290 likes | 582 Views
Química – Graça Porto. Conhecendo as principais as funções Orgânicas. Funções Químicas. É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Hidrocarbonetos. Definição : São todos os compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio.
E N D
Química – Graça Porto Conhecendo as principaisas funções Orgânicas
Funções Químicas É um conjunto de compostos que apresentam propriedades químicas semelhantes. Hidrocarbonetos Definição: São todos os compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio. Atualmente, os hidrocarbonetos são a fonte de energia mais importante e indispensável para as necessidades e o desenvolvimento dos países.
Exemplos importantes: Metano; Petróleo; Gás natural (85% a 99% de metano; etano, propano, butano, N2, CO2 entre 0,5% e 15%) Benzeno;
BENZENO O Benzeno é uma das substâncias químicas tóxicas mais presente nos processos industriais. É a substância mais cancerígena É encontrado mais em refinarias de petróleo e siderúrgicas É altamente prejudicial ao organismo Pode causar leucemia, anemia, distúrbios do comportamento, entro outros. É utilizado com matéria prima de borrachas, lubrificantes, corantes, detergentes, pesticidas e várias drogas. Ele é um hidrocarboneto classificado como hidrocarboneto aromático, e é a base para esta classe de hidrocarbonetos: todos os aromáticos possuem um anel benzênico.O benzeno é líquido, inflamável, incolor e tem um aroma doce e agradável. É um composto tóxico, cujos vapores, se inalados, causam tontura, dores de cabeça e até mesmo inconsciência. Se inalados em pequenas quantidades por longos períodos causam sérios problemas sangüíneos, como leucopenia.
Funções Oxigenadas Possui oxigênio (O) Álcool:Grupo funcional oxidrila(OH) presa a um carbono saturado. Não são ALCOÓIS!
Alcoóis Famosos: É muito tóxico (causa cegueira e se ingerido leva a morte); Usado como combustível em motores de explosão; Utilizado como matéria-prima na formação do metanal (formaldeído); Metanol É usado com solventes; Combustível para carros a álcool Na obtenção de vários compostos orgânicos; Em bebidas alcoólicas. Etanol
FENÓIS:Compostos que possuem um ou mais grupos OH ligados diretamente ao anel benzênico. Obs.: Ar = anel aromático Representação: Ar OH
ÉTERES: São compostos que possuem oxigênio entre carbonos. Obs.: R e R’ representa agrupamentos de carbonos diferentes Representação: R – O – R’ ou ROR ou Ar – O – Ar’ Possui alta inflamabilidade; Foi usado como anestésico a partir de 1842; Tira a sensibilidade da pele;
Funções Oxigenadas Apresentando a carbonila ALDEÍDOS: São compostos que apresentam o grupo –CHO, chamado formilaou aldoxila.
CETONAS: Assim como os aldeídos, as cetonas também apresentam em sua estrutura o grupo carbonila, porém o grupo carbonila (C=O) fica entre os átomos de carbono.
Usos e aplicações dos Cetonas: A cetona mais conhecida é a ACETONA, cujo nome oficial é propanona.
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS: São compostos que possuem o grupo carboxila ̶ COOH; ou:
Usos e aplicações dos ácidos carboxílicos: O ácido butírico participa do cheiro da manteiga rançosa. O ácido acético O ácido fórmico é liberado nas picadas de formiga e possui larga aplicação nos processos de tingimento de lã e couro. O ácido valérico (C4H9C ̶ COOH) é o que dá cheiro ao queijo roquefort. O ácido caprílico, C7H15 ̶ COOH, foi isolado da gordura de cabras.
ÉSTER: São compostos formados pela troca do hidrogênio presente na carboxila dos ácidos carboxílicos por um grupo alquila (R) ou arila (Ar).
O acetato de etila tem sabor e aroma de menta. Usos e aplicações dos ésteres: Óleos e gorduras são ésteres. O biodiesel, extraído de vegetais, é um éster. O aroma do jasmim é devido ao acetato de benzila.
AMIDA: Estruturalmente podem ser consideradas derivadas de ácidos carboxílicos pela substituição do grupo OH por um grupo amino (NH2).
AMINA: As aminas derivam da amônia (NH3) quando um ou mais hidrogênios são substituídos por grupos orgânicos (R). Não confunda amida com amina. Nas amidas, o grupo NH2 sempre está ligado ao grupo carbonila (C=O)
Usos e aplicações das AMINAS: A fenilamina (anilina) é a matéria-prima de corantes. No vinho há etilfenilamina.