (átomos com mesmo Z, em que só a massa e a carga variam) de um elemento é dada pela média ponderada entre as massas de cada isótopo e sua respectiva abundância no ambiente. Vejamos o exemplo: O Cloro possui dois Isótopos: o 35Cl , que corresponde a 75% da quantidade de Cl no ambiente (abundância), e o 37Cl, que corresponde a 25% (Valores de abundância aproximados). Sendo assim, temos: Massa Atômica Relativa = Com isso, temos que a massa relativa dos Isótopos do Cloro é 35,5u. Perceba que é a massa relativa que vemos na tabela periódica e é ela que iremos usar em nossos cálculos futuros.

  4. Massa em gramas de 1u– constante de Avogadro Experimentalmente, determinou-se que a massa de 1u em gramas (g) vale g. Porém, como ficava extremamente trabalhoso fazer cálculo de posse de um número tão pequeno, Amadeo Avogadro determinou a unidade mais importante da química, o mol, com uma simples regra de três. Avogadro determinou o mol como sendo o correspondente em gramas da massa atômica de um elemento, ou seja, para o H, de A = 1u, temos que 1 mol H = 1g, para o C, de A = 12u, temos que 1 mol C = 12g, e assim por diante. Vejamos como procedeu Avogadro: Exemplo: Quantos átomos de H temos em 1 mol deste elemento? Átomo de H Multiplicando-se em cruz, temos:

  5. Massa em gramas de 1u– constante de Avogadro Mas, o que representa este número encontrado? Vejamos outro exemplo para ver se esclarecemos melhor nossas idéias: Exemplo 2: Quantos átomos de C temos em 1 mol deste elemento? Primeiramente, temos que nos atentar que a massa de 1u é g. Como o carbono tem massa atômica 12u, precisamos multiplicar por 12, pois, repito, g é a massa de 1u. Sendo assim: Será mera coincidência?

  6. Massa em gramas de 1u– constante de Avogadro Para tirar qualquer receio, vamos extrapolar. O Flúor (F) possui massa atômica 19u. Exemplo 3: Quantos átomos de F há em 1 mol deste elemento? Podemos ver que não é mera coincidência. O número é uma constante. Damos a esta cons´tante o nome de Número ou Constante de Avogadro, e ela indica o número de partículas (átomos, moléculas...) que existem em 1 mol de substância. Sendo assim, temos em 2 mol de substâncias o dobro de partículas que temos em 1 mol, em 3 mol, o triplo, e assim por diante...

  7. Decorrências da constante de avogadro Exemplo 1: Quantos íons H+ temos em 1 mol de H2SO4 aquoso? Perceba que, primeiro, há 2 H na fórmula do H2SO4 , há, portanto, 2 mols de H. Se em cada mol de H há átomos de H, em 2 mols teremos o dobro, . Observação: Seja em química, física ou matemática, opte sempre pela segunda representação, que usa o número entre 1 e 10. Esta representação é chamada “Notação científica”, e é tipo uma “linguagem universal” matemática. Não que esteja errado representar da primeira forma, mas não está totalmente certo. Facilite o trabalho de quem vê suas contas!

  8. MASSA MOLAR Massa Molar (M.M ou somente M) é a massa de um mol de qualquer substância. É o correspondente em gramas da massa em u propriamente dito. Exemplos: MH = 1g/mol MC = 12g/mol MCO = MC + MO = 12 + 16 = 28g/mol MH2O = 2.MH + MO = 2.1 + 16 = 18g/mol

  9. Resumo geral – teoria atômico molecular Massa Atômica é a massa de 1 átomo ou molécula dada em u. Massa Atômica relativa entre Isótopos é a média ponderada entre as massas dos isótopos e suas respectivas abundâncias no meio. Constante de Avogadro = partículas/mol de substância. Massa molar (M) é a massa de 1 mol de substância.

More Related